Blog   EPIs   24 de maio de 2019

Solado Monodensidade x Bidensidade: qual escolher?

Tempo de Leitura: 4 minutos

monodensidade bidensidade

Quando você vai comprar um calçado de segurança, certamente se depara com algumas especificações importantes. Dentre elas, está o tipo de solado: tem calçados com o solado monodensidade e calçados com o solado bidensidade.

Saber diferenciar essas duas características é fundamental para que você faça as escolhas certas na hora de adquirir os Equipamentos de Proteção Individual.

Por isso, no artigo de hoje, você vai saber um pouco mais sobre os calçados de segurança e quais são as principais características que diferem os solados de monodensidade e bidensidade.

Acompanhe!

Quais os Calçados de Segurança que possuem essa característica?

Calçados de Segurança são os equipamentos de proteção individual indicados para proteger os pés do trabalhador contra perfurações, pisos escorregadios, quedas de objetos, entre inúmeras outras funções.

Como cada atividade envolve riscos diferentes, então a escolha do EPI deve variar de acordo com a proteção que o empregador está buscando.  para aqueles trabalhadores que estiverem expostos aos grupos de risco que forem previamente identificados.

Por este motivo que nós temos hoje em dia no mercado tantos equipamentos de proteção individual com diferentes características entre si, como por exemplo, o solado que pode vir a ser monodensidade ou bidensidade.

Cada uma dessas características deve ser levada em consideração na hora de adquirir os EPIs. Do contrário, o trabalhador estará exposto a um risco que poderá acarretar em um acidente do trabalho. E, você, exposto ao risco judicial de um processo trabalhista.

Artigo relacionado: Bico de aço x bico de composite: como escolher a botina ideal

Por que o solado é importante no Calçado de Segurança?

Se formos parar para pensar, talvez o solado seja a parte mais importante de qualquer tipo de calçado. Reflita conosco por um instante: 

Quando você vai comprar um tênis para fazer esporte, você não costuma olhar a parte debaixo na tentativa de adivinhar a qualidade?

Seja para tentar prever se o tênis aguenta o impacto de uma maratona, ou apenas para tentar assegurar a durabilidade daquele calçado, certamente dar uma olhadinha no solado de um sapato novo é um hábito comum antes de decidir uma compra.

Se naturalmente já costumamos ter essa atenção ao comprar calçados comuns, ao comprar um calçado de segurança a atenção deve ser redobrada.

O ambiente de trabalho pode oferecer muitos riscos aos pés do trabalhador, não é a toa que na NR 6  — norma responsável pela regulamentação do EPI — prevê 7 tipos diferentes de proteção encontradas em calçados de segurança.

NR 6 Anexo I G.1:

G.1 – Calçado

  1. a) calçado para proteção contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos;
  2. b) calçado para proteção dos pés contra agentes provenientes de energia elétrica;
  3. c) calçado para proteção dos pés contra agentes térmicos;
  4. d) calçado para proteção dos pés contra agentes abrasivos e escoriantes;
  5. e) calçado para proteção dos pés contra agentes cortantes e perfurantes;
  6. f) calçado para proteção dos pés e pernas contra umidade proveniente de operações com uso de água;
  7. g) calçado para proteção dos pés e pernas contra respingos de produtos químicos.

Além de cada um desses riscos, existem características que são comuns em todos os calçados de segurança, como por exemplo: o conforto, o amortecimento, a durabilidade, a sustentação…

Afinal de contas, é provável que o trabalhador passe o dia em cima do mesmo calçado, então não podemos olhar só para os principais riscos que oferece proteção sem olhar para os requisitos básicos de um calçado de segurança.

É aí que entra a diferenciação dos solados monodensidade e bidensidade que nós veremos a seguir.

Monodensidade x Bidensidade: como escolher?

Os calçados de segurança que dispõem dessa opção, monodensidade ou bidensidade, são aqueles cuja sola é confeccionada com um material chamado Poliuretano (PU).

O que difere um modelo do outro é a quantidade desse material que foi inserido no solado do calçado — tornando-o mais ou menos resistente.

Portanto, como você já deve imaginar, o calçado de segurança Monodensidade recebe este nome para identificar que naquele calçado, foi feita apenas uma injeção de poliuretano (PU) no solado.

Ou seja, o solado daquele sapato é uma peça única e sem emendas: a parte de cima serve como base de sustentação para o seu pé (e o seu corpo no geral) e a parte debaixo fica em contato direto com o chão.

Já o solado de Bidensidade, como o nome já diz, recebe duas vezes a injeção de Poliuretano. Uma configurando a mesma função e proteção do calçado de monodensidade; E a outra, extra, que é localizada entre o solado comum e o seu pé (algumas pessoas costumam chamar este local de ‘entressola’).

Essa segunda injeção de poliuretano funciona como um diferencial que oferece muito mais conforto para o usuário e durabilidade para o calçado (pois se torna mais resistente ao desgaste).

Além disso, você terá um maior amortecimento para fortes impactos durante o trabalho.

Veja abaixo a imagem que criamos para exemplificar esta diferenciação para você:

monodensidade bidensidade

A não ser por essas pequenas diferenciações que acabamos de mostrar a você, gostaríamos de esclarecer que ambos os solados, tanto o de monodensidade quanto o bidensidade, oferecem a mesma proteção contra riscos que envolvem objetos perfurantes e/ou cortantes, bem como produtos químicos.

O que mais levar em consideração na hora de comprar o EPI?

É muito importante que na hora de comprar o calçado, seja com monodensidade ou bidensidade você peça ao distribuidor de EPI para verificar o código do Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho.

ocê pode, inclusive, fazer essa consulta online se preferir. Nós já fizemos um artigo sobre isso que pode servir de orientação para você.

É imprescindível que o produto que você esteja adquirindo esteja com o CA dentro do prazo de validade (que não é o mesmo prazo de validade do EPI) para que possa oferecer a proteção que você espera.

Se você desejar, continue sua leitura com o Validade CA x Validade EPI: Qual é a diferença?

Baixe gratuitamente: Guia de Calçados de Segurança

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.