Blog   EPIs   15 de julho de 2019

6 Dicas (e uma Extra) para escolher o Calçado de Segurança ideal

Tempo de Leitura: 5 minutos

escolher o calçado de segurança

Escolher o Calçado de Segurança ideal é uma tarefa e tanto. Isso porque os pés são a parte do corpo que mais sofre com o dia a dia dos trabalhadores pois, servem como base de sustentação para o corpo inteiro. 

Além disso, existem diversos modelos e para cada modelo, diversas especificações diferentes. É normal que exista uma confusão na hora de identificar qual o mais adequado para o que você busca.

Por este motivo, no artigo de hoje, reunimos as X Dicas definitivas para você escolher o Calçado de Segurança mais adequado para o seu objetivo. Que forneça segurança e proteção, sem dispensar o conforto e a qualidade.

Acompanhe! 

Sobre os Calçados de Segurança

Os Calçados de Segurança são Equipamentos de Proteção Individual previstos no Anexo I da NR 6. Por este motivo, o seu fornecimento é uma obrigação para o empregador, bem como o cuidado e a utilização adequada são um dever do trabalhador. 

De acordo com a Norma Regulamentadora, os calçados são divididos de acordo com os riscos aos quais são resistentes. Assim sendo, vemos no capítulo G.1 os 7 diferentes tipos: 

a) Calçado para proteção contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos;
b) Calçado para proteção dos pés contra agentes provenientes de energia elétrica;
c) Calçado para proteção dos pés contra agentes térmicos;
d) Calçado para proteção dos pés contra agentes abrasivos e escoriantes;
e) Calçado para proteção dos pés contra agentes cortantes e perfurantes;
f) Calçado para proteção dos pés e pernas contra umidade proveniente de operações com uso de água;
g) Calçado para proteção dos pés e pernas contra respingos de produtos químicos.

Dessa forma, é correto afirmar que existem Calçados de Segurança com proteções para todos os tipos de risco. Sejam eles Físicos, Químicos, Biológicos ou Ergonômicos. 

Cada um deles é adequado para uma atividade diferente, e por isso é importante que você saiba identificá-los. Utilizar um calçado inadequado aumenta as possibilidades de risco, colocando o usuário em situação de insegurança. 

Existem algumas dicas essenciais para você tomar a decisão certa no momento da compra. Afinal de contas, não é somente o risco que você deve levar em consideração. Existem outros fatores de igual importância que você vai ver logo abaixo.

6 Dicas para Escolher o Calçado de Segurança

A primeira coisa a ser levada em consideração para escolher o Calçado de Segurança mais adequado são os riscos do ambiente de trabalho. Ou seja, você precisa ter em mente quais os agentes de risco estarão presentes no ambiente onde o EPI será utilizado.

Tendo essa informação, você saberá o principal ponto para a decisão: qual o tipo de proteção que o calçado deve oferecer. Esta é a característica mais importante a ser verificada para evitar os Acidentes de Trabalho.

A partir daí é que você poderá partir para as demais especificações que irão ajudar você a escolher o Calçado de Segurança ideal. Para ajudar você, fizemos uma lista das coisas fundamentais a se observar antes de realizar a compra. 

São elas: 

  • Certificado de Aprovação;
  • Tipo de Calçado;
  • Validade do EPI e do CA;
  • Material do Cabedal;
  • Tipo de Solado;
  • Biqueira

Vamos ver um pouco sobre cada um desses itens. 

Certificado de Aprovação (CA)

O Certificado de Aprovação é imprescindível para que você observe diversos pontos importantes. O primeiro deles, é para ter certeza de que aquele equipamento foi fabricado (ou importado) com as especificações obrigatórias para a segurança do usuário.

Segundo, no CA você poderá observar não só a descrição completa do Calçado de Segurança, como também os Riscos para os quais aquele EPI foi aprovado. Ou seja, oferece proteção contra. 

Tipo de Calçado de Segurança

Para facilitar, podemos diferenciar os Tipos de Calçados de Segurança através de um fator muito simples: a altura do cano. Sendo assim, existem no mínimo 5 tipos diferentes. São eles: 

A Bota de Segurança possui a altura do cano no mínimo na altura da canela; a Botina e o Coturno, possuem o cano até o tornozelo; já o Sapato e o Tênis de Segurança devem possuir o cano abaixo da altura do tornozelo. 

Validade do EPI e do CA

Tanto a Validade do EPI quanto a Validade do CA são importantes para garantir a proteção adequada advinda do equipamento. São prazos de validade diferentes, e ambos são fundamentais para a Segurança do Trabalho. 

A Validade do CA deve ser observada antes da compra do EPI, e pode ser encontrada no próprio Certificado de Aprovação. Já a Validade do EPI deve ser levada em consideração após a compra pois, passando este prazo, o equipamento deve ser descartado

Material do Cabedal

Cabedal é o nome dado à parte superior do Calçado de Segurança. Ou seja, a parte que oferece proteção para a parte de cima do seu pé contra quedas de objetos, perfurações, etc. Por este motivo, o material em que é feito é de extrema importância. 

Geralmente você irá encontrar Cabedais produzidos em couro, raspa, vaqueta, material sintético ou, ainda, em borracha. No entanto, os materiais mais procurados são o Nylon, PVC, o próprio couro e o Poliuretano (PU). 

Tipo de Solado

O Solado é uma das partes mais importantes do Calçado de Segurança. Isso porque é responsável não só pela proteção contra diversos fatores (choques, cortes, etc), como também pelo conforto do usuário. 

Você irá encontrar 2 tipos principais de Solados: o Monodensidade e o Bidensidade. A principal diferença entre eles é que o Bidensidade possui duas injeções de poliuretano na sola, o que o deixa mais resistente. O monodensidade possui apenas uma.  

Biqueira

O último mas não menos importante fator a se observar na hora de escolher o Calçado de Segurança é a Biqueira. Atualmente existem 2 modelos, um mais clássico, o outro mais moderno. São eles: Bico de Aço ou Bico de Composite

Enquanto a Biqueira de Aço protege contra fortes impactos, quedas de objetos, cortes e perfurações; a Biqueira de Composite protege de tudo isso MAIS choques elétricos, além de ser um material que deixa o calçado de segurança mais leve. 

No entanto, vale ressaltar que hoje em dia, acredite se quiser: já existem Biqueiras de Aço com resistência à energia elétrica. 

Pronto para Escolher o Calçado de Segurança ideal?

Temos certeza que com todas essas dicas, você irá tomar a decisão mais adequada para escolher o Calçado de Segurança. Com muita atenção e responsabilidade, é possível proporcionar um trabalho mais seguro para todos os colaboradores. 

Agora você deve estar se perguntando… Mas e a Dica Extra?!

Essa vem por último porque é de suma importância: a última dica que irá fazer com que você compre o Calçado de Segurança ideal é escolher a Loja de EPIs correta.

Isso porque o distribuidor de EPIs é a sua única fonte de contato direto com as melhores marcas do mercado. Se o estabelecimento não fornecer as melhores marcas e as melhores condições, você estará de fora do que há de mais inovador no mercado de EPIs.

Por isso, escolha um local de confiança, e que ofereça a você somente o que há de melhor qualidade sobre Segurança do Trabalho. 

Continue a sua leitura com Botina de Segurança: vamos falar sobre este EPI? 

Baixe Grátis: Guia Prometal EPIs sobre os Calçados de Segurança.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.