Bota de Segurança

Exibindo 1–15 de 18 resultados

A bota de segurança é um EPI fundamental para a proteção dos pés do trabalhador. Diversos modelos de calçados de segurança com o melhor preço e agilidade na entrega é na Prometal EPIs.

Seja para o trabalho ou lazer, zona urbana ou rural, na altas ou baixas temperaturas. No mercado de EPIs, a bota de segurança é um dos itens mais procurados na hora de assegurar a saúde e a integridade física no local de trabalho. Por isso, fique atento às especificações de cada EPI.

Encontre a bota ideal para o seu dia a dia: Bota de PVC, Bota Térmica, Bota de PU, Bota de Couro e muito mais. Adquira o EPI adequado para garantir a proteção do trabalhador!

A Bota de Segurança é um Equipamento de Proteção Individual destinado à proteção dos pés do trabalhador em um ambiente de risco. Seja para ambientes industriais, fábricas, hospitais, serviços de limpeza, construções entre diversos outras áreas profissionais. 

Como você vê nesta página, existem muitos modelos com características diferentes para que você tenha opções na hora escolher. Tudo irá depender de um fator principal: os riscos presentes no ambiente onde serão desenvolvidas as atividades. 

Por isso, na hora de escolher uma Bota de Segurança, você deverá ter em mente as recomendações elaboradas no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – o PPRA. Somente assim você terá ciência de quais riscos o trabalhador estará exposto para poder decidir por entre as principais características do calçado de segurança.

Como você já deve ter percebido, existem as Botas de Borracha, botas de PVC, as botas com cano mais longo, cano mais curto, tipo do solado e muito mais. Como decidir qual a melhor delas? Bem, se você tem dúvidas, nós temos a solução.

Deixaremos aqui todas as principais informações de tudo que você precisa saber para escolher a sua Bota de Segurança com sabedoria e responsabilidade. E lembre-se: se você tiver alguma dúvida durante ou após a leitura, é só nos enviar uma mensagem pelo formulário aqui do canto direito da tela, combinado?

Boa leitura! 

O que é a Bota de Segurança? 

A Bota de Segurança é um EPI regulamentado pela NR 6 destinado à proteção dos pés e tornozelos do trabalhador contra diversos tipos de risco presentes no ambiente de trabalho. Dessa forma, é um item obrigatório e deve ser utilizado sempre durante as atividades.

Segundo a Norma Regulamentadora, os Calçados de Segurança podem ser divididos de acordo com os riscos aos quais oferecem proteção. Assim, vemos na regulamentação o seguinte tópico: 

NR 6 – Anexo I – G) EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES

G.1 – Calçado de Segurança

  1. a) calçado para proteção contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos;
  2. b) calçados para proteção dos pés contra agentes provenientes de energia elétrica;
  3. c) proteção dos pés contra agentes térmicos;
  4. d) calçado para proteção contra agentes abrasivos e escoriantes;
  5. e) calçados para proteção dos pés contra agentes cortantes e perfurantes;
  6. f) proteção dos pés e pernas contra umidade proveniente de operações com uso de água;
  7. g) calçado para proteção dos pés e pernas contra respingos de produtos químicos.

Dessa forma, fica claro que a Bota de Segurança poderá oferecer proteção para estes tipos de risco. No entanto, nem todas. Dependendo dos riscos que forem previamente identificados e avaliados pelo PPRA, você deverá fazer a escolha do EPI que atendam aos riscos específicos. 

Quando utilizar a Bota de Segurança? 

A Bota de Segurança deve ser utilizada sempre que houver riscos no ambiente de trabalho que afetem diretamente os membros inferiores dos trabalhadores do local. Além disso, a NR 6 lembra que o EPI é obrigatório e deve ser fornecido gratuitamente pelo empregador. 

Segundo o tópico 6.3 da NR 6, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

 

  • Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  • Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
  • Para atender a situações de emergência.

 

Ou seja, havendo a ocorrência de qualquer uma destas 3 situações, a Bota de Segurança deverá ser utilizada obrigatoriamente. 

Quais são os riscos que a bota de segurança protege?

As Botas de Segurança podem proteger diferentes riscos durante a execução da atividade. Entre eles, podemos classificar:

  • Botas para proteção contra impactos (quedas de objetos);
  • Botas para proteção de pés e de pernas contra umidade;
  • Botas para proteção contra respingos e contato direto com produtos químicos;
  • Botas para proteção contra choques elétricos;
  • Botas para proteção contra agentes escoriantes e cortantes;
  • Botas para proteção contra agentes térmicos.

Tipos de Botas de Segurança

Como já mencionamos anteriormente, as Botas de Segurança possuem diversas características que podem se diferenciar entre si. Por este motivo, temos uma variedade de modelos diferentes, como você pode ver nesta página. 

Podemos dividir os modelos em três principais tipos:

  • Bota de Segurança de PVC
  • Botas de Couro
  • Bota de Borracha

Para poder escolher o modelo ideal, é fundamental conhecer pelo menos um pouco de cada uma dessas variedades que você tem hoje disponível no mercado. Vamos saber um pouco mais sobre os principais deles? 

Bota de Segurança de PVC 

As Botas de PVC podem ser de cano longo, médio ou curto. São geralmente recomendadas para aqueles trabalhadores que atuam frente a muita umidade, produtos químicos, água, sangue animal, gordura, entre outros riscos que podem afetar sua saúde.

São consideradas o EPI ideal nestes casos já que a matéria-prima em que é fabricado oferece proteção total e impermeabilidade. Quanto ao solado, este pode variar tendo diferentes aderências, desenhos, bidensidade ou monodensidade.  

Botas de Couro

As Botas de Couro são, na verdade, as Botinas de Segurança. São chamadas dessa força pois possuem a altura do cano pelo tornozelo. No entanto, como muita gente procura este modelo como Bota de Segurança, decidimos incluí-lo aqui também.

Este tipo de calçado é considerado muito confortável e apresenta uma excelente durabilidade. São indicados para canteiros de obras, alvenarias, revestimentos, profissionais da saúde (como médicos de ambulâncias) entre outros. 

Pode-se encontrar no mercado com algumas diferenciações, como: solado bidensidade ou monodensidade, biqueira de aço ou composite, material do cabedal entre outros. 

Botas de Borracha

As Botas de Borracha também podem existir em diferentes variações, como a altura do cano por exemplo. São EPIs recomendados para a proteção contra quedas de objetos, umidade, escorregões, cortes ou perfurações… Vai depender das características específicas do equipamento.

Essas características também variam entre o tipo de biqueira, tipo de solado, cabedal, altura do cano, entre outros. Além disso, você também poderá escolher entre diferentes palmilhas que oferecem uma proteção ainda mais arrojada. 

Este é um dos modelos mais comuns de Bota de Segurança, sem sombra de dúvida. 

Como cuidar da sua Bota de Segurança?

É importante lembrar que para que um EPI ofereça a segurança desejada, ele precisa de certos cuidados e conservação. Isso acontece com absolutamente todos os Equipamentos de Proteção Individual, que possuem suas formas específicas de preservação.

Para conferir quais são essas formas, é preciso consultar o material do fabricante do Equipamento. Seguir as regras de uso e conservação é de extrema importância para preservar sua funcionalidade e ter a proteção garantida.

Segundo a NR 6, cada um dos EPIs deve ser usado apenas para a finalidade específica que possui, sendo deixado na companhia logo após o uso. Com a Bota de Segurança é a mesma coisa. 

Utilize o calçado somente quando necessário e deixe secar a umidade, após o uso, à sombra. Não coloque na máquina de lavar, higienize sempre À seco ou utilizando um pano úmido. 

Procurando Bota de Segurança? É aqui na Prometal EPIs! Se você ficou com alguma dúvida, consulte um dos nossos atendentes aqui pelo chat do canto da tela. Lembre-se que somente na Prometal EPIs você garante o melhor custo-benefício aliado às melhores marcas do mercado. 

Está esperando o que para nos contatar? 

Veja aqui mais informações sobre os Calçados de Segurança no nosso blog. 

A solução completa em botas de segurança e EPI é na Prometal EPIs.

TOP
Prometal EPIs