Blog   EPIs   04 de maio de 2020

Óculos de Ampla Visão: Para que serve?

Tempo de Leitura: 5 minutos
óculos de ampla visão

Os Óculos de Ampla Visão são um dos tantos modelos de Óculos de Segurança que existem no mercado de EPIs. Possuem como principal característica a possibilidade da visão amplificada, o que é um detalhe muito importante para certas atividades profissionais.

No entanto, não é sempre que são a melhor opção. Para definir o modelo de EPI que será utilizado pelos trabalhadores, é preciso levar em consideração uma série de fatores importantes que permitirão chegar a conclusão da escolha dos equipamentos.

Esses fatores se dão através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, que tem por objetivo identificar, avaliar e desenvolver medidas para controle dos riscos. Dentre essas medidas, está a utilização de EPIs como os Óculos de Ampla Visão, por exemplo. 

Ou seja, se no PPRA for identificada a necessidade da utilização deste equipamento por parte dos trabalhadores, então este passará a ser obrigatório. Isso porque tanto os EPIs  como o PPRA são determinados pelas Normas Regulamentadoras, cuja observância é um dever de todo empregador que possui funcionários em regime CLT.

A verdade é que equipamentos de proteção como o Óculos de Ampla Visão são responsáveis por evitar muitos Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais. Por isso, não são somente obrigatórios, são equipamentos de fundamental importância nas rotinas diárias dos trabalhadores.

Se você deseja saber mais sobre este importante EPI, os Óculos de Proteção no geral e onde adquirir estes produtos, fique ligado no artigo de hoje! Iremos esclarecer para você essa dúvida e muitas mais. Boa leitura! 

O que são os Óculos de Proteção?

Os Óculos de Proteção fazem parte da Lista de Equipamentos de Proteção Individual existente na Norma Regulamentadora de número 6 – NR 6. Por este motivo, são obrigatórios e o fornecimento deve ser dado pelo empregador e de maneira totalmente gratuita sempre que houver necessidade.

Além de adquirir e fornecer os Equipamentos necessários, também será de responsabilidade da empresa:

  • Exigir o uso do Equipamento;
  • Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  • Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  • Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
  • Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
  • Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. 

Portanto, sempre que no PPRA for indicada a necessidade dos Óculos de Proteção, a empresa deverá seguir as responsabilidades acima. Lembrando que, obviamente, não será somente um EPI que o trabalhador deverá utilizar mas, sim, um conjunto deles.

Além disso, também é válido lembrar que não existe um só tipo de óculos e por isso é importante que você procure conhecer os diferentes modelos. Cada um deles possui características que podem ser fundamentais para a proteção de tipos específicos de risco. 

Tipos de Óculos de Proteção

Segundo o Anexo I da NR 6, podemos dividir os Óculos de Proteção em quatro grupos, de acordo com o tipo de proteção que oferece. Sendo assim, existem óculos para a proteção dos olhos contra: 

  1. Impactos de partículas volantes;
  2. Luminosidade intensa;
  3. Radiação ultravioleta;
  4. Radiação infravermelha.

Mas não é só isso. Em cada um destes grupos existem diversos outros subgrupos com características ainda mais específicas que diferenciam os Óculos de Proteção entre si. Nem por isso devem ser menos levadas em consideração! 

Como por exemplo, o tipo de lente que o óculos possui. Como você pode imaginar, o Óculos de Ampla Visão, por exemplo, possui lentes maiores, enquanto a maioria dos outros modelos, não. Além disso, a coloração da lente é outro ponto muito importante. Veja abaixo.

Cores das Lentes no Óculos de Proteção

Tanto o Óculos de Ampla Visão quanto os demais óculos de segurança podem ter diferentes tipos de cores nas suas lentes. Alguns modelos são restritos à algumas lentes e vice-versa. Por isso, é importante você ter conhecimento para depois consultar em uma Loja de EPIs da sua confiança. 

Cinza: a lente de tonalidade cinza é muito utilizada pelos trabalhadores que atuam com serviços a céu aberto. São ótimas opções para a proteção contra altas luminosidades e, assim, oferecem proteção também contra os raios solares. 

Amarelo: a lente de tonalidade amarela aprimora a visão do usuário em ambientes de pouca luminosidade ou nublados. Além de melhorar a acuidade visual, as lentes amarelas também destacam as cores vermelho e verde. 

Verde: dentre as lentes da cor verde podemos encontrar diversos tons diferentes, desde o mais escuro até o mais claro. O mais escuro pode ser utilizado até mesmo na área de solda, pois filtra raios UV e IR em aproximadamente 99%. 

Laranja: este modelo é muito parecido com o óculos de lentes amarelas. No entanto, por ser mais escuro, pode ser utilizado em ambientes com maior luminosidade ou dias ensolarados. 

Incolor: lentes incolores não possuem proteção contra a luminosidade, no entanto, são altamente eficientes contra partículas volantes. São muito utilizados por farmacêuticos, químicos, médicos, dentistas, motociclistas, entre outros.

Azul e Rosa: cores recomendadas geralmente para descanso, esses óculos podem ser utilizados para relaxamento ou mesmo em dias ensolarados. 

IN-OUT: essa é a tonalidade das lentes que possuem um efeito espelhado. Recomendadas para os colaboradores que trabalham internamente e de maneira intermitente. Possibilita que ao se deslocar de um ambiente para outro, o usuário não tenha sua visão afetada. 

Marrom: ótimos para ambientes com alta luminosidade e permite o relaxamento dos olhos, diminuindo o estresse visual em comparação ao óculos de lente cinza. 

Os Óculos de Ampla Visão

Como você já viu, os Óculos de Proteção são indispensáveis nas mais diversas áreas profissionais. Assim é também com o Óculos de Ampla Visão. Conhecidos por possuírem uma lente bem maior do que os óculos comuns, este modelo atrai muitos compradores e se mostra um excelente equipamento de proteção. 

O Óculos de Ampla Visão possui geralmente uma lente única, que possibilita uma visão panorâmica da situação para o usuário. Na maioria das vezes, suas lentes são transparentes, pois têm como principal objetivo proteger o trabalhador contra partículas volantes, poeira, vapores, produtos químicos, entre outros.

Oferece uma vedação perfeita ao rosto do colaborador, que deve ajustar bem o produto à sua face. Tem um formato anatômico e é considerado muito confortável pela maioria dos nossos compradores. Inclusive, é válido ressaltar a importância do conforto e do encaixe perfeito do equipamento ao corpo do usuário pois, é essa vedação que trará a segurança.

O Óculos de Ampla Visão é muito utilizado em locais de trabalho onde existem os riscos físicos de perfuração, poeiras ou fumos; ou, ainda, fagulhas, queimaduras, entre outros. Dessa forma, é tanto utilizado em indústrias metalúrgicas, naval, como também automobilística, mecânicas, entre outros. 

Principais modelos do Óculos de Ampla Visão: 

  • Óculos de Ampla Visão Modelo Padrão: possui armação geralmente produzida em silicone para um melhor ajuste ao rosto e elástico ajustável;
  • Modelo Perfurado: este modelo de Óculos de Ampla Visão possui orifícios na parte lateral e superior promovendo uma ventilação; 
  • Óculos de Ampla Visão com Válvula: esse modelo não possui as perfurações mas, sim, um sistema de válvulas para a ventilação indireta.

Onde Comprar Óculos de Ampla Visão? 

Todo Equipamento de Proteção Individual é capaz de salvar vidas, proteger a segurança física do trabalhador e manter a empresa em dia com a legislação. Por este motivo, o momento de aquisição destes produtos deve ser feito com muito cuidado.

Busque adquirir seus produtos em um Distribuidor de EPis da sua confiança. Que ofereça condições especiais, parcerias com as melhores marcas do mercado e, é claro, o melhor custo-benefício. Além disso, opte por aqueles locais onde exista uma equipe especializada e que possa oferecer a você uma orientação confiável quando necessário.

Se você precisar, conte sempre com a Prometal EPIs. Aqui na nossa loja, costumamos dizer que você não leva apenas EPIs, EPCs, Sinalização e Uniformes Profissionais. Aqui, você garante uma experiência completa e de total confiança sobre Segurança do Trabalho.

Vamos juntos?

Confira os nossos Óculos de Ampla Visão. 

Continue a sua leitura com 15 Dicas para Economizar na Compra do EPI

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.