Blog   EPIs   24 de setembro de 2018

Bota de Segurança: Guia para escolher o EPI correto!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Em ambientes industriais, fábricas, hospitais e em outras empresas, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são essenciais para a proteção do trabalhador, quando não é possível eliminar os riscos ambientais. Um dos EPIs mais requisitados e utilizados é a Bota de Segurança, isto porque, além de proteger contra ferimentos, a Bota é um EPI previne acidentes com a aderência certa ao local de trabalho.

No mercado, você pode encontrar diferentes modelos de Botas de Segurança. Tem as de borracha, com cano alto, com cano curto, de couro, enfim. Mas, qual afinal é a melhor para sua empresa ou profissão?

Se você tem dúvidas, leia este artigo até o final! O conteúdo foi feito especialmente para você e pretende tirar as principais dúvidas sobre o tema. Tanto que chamamos de o guia para escolher certo o equipamento que é essencial para muitos profissionais e atividades.

Depois de saber mais sobre as utilidades, tipos e materiais das Botas de Segurança, não esqueça: EPI tem que ser de qualidade! Sempre escolha marcas de confiança e empresas que são sinônimo de seriedade. Vamos começar?

Botas de Segurança: Quando utilizar este EPI?

Os calçados de segurança possuem as botas de segurança, EPI como um dos tipos que devem ser utilizados. Para usar, é necessário saber os riscos que cada atividade oferece para dimensionar a Bota de Segurança mais adequada.

Por exemplo, se os profissionais estão exercendo as atividades em locais em que produtos tóxicos são armazenados, as botas PVC são as indicadas. Por serem feitas com o material mais robusto e com menos riscos de ser danificado, o modelo é ideal.

Porém, se o trabalhador possui o risco de ter o pé machucado com quedas de peso, a bota de PVC não será suficiente. Nestes casos, é necessários entender os possíveis impactos e investir em modelos de Botas, EPIs com materiais menos maleáveis.

Quais são os riscos que a bota de segurança protege?

As Botas de Segurança podem proteger diferentes riscos durante a execução da atividade. Entre eles, podemos classificar:

  • Botas para proteção contra impactos (quedas de objetos);
  • Botas para proteção de pés e de pernas contra umidade;
  • Botas para proteção contra respingos e contato direto com produtos químicos;
  • Botas para proteção contra choques elétricos;
  • Botas para proteção contra agentes escoriantes e cortantes;
  • Botas para proteção contra agentes térmicos.

Conservação e uso do EPI

Todos os Equipamentos de Proteção Individual possuem formas específicas de cuidado e conservação. Isto é extremamente importante para que sua funcionalidade seja preservada e sua proteção seja garantida.

De acordo com a NR 6, todos os EPIs devem ser usados somente para a finalidade que se destinam, sendo deixados na empresa após o uso. Com as Botas de Segurança, não é diferente.

A Bota EPI também deve ser alternada para terem maior durabilidade, ter no mínimo duas peças do mesmo modelo é fundamental para a proteção dure mais e seja eficaz.

Limpeza é importante? Sim, sempre! Limpar a Bota de Segurança conforme instruções do manual ou do fabricante é importante para que a conservação seja correta e os resíduos não atrapalhem a funcionalidade do equipamento.

Este é um item que não pode ser deixado para depois, preste bem atenção na conservação e na limpeza das Botas de Segurança! É uma atitude que faz diferença e é fundamental no dia a dia da proteção.

Tipos de Botas de Segurança

Como já falamos neste artigo, as Botas de Segurança possuem diversos modelos no mercado atual. Independente do modelo escolhido, lembre-se: exija sempre do fabricante, o certificado de segurança e de aprovação pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

Mas, agora, que tal saber um pouco mais sobre cada um dos modelos? O Blog Pensou Proteção irá mostrar as características principais de cada tipo de material para você saber qual usar e investir.

BOTA PRETA DE PVC SOLADO AMARELO BRACOL

BOTA PRETA DE PVC

Botas de PVC injetado

As Botas de Segurança de PVC injetado podem ter cano curto, médio ou longo. São ideais para os profissionais que precisam de proteção contra água e umidade, mais resistência a gordura, sangue animal, produtos químicos. O material oferece proteção total impermeável. Os solados possuem diferentes formas de aderência e desenhos, sendo indicados especificamente para cada tipo de trabalho.

BOTA TÉRMICA DE COURO BRANCA BRACOL

BOTA TÉRMICA DE COURO BRANCA

Botas de Couro

Estes modelos de botas podem ser mais conhecidas como botinas de couro. Para a segurança do trabalho, são as consideradas mais confortáveis e o material apresenta grande durabilidade. De acordo com os fabricantes e com os trabalhadores, são mais indicados em canteiros secos, alvenarias e revestimentos. Podemos encontrar no mercado de EPIs modelos que também possuem solado com resistência à óleo/combustível.

Botas de Borracha

Assim como os outros modelos, podem ser de cano curto, médio e longo. A escolha deve ser feita conforme o tipo de proteção desejada. São Botas EPIs mais indicadas para proteção de queda de produtos e podem ser utilizadas com biqueira de aço ou composite, mais resistente.

As Botas de Segurança de borracha ainda possuem modelos com proteção à penetração de objetos pontiagudos, que são os calçados com palmilha de aço ou que protege contra equipamentos de perfuração. Também é muito resistente e pode ser a melhor opção onde há animais como cobras e escorpiões.

Estes são os modelos mais habituais de Botas de Segurança e este conteúdo foi elaborado para você saber as características principais.

Gostou do tema? Então fique ligado em mais conteúdos e artigos do nosso blog para saber ainda mais sobre a Segurança do Trabalho, EPIs e usar as nossas dicas para tomar decisões no seu dia a dia.

calçados de segurança

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.