Blog   EPIs   06 de maio de 2019

Bico de aço x bico de composite: como escolher a botina (ou bota) de segurança

Tempo de Leitura: 5 minutos

bico de aço bota e botina

As botas de segurança estão entre os EPIs mais procurados do Brasil. No entanto, como saber escolher entre Bico de Aço, Bico de Composite, bota ou botina?

A verdade é que cada uma delas tem suas especificidades que as tornam mais ou menos eficientes e indispensáveis em determinadas atividades.

É importante saber identificar cada uma dessas peculiaridades para saber qual modelo de calçado escolher e para que tipo de risco você precisa de proteção.

No artigo de hoje veremos as principais diferenças entre estes equipamentos tão importantes para a Segurança do Trabalho no Brasil. Confira!

Os principais Calçados de Segurança

Os equipamentos de proteção individual que servem para proteger os pés dos trabalhadores são o que chamamos de Calçados de Segurança. Lembrando que para ser considerado EPI, o calçado deve possuir o Certificado de Aprovação emitido pelo MTE.

Usar calçados de segurança necessário em diversas áreas profissionais, e por isso existe uma grande variedade deles. Escolher o mais apropriado dependerá da exposição (e de quanto tempo de exposição) a quais tipos de risco que o colaborador estará enfrentando.

Esse tipo de equipamento tem como finalidade a proteção contra: queda de objetos, cortes de objetos cortantes e pontiagudos, variação térmica do ambiente, choques elétricos, umidade, produtos químicos, queimaduras e contaminações… a lista é longa!

Comprar um calçado de segurança errado irá resultar na exposição direta do trabalhador ao risco em que sua atividade está enquadrada, além de possíveis multas e penalizações judiciais para a sua empresa.

Entre os principais tipos de Calçados de Segurança estão as Botas e as Botinas. Você saberia como diferenciá-las? É o que veremos a seguir.

Botas e Botinas de Segurança

A confusão entre botas e botinas de segurança acontece com frequência, ainda mais se mencionarmos outras especificidades como bico de aço, bico de composite, PVC, e muito mais.

No entanto, elas são equipamentos extremamente diferentes entre si e por isso é de suma importância que você saiba como diferenciá-las.

Para começar, podemos resumir que a principal maneira de fazer isso é observando a altura do cano: se o calçado possuir o cano alongado, geralmente da altura (ou ultrapassando) a canela, então certamente este EPI é uma Bota, e não uma botina.

Um ótimo exemplo de bota de segurança é aquela confeccionada em PVC, da cor branca, ou mesmo as botas de borracha que podem ser utilizadas com bico de aço ou bico de composite (que veremos logo mais).  

Já as Botinas de Segurança são aquelas cujo cano geralmente possui a altura do tornozelo.

Um ótimo exemplo delas são as botinas de segurança confeccionadas em couro, onde  geralmente você pode escolher o tipo adequado de biqueira (dependendo dos riscos que o equipamento deverá proteger).

Todos os demais calçados de segurança que tiverem o cano mais baixo do que a altura do cano das botinas, são chamados sapatos de segurança e como exemplo podemos lembrar da sapatilha branca soft works.

Assista ao vídeo onde o André explica quando utilizar os calçados de segurança.

Bico de Aço x Bico de Composite: quando utilizar?

Os dois tipos de biqueiras são muito conhecidos no Brasil, sendo que um deles existe há mais tempo e por isso ainda recebe forte preferência dos trabalhadores mais conservadores.

No entanto, não seria correto dizer que existe uma melhor e uma pior já que cada uma delas tem seus prós e contras relacionados a cada atividade para que se destina.

Vamos ver um pouco mais sobre o Bico de Aço x Bico de Composite logo abaixo.

Bico de Aço

As botas confeccionadas com Bico de Aço são mais tradicionais pois existem há mais tempo no mercado do que as botas com o Bico de Composite, e por isso são mais comuns de serem encontradas nas Lojas de EPIs.

Para comprovar se o Bico de Aço é realmente eficaz para proteger o trabalhador, é imprescindível que no Certificado de Aprovação conste:

I) Aprovado para proteção contra impacto no nível de energia de no mínimo 200 J e contra a carga de compressão de no mínimo 15 KN.

Se o calçado com Bico de Aço não for produzido corretamente e nem tiver as especificações para o recebimento do Certificado de Aprovação, o risco de acidentes com o trabalhador será eminente, podendo ocorrer inclusive o “efeito guilhotina”.

Este efeito ocorre quando um sapato que deveria proteger contra queda de objetos pesados falha fazendo com que o peso sobre o bico de aço pressione os dedos do trabalhador podendo resultar em cortes graves nessa região dos pés.

Por este motivo, observar se o equipamento de proteção individual que você está comprando possui o CA é tão importante.

Este certificado serve para assegurar que o EPI que você está adquirindo foi produzido dentro das legislações vigentes pelo Ministério do Trabalho e Emprego e que, então, está apto para oferecer a segurança necessária.

Mas claro que não é só para quedas de objetos pesados que o Bico de Aço é tão eficaz. Este tipo de calçado também protege contra queimaduras causadas pelo contato com agentes químicos; objetos cortantes; perfurações, etc.

Bico de Composite

Lançado no mercado de EPIs há bem menos tempo comparado ao Bico de Aço, o bico de composite ainda sofre certo preconceito pelos trabalhadores e técnicos de segurança do trabalho mais tradicionais.

No entanto, há certas ocasiões em que ele é mais recomendado. Como por exemplo, para utilização em atividades que possam envolver choques elétricos, já que o composite não é um condutor de energia — diferentemente do Bico de Aço.

Outro ponto positivo das Botas com Bico de Composite é que ela não oferece o risco do efeito guilhotina, mesmo oferecendo a mesma proteção contra impactos no nível de energia de no mínimo 200J compressão de no mínimo 15KN que a bota de bico de aço.

Esse tipo de biqueira também possui um peso consideravelmente inferior (30% mais leve) ao da bota de bico de aço já que é feita com um material que mistura vidro, fibra de carbono e poliéster especial.

Além de todos esses pontos positivos que ressaltamos, vale lembrar da proteção contra choques elétricos, que dissemos anteriormente, que simplesmente não existe nas botas de bico de aço.

Se tratando de preço, sim, a bota com biqueira de composite acaba tendo um investimento maior para o empregador. No entanto, gostamos sempre de ressaltar que quando se trata da segurança do trabalhador, não tem preço que pague.

Assim sendo, além de proteger contra todos os riscos que a bota de bico de aço protege como cortes, perfurações e quedas de materiais cortantes e pesados, a bota de bico de composite também protege contra descargas elétricas.

Qual material é o mais adequado para o seu negócio?

Esperamos que com essas dicas você tenha descoberto qual o EPI ideal para o seu negócio: se é a bota, se é a botina, se é bico de aço ou se é bico de composite!

Lembre-se que a prioridade máxima para a tomada de decisão deve ser sempre a Segurança do Trabalhador!

E se restarem dúvidas, pode sempre perguntar para um dos nossos vendedores em nossa loja, no chat no canto da tela ou pelo telefone convencional (53 3227-0470); pelo e-mail (comercial@prometalepis.com.br); pelo whatsapp (53 98448-4717).

Se deseja saber ainda mais, baixe gratuitamente o nosso Guia Completo para Calçados de Segurança.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.