Botina de Segurança

Exibindo 1–15 de 21 resultados

Botina de segurança é um EPI essencial para proteger o trabalhador. Para escolher a botina de segurança ideal, é preciso compreender qual é o risco do ambiente de trabalho para definir o calçado de segurança adequado.

Temos diversos modelos de botinas de segurança  para garantir a segurança do trabalho. Aqui na Prometal EPIs você encontra diferentes modelos de calçados de segurança para garantir a proteção dos pés do trabalhador.

Encontre o tipo de botina de segurança que você precisa para a segurança do trabalho. Botina Bell, Bravo, Bidensidade, Monodensidade, Botina com Bico de Composite, Botina Nobuck.

É importante conferir o CA da botina para o trabalho para verificar o risco que o EPI protege, a validade do Certificado de aprovação para compra um EPI eficiente e adequado para a sua atividade. Fique atento nas especificações da botina de segurança para garantir a melhor compra.

Saiba mais sobre as botinas de segurança

A Botina de Segurança é um Equipamento de Proteção Individual extremamente importante e conhecido no mercado de EPIs. Isso porque oferece proteção contra uma extensa lista de riscos e por isso é muito recomendado para diversas atividades.

Como você vê nesta página, existem alguns modelos diferentes que necessitam da sua atenção aos detalhes. Lembre-se que para escolher um Calçado de Segurança deve-se levar em consideração além dos riscos, algumas características fundamentais que irão fazer toda a diferença para a proteção do usuário.

Isso porque para que seja de fato eficiente, é preciso que o EPI seja escolhido corretamente. A escolha equivocada pode acarretar em acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e problemas judiciais para a empresa. Não é isso que nós queremos, certo?

Mesmo a Botina de Segurança sendo um equipamento tão corriqueiro, os números de acidentes envolvendo os pés do trabalhador ainda são muito altos. Essa é a segunda parte do corpo mais afetada por problemas ocupacionais, perdendo apenas para os dedos das mãos.

Por este motivo, se você está buscando uma botina de segurança mas ainda tem dúvidas sobre algumas questões, chegou ao lugar certo! Nesta página você encontra, além dos produtos, todas as principais informações acerca deste EPI tão importante.

Como escolher a botina de segurança ideal?

A Botina de Segurança é um EPI que tem como principal objetivo proteger os pés do trabalhador contra diversos tipos de risco. São de uso obrigatório nas mais variadas atividades profissionais. 

No entanto, muita gente ainda confunde os equipamentos, o que pode levar o trabalhador a ficar exposto ao risco. Entre os Calçados de Segurança, a Botina é aquele cuja a altura do cano fica no tornozelo, diferentemente da Bota de Segurança, que o cano deve ter a altura da canela ou mais. 

É importante deixar isso bem claro pois acontece com frequência de recebermos clientes que chegam à nossa loja buscando uma Botina, quando na verdade precisam de uma Bota ou outro calçado de segurança qualquer. 

Por este motivo, é muito importante saber identificar os Calçados e para poder escolher o mais adequado. Por existir mais de um modelo, é preciso uma certa atenção do comprador para escolher o produto correto. Além dos modelos que mencionamos acima, existem outras especificações fundamentais que nós veremos logo abaixo. 

Mas antes, vamos falar um pouco sobre os Riscos aos quais a Botina de Segurança oferece proteção? 

Assista ao nosso vídeo no youtube sobre Calçados de Segurança

Biqueira: Aço ou Composite? 

As Botinas de Segurança possuem a opção de Biqueira de Aço ou Biqueira de Composite. O segundo modelo é mais moderno comparado às Biqueiras de Aço e, por este motivo, muitas pessoas ainda não se acostumaram com este material.

Porém, a verdade é que para muitas atividades, esta é a opção mais adequada. Um exemplo é quando o trabalho envolve o Risco Elétrico! Como o composite não se trata de um condutor de energia, esta acaba sendo a melhor opção nestas situações. 

Apesar de hoje em dia já existirem Calçados com Biqueira de Aço e aprovação contra choques elétricos, o mais comum é que que a Biqueira de Composite seja escolhida nesses casos já que o aço é um condutor de energia. Nestes casos, é sempre importante observar o Certificado de Aprovação com todas as informações do calçado!

Outro fator importante é quanto ao peso. As Biqueiras de Aço são muito mais pesadas do que as de composite, que chegam a ser 30% mais leves que as demais. Isso porque o composite é composto de fibra de carbono, poliéster e vidro. 

Riscos aos quais ambas as biqueiras protegem:

  • Temperaturas extremas; 
  • Objetos cortantes; 
  • Perfurações e quedas de materiais.

Solado: Monodensidade ou Bidensidade?

Calçados de Segurança com solados produzidos em Poliuretano (PU) podem oferecer essas duas opções: monodensidade ou bidensidade. Isso se refere à quantidade de PU que é injetada na sola da Botina de Segurança. 

Dessa forma, podemos dizer que o Solado de Monodensidade tem este nome pelo fato de ter recebido apenas uma injeção de PU. Assim, torna a sola da Botina uma peça única: um lado segura o pé do usuário, outro lado toca o chão.

Já o solado Bidensidade, este possui duas injeções de Poliuretano. Sendo assim, uma sola munida de duas partes: uma para a sustentação do corpo do usuário, outra para entrar em contato do chão, oferecendo ainda mais conforto para o trabalhador.

Ambos os modelos oferecem os mesmos níveis de proteção. No entanto, o bidensidade pode oferecer um pouco mais de resistência e conforto, já que possui duas injeções do material.

Riscos aos quais a Botina de Segurança protege 

A Botina de Segurança é um Equipamento de Proteção Individual muito versátil já que pode ser usado nas mais variadas profissões além de atividades profissionais. Por este motivo, é considerado um dos EPIs mais utilizados e comuns no mundo todo.

Dentre os riscos aos quais oferece proteção, estão: 

  • Queda de materiais que poderiam lesionar o pé imediatamente;
  • Descargas elétricas;
  • Queimaduras ou acidentes com produtos químicos e corrosivos;
  • Perfurações ou a queda de objetos perfurantes diretamente nos pés;
  • Chutes, tropeços ou trombadas em materiais pesados;
  • Evita a queda em piso escorregadio ou molhado;
  • Temperaturas extremas.

No entanto, não é todo EPI que vai proteger contra todos estes riscos! A proteção contra choques elétricos só é dada por exemplo quando a Botina de Segurança não possui a biqueira de aço, ou ao menos quando não está destinada a oferecer esta proteção.

Por este motivo, é preciso conferir, no momento da compra, as características específicas daquele equipamento para determinados grupos de risco. Nós falaremos mais sobre isso no tópico seguinte!  

Conte com a Prometal EPIs

Conheça a nossa linha completa de calçados de segurança. Uma loja de calçados de segurança no RS, solução completa de Equipamentos de Proteção Individual.

Orçamento rápido, bom preço, distribuidor das principais marcas do mercado de EPIs com a a agilidade que você merece na entrega. Respeitar o seu tempo também é o nosso compromisso.

Procurando EPI? O lugar certo é aqui! Entre em contato com a nossa equipe de vendas e solicite o orçamento através do chat do site, formulários online ou whatsapp (53) 98448-4717!

TOP
Prometal EPIs