Blog   EPIs   05 de setembro de 2018

Óculos de Proteção: Quando utilizar este EPI?

Tempo de Leitura: 4 minutos

óculos de proteção

O óculos de proteção é um EPI essencial para proteger o trabalhador durante a jornada de trabalho. Este equipamento auxilia na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, sendo fundamental para a proteção dos olhos do colaborador contra diversos riscos existentes.

De acordo com a NR 6, fornecer o Equipamento de Proteção Individual é o dever dos empregadores. Mas, como identificar qual é o óculos de proteção (EPI) adequado para cada risco existente?

Se você tem dúvida de como escolher o óculos ideal, vamos explicar para que serve cada tipo de óculos de segurança e quais são as especificações para proteger o trabalhador contra os riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.

Equipamento de Proteção Individual – EPI

O Equipamento de Proteção Individual é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.” Podemos encontrar este trecho na NR 6, a norma regulamentadora que estabelece as especificações quanto a utilização dos EPIs, direitos e deveres entre empregadores e colaboradores, entre outras medidas obrigatórias.

Se você quiser saber mais sobre os EPIs e a NR 6. Já escrevemos um artigo sobre este assunto, clique aqui e confira!

Continuando…

Fornecer o EPI correto para o trabalhador é o dever do empregador. Porém, não basta fornecer o equipamento, é preciso conhecimento para identificar os riscos e os motivos para utilização dos EPIs.

Proteção dos olhos

Cuidar dos olhos é um hábito que deve fazer parte da nossa vida. Não apenas proteger os olhos contra os impactos dos objetos ou escoriações, muitas vezes presentes nos locais de trabalho, e sim, preservar a visão e tomar os cuidados indicados para evitar problemas ao longo dos anos. Seja no lazer ou no trabalho, devemos ficar atentos com os perigos e riscos prejudiciais à nossa visão.

Existem diversos tipos de trabalho com riscos capazes de lesionar os olhos dos colaboradores. Por isso, conhecer os riscos ambientais e identificar os agentes em cada ambiente é fundamental para garantir a proteção dos olhos.

Óculos de Segurança: Quando utilizar?

Os profissionais da segurança do trabalho irão identificar os riscos existentes para compreender quais as medidas de proteção que o empregador precisa tomar para proteger os trabalhadores. O uso do óculos de proteção ocorre quando é identificado algum risco que não é possível eliminar ou reduzir. Neste momento, é quando o Técnico em Segurança do Trabalho ou o Engenheiro de Segurança decide adotar a utilização do EPI para proteger o s olhos do trabalhador.

A escolha do óculos de segurança depende do risco ambiental do local e das tarefas daquele trabalhador. Nós vamos te mostrar os tipos de EPI para proteção dos olhos e quais são as especificações que cada modelo atende. Você vai compreender para que serve cada óculos e quais os riscos que eles vão proteger o trabalhador.

Modelos de Óculos de Proteção – EPI

Para escolher o óculos de segurança ideal é preciso estar atento em algumas especificações de cada modelo.

Tipos de Lentes

Amarelas: A lente amarela garante a qualidade na visão em locais de trabalho com baixa luminosidade. Além de proteger os olhos contra os impactos de partículas volantes.

Incolores: Para o uso desta lente não pode haver luminosidades intensas, pois, irá prejudicar a visão do trabalhador. A lente incolor é ideal para locais de trabalho com ambientes claros, mas sem deficiência de luminosidade intensa.

Cinzas: Ambiente com luminosidade intensa ou trabalhos à céu aberto.
Verdes: Muito utilizada por soldador, a lentes verde contribuem com a proteção dos olhos no trabalho com infravermelho e soldas.

IN-OUT: São lentes incolores com acabamento espelhado, para atividades onde o colaborador trabalhe em ambiente interno, mas, de forma intermitente. Caso haja a necessidade de deslocamento para outros ambientes com mais luminosidades ou à céu aberto. Ela garante que o usuário não tenha desconforto pela diferença de intensidade de luminosidade.

Podemos encontrar diversos modelos nas lojas de EPIs. Veja as diferentes características encontradas nos óculos de proteção que podem fazer a diferença na hora da escolha do EPI correto.

Óculos de segurança com…

  • Apoio nasal mais confortável,
  • Hastes mais maleáveis e confortáveis.
  • Espumas para evitar entrada de partículas
  • Acabamento anti-embaçante

Confira alguns modelos abaixo:

ÓCULOS DE SEGURANÇA

Temos um vídeo no canal Pensou Proteção com o nosso Promotor de Vendas, especialista em EPIs e Técnico de Segurança do Trabalho, para explicar os tipos de modelos que você irá encontrar no mercado. Dá uma olhada:

Os óculos de proteção (EPI) garantem a proteção solar?

Todos os óculos que estiverem de acordo com a ANSI Z87.1 terão, por requisito mínimo, a resistência a impacto e transmitância luminosa (radiações não ionizantes), ou seja, são aprovados contra riscos de partículas volantes e também filtram 99,9% de raios UVA e UVB. Portanto, os óculos que possuem o CA tem a função de proteger o usuário contra esses raios e não devem ter nenhuma distorção visual.

A conscientização do uso deste EPI é fundamental para a proteção dos olhos. Agora que você já sabe como escolher o óculos de proteção ideal, fica mais fácil de compreender e identificar os riscos existentes no local de trabalho, não é mesmo?

Lembrando que cada ser humano possui um formato de rosto, tamanho e características que podem influenciar na funcionalidade do EPI. Não esqueça de testar no seu rosto ou cada trabalhador que irá utilizar este produto. Este fator também fundamental para escolher o óculos de proteção no tamanho adequado ao rosto do usuário.

Dúvidas como consultar o Certificado de Aprovação? Veja este post completo com a lista de sites confiáveis para consulta ca!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.