
Os pés são a base de sustentação do corpo humano. No dia a dia dos trabalhadores encontramos diversos riscos para proteção dos pés. A utilização inapropriada dos calçados aumentam as chances de acidentes. É importante que o usuário saiba qual o risco deverá ser eliminado no seu ambiente de trabalho para a escolha adequado do EPI.
Os riscos ambientais são elementos existentes no ambiente de trabalho
- Riscos Físicos: vibrações; temperaturas; perfurações; impactos de objetos pesados e radiação.
- Riscos Químicos: Líquidos; vapores; poeiras e fumos.
- Riscos Biológicos: Vírus e bactérias
- Riscos Ergonômicos: Postura, movimentos repetitivos de pés e pernas; impactos nos pés e pernas.
Tipos de Calçados de Segurança
Para combater os riscos, encontramos no mercado diversos tipos de calçados de segurança que irão proteger o trabalhador nas atividades em áreas excessivamente úmidas, pisos irregulares ou escorregadios, choques ou batidas contra objetos, trabalho com manuseio de artefatos pesados ou cortantes, assim como na exposição a produtos químicos, calor excessivo, frio intenso, radiações e risco elétrico. Os calçados são específicos para cada atividade, é fundamental que o usuário entenda quais as necessidades e riscos que ele precisa eliminar.
Bota de Segurança: O guia para escolher o EPI correto!
A escolha de um calçado de segurança correto irá refletir diretamente na produtividade do funcionário. O calçado precisa transpirar, ser confortável, durável e ter um boa absorção de impacto. Sem esquecer que para um calçado seguro, é necessário ter o certificado de aprovação – CA pelo Ministério do Trabalho.
Dúvidas? Envie para [email protected]!
Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários abaixo.