Blog   EPIs   31 de julho de 2019

EPI para Gari, Lixeiro ou Coletor de Lixo

Tempo de Leitura: 5 minutos

Trabalhar diretamente com resíduos é, sem dúvidas, uma das atividades que mais oferecem riscos à saúde do colaborador. Por este motivo, entre outras medidas de segurança, a utilização de EPI para Gari, Lixeiro ou Coletor de Lixo é fundamental. 

Os equipamentos de proteção servem como uma barreira, que protegem a saúde e a integridade física do usuário contra os riscos do ambiente. Sem eles, o trabalhador se expõe diretamente, aumentando as chances de doenças e/ou acidentes ocupacionais.

No entanto, como saber quais EPIs utilizar para atenuar os riscos de um trabalho tão pesado como este? E quais são, de fato, os riscos da profissão? É o que você vai descobrir no artigo de hoje! Além disso, veja também quais Normas Regulamentadoras que você deve ficar atento.

Acompanhe!

Riscos do Trabalho com o Lixo 

O trabalho de Gari, Lixeiro ou Coletor de Lixo envolve variados riscos ambientais. Isso porque além de haver materiais cortantes, por exemplo, o lixo orgânico também possui resíduos em decomposição, que podem gerar microrganismos danosos à nossa saúde.

Sendo assim, podemos identificar no mínimo 03 tipos de riscos diferentes nessas profissões:

  • Riscos Físicos;
  • Riscos Químicos; e
  • Riscos Biológicos.

Os Riscos Físicos são provenientes de objetos cortantes ou perfurantes, como vidros, lâminas, pedaços de ferro (muitas vezes enferrujados), etc. Como não há como prever se o material foi jogado fora de uma maneira segura, é imprescindível assegurar que o profissional responsável pela coleta esteja bem protegido. 

Quanto aos Riscos Químicos, estes são oriundos de gases tóxicos que podem exalar de um determinado resíduo em decomposição. Seja lixo orgânico ou mesmo lixos eletrônicos mal descartados como as pilhas, baterias, lâmpadas, podem se tornar contaminantes que são absorvidos pelo trabalhador pela via cutânea ou respiratória.

Os Riscos Biológicos têm relação com fungos, vírus e bactérias que podem ser encontrados no lixo comum, mas principalmente no lixo hospitalar ou laboratorial. Sem os EPIs adequados, os trabalhadores estarão em contato direto com seringas, luvas, materiais contaminados e, consequentemente, podem acabar com sua saúde afetada.

Para evitar cada um desses riscos é que existem as medidas de segurança que deverão ser adotadas. Entre elas, está a utilização do EPI para Gari e demais profissões que envolvam este tipo de resíduo. 

EPI para Gari, Lixeiro ou Coletor de Lixo

Os principais EPIs para Gari, Lixeiro ou Coletor de Lixo são as Luvas de Proteção e as Botinas de Segurança. No entanto, dependendo da ocasião, também pode ser necessária a Máscara Respiratória, Vestimenta de Segurança e o Protetor Auricular. 

Vamos dar uma olhada em cada um destes EPIs. 

• Luvas de Proteção: a Luva de Proteção utilizada pelos profissionais de resíduos sólidos deve oferecer resistência contra cortes e perfurações. Um ótimo exemplo disso é a Luva de Malha com revestimento Nitrílico — um EPI resistente e confortável, que não prejudica o manuseio de materiais.

• Botinas de Segurança: as botinas são importantes para promover uma barreira entre o colaborador e o contaminante. Além disso, possuindo uma biqueira adequada, protege também de quedas de objetos, perfurações, etc. Para exemplificar, podemos mencionar a Botina Bel Bracol, um sapato leve e forte ao mesmo tempo. 

• Respirador: o respirador serve para proteger o trabalhador de respingos, micropartículas ou a inalação de gases tóxicos. Deve ser utilizado nos casos de um contato mais prolongado com os resíduos, ou mesmo no manuseio do lixo tóxico. Pode ser desde um respirador sem manutenção até um respirador facial, depende do nível de exposição.

• Vestimenta de Segurança: é o EPI que protege o corpo inteiro, também conhecido como Macacão de Segurança. Muito utilizado pelos profissionais de grandes lixões, que caminham sobre montanhas de resíduos. Muitas vezes esses locais são tóxicos, havendo a necessidade de uma proteção mais abrangente do corpo. Veja alguns exemplos

• Protetor Auricular: equipamento muito importante para os trabalhadores que atuam à beira de grandes estradas, por exemplo. O protetor auricular é fundamental pois os danos de audição causados pelo trabalho podem vir à longo prazo. Ou seja, se não forem tomadas as medidas protetivas hoje, amanhã poderão vir, silenciosamente, os problemas.

Importante lembrar: 

O fornecimento dos EPIs é uma obrigação do empregador; bem como a utilização correta é um dever do colaborador. Ambos estão sujeitos a multas e problemas trabalhistas em caso de descumprimento. 

Outro fato importante é que mesmo não sendo considerado EPI, o Uniforme Profissional é um ótimo item de Segurança para os profissionais da área. Além de preservar suas roupas pessoais, geralmente possui uma cor chamativa que facilita a visibilidade em áreas externas.

Quais NRs têm ligação com este trabalho?

É importante ressaltar que promover a Segurança do Trabalho para seus colaboradores é uma obrigação do empregador. Assim sendo, mesmo quando o empregador for um órgão público, como por exemplo a prefeitura, a responsabilidade também é da mesma. 

Dito isso, podemos elencar a quais Normas Regulamentadoras o trabalho de Gari, Lixeiro ou Coletor de Lixo devem seguir.

São elas:

  • NR 1: Obviamente, pois nela estão todas as disposições gerais para o cumprimento de todas as outras NRs;
  • NR 4: referente à criação dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT);
  • NR 5: responsável por regulamentar a criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • NR 6: norma referente aos Equipamentos de Proteção Individual, que determina quais são os EPI para Gari, por exemplo, quando e como devem ser utilizados;
  • NR 7: referente ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que tem como objetivo avaliar regularmente a saúde dos trabalhadores; 
  • NR 9: regulamenta a criação de Programas de Prevenção de Riscos Ambientais, que busca identificar os riscos para assim tomar as devidas medidas preventivas;
  • NR 15: que versa sobre as atividades insalubres (de acordo com o Anexo nº14 o lixo urbano é um agente biológico de insalubridade no grau máximo); 
  • NR 17: norma que regulamenta as boas práticas para diminuir os riscos ergonômicos;
  • NR 21: tem como objetivo regulamentar o Trabalho a Céu Aberto, para atenuar os riscos e preservar a segurança dos trabalhadores;
  • NR 28: norma responsável por determinar as práticas de Fiscalização e Penalidades em caso de descumprimento de alguma legislação. 

Mesmo com tantas regras e legislações, ainda é comum vermos por aí profissionais da coleta do lixo sem os EPIs adequados. Por isso, acreditamos que seja possível melhorar em muitos aspectos, e nós temos algumas dicas.

Como melhorar a Segurança do Trabalho? 

Sabemos que muitas vezes é o empregador quem deixa a desejar sobre o fornecimento dos equipamentos. Por outro lado, não podemos esquecer da resistência que muitos trabalhadores acabam criando para a utilização correta dos EPIs.

Para contornar essa situação, uma excelente dica é realizar treinamentos, palestras e dinâmicas em grupo, por exemplo. O intuito é alertar sobre a importância dos equipamentos. 

Lembre-se que a segurança do trabalho é um dever de todos, mas cabe a você proporcionar a melhor orientação para os seus colaboradores.

Continue a sua leitura com Calçados Bracol: por que comprar na Prometal EPIs?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.