Blog   Segurança do Trabalho   26 de abril de 2019

Loja de EPI: por que escolher um distribuidor confiável?

Tempo de Leitura: 5 minutos

loja de epi

Escolher uma boa Loja de EPIs para adquirir equipamentos para a sua empresa requer atenção a alguns detalhes. Ter um distribuidor confiável faz toda a diferença para o seu negócio.

O Brasil é um dos 5 países com mais acidentes de trabalho no mundo. As próprias estatísticas já não facilitam muito as coisas. É preciso tomar decisões mais assertivas, precisamos falar mais sobre a Segurança do Trabalho.

O processo de conscientização deve começar desde a escolha da Loja de EPIs. Pois será o seu distribuidor que possibilitará (ou não) a você o acesso aos melhores equipamentos do mercado, além do maior respaldo técnico.

No artigo de hoje, falaremos da importância de escolher um distribuidor confiável para ser a sua Loja de EPIs. Confira!

Por que é tão importante escolher uma Loja de EPI?

Para exemplificarmos a importância de escolher um distribuidor de EPI confiável, pense na quantidade de equipamentos de proteção individual que são fabricados diariamente.

Reflita sobre a quantidade de marcas existentes e na quantidade de promessas diferentes que as mesmas fazem quanto aos seus próprios equipamentos.

Claro que nenhuma marca vai colocar os “contras” daquele produto no seu rótulo de embalagem. Para isso, você deve contar com um intermediador que seja especialista no assunto, e que seja confiável pra você.

No caso, este intermediador seria justamente a Loja de EPI (ou o distribuidor de EPI, como você preferir chamar).

Por se tratar de produtos fundamentais para a vida do trabalhador, você não deve economizar nos detalhes na hora de escolher um fornecedor, e muito menos adquirir os produtos “em uma loja qualquer”.

Isso sairia mais caro no longo prazo do que gastar uns minutinhos para escolher o distribuidor de EPI ideal.

Vamos ver abaixo algumas dicas na hora de tomar a decisão!

Como escolher o melhor distribuidor de EPI

Logo abaixo, selecionamos as principais dicas para que você consiga avaliar com sucesso e tomar a melhor das decisões na hora de escolher a Loja de EPI.

Lembre-se sempre que este é um passo fundamental tanto para a sua empresa, quanto para a vida dos seus funcionários. Uma vez tendo escolhido o distribuidor ideal, você não terá mais preocupações tão cedo quanto a este assunto.

1) Escolha uma Loja de EPI que tenha tradição

Não existe nada mais confiável do que a história de uma empresa. Pesquise a reputação do distribuidor de EPI antes de tomar a sua decisão. Converse com seus colegas para saber o que eles pensam sobre a Loja.

Troque informações, peça opiniões. Se a Loja de EPI for conceituada, você certamente ouvirá falar bem dela. E se alguém já tiver tido algum problema grave, certamente essa será a forma de você ficar sabendo também.

Lembre-se de que experiência é sinônimo de crescimento. Escolher um distribuidor de EPI com experiência no mercado já é uma vantagem bem grande para começar a sua tomada de decisão.

2) Conheça os funcionários que irão atender você

Como mencionamos (e você já deve estar cansado de saber), adquirir equipamentos de segurança para uma equipe de trabalhadores é uma das atividades mais nobres e importantes do profissional responsável.

É muito importante que você seja bem atendido na Loja de EPI que escolher. E não somente no quesito simpatia e cordialidade, como também, e talvez ainda mais importante, no quesito confiança e conhecimento.

Leia com atenção uma coisa: vender, todo mundo vai querer lhe vender.

Mas será que aquela é mesmo a melhor opção para o que você busca? Ou será que existe uma opção ainda melhor, com um melhor custo-benefício por exemplo?

Fique atento aos conflitos de interesse. Escolha uma Loja de EPI que ofereça uma equipe de funcionários em que você possa confiar de verdade. São eles que irão tirar as suas principais dúvidas e que também irão lhe fazer indicações sobre as melhores opções.

3) Confira quais marcas a Loja de EPI oferece

Muitas vezes as grandes marcas de EPIs fazem parcerias com os distribuidores, trazendo ainda mais vantagens para o seu negócio. Questione a Loja de EPI sobre com quais marcas trabalha e o porquê.

Ouça o que eles têm a dizer, verifique se oferece mais de uma opção ou, melhor: se oferece a melhor das opções. Veja o que as marcas dizem sobre este distribuidor, se possível.

Como dissemos lá no início, a Loja de EPI será o intermediário entre a sua empresa e os fabricantes dos equipamentos. Se a loja não fizer uma intermediação com você e as melhores marcas, você ficará sem acesso a elas.

4) A empresa oferece serviço à pronta entrega?

Ninguém melhor do que você mesmo para saber das necessidades da sua empresa quanto à aquisição de equipamentos de proteção individual.

Você costuma refazer o estoque com que frequência? Você consegue fazer isto com antecedência ou às vezes precisa de equipamentos de última hora?

Para qualquer uma dessas opções, verificar se a Loja de EPI possui um estoque no mínimo razoável é importante. Afinal de contas, você não quer ser deixado na mão em um momento que mais precisa por conta da demora do seu distribuidor de EPI, certo?

Atrasos em equipamentos de Segurança do Trabalho implicam em multas e advertências graves para a empresa — sem contar na proteção do funcionário que fica limitada (o que  seria inadmissível).

Pergunte sobre os equipamentos que a empresa oferece a pronta-entrega, qual a situação do estoque, o que você pode esperar da Loja.

Você terá uma Loja de EPI parceira por muitos anos se tudo der certo!

5) Pesquise os preços, mas não tome sua decisão por isso

Na hora de falar em preços, é importante ressaltar que um Equipamento de Proteção Individual, na verdade, não tem preço. E muito menos deve ser levado como um custo para a sua empresa.

Os EPIs servem para assegurar a saúde e a integridade física do trabalhador e isso, não há preço que pague. Portanto, jamais escolha a sua Loja de EPI apenas pela métrica do preço, pois o verdadeiro valor de um equipamento de proteção é inestimável.  

Dito isso, podemos concluir de que medir o preço pode ser um ótimo fator de desempate. Como assim? Digamos que você está em dúvida entre dois distribuidores de EPI.

Ambas as lojas são confiáveis, ambas oferecem os melhores produtos, atendem a todos os critérios da sua exigente escolha.

Neste caso, então, utilizar o critério do custo-benefício é uma excelente opção pois, você já sabe do mais importante que é poder confiar na loja e no pessoal que irá lhe atender.

Escolher a Loja ou distribuidor de EPI é uma tarefa fundamental

Pode até ser um pouco trabalhoso no início, mas o resultado será positivo por longos anos sem se preocupar novamente com isso. A melhor Loja de EPI deve estar esperando por você neste momento.

Anote em um papel os prós e os contras de cada distribuidor de EPI. Converse com colegas e amigos de profissão, você chegará a uma excelente conclusão rapidamente.

Se deseja conhecer um pouco mais sobre a Prometal EPIs para ver se somos o distribuidor ideal para você, convidamos a conferir o nosso perfil no instagram, onde você poderá conhecer um pouco mais sobre a nossa equipe.

Você também pode se inscrever no nosso canal do youtube para ficar por dentro das nossas dicas e atualizações sobre Segurança do Trabalho.

A Prometal EPIs estará sempre de portas abertas para receber você.

Conheça a nossa história.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.