Óculos de Segurança

Exibindo 1–15 de 119 resultados

Óculos de segurança protegem contra partículas volantes existentes nos locais de trabalho e dos raios UVA e UVB. Assim como, infravermelho em ambientes de solda. A proteção dos olhos é essencial para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.

São diversos tipos e cores de óculos de proteção, como: óculos leopardo, antirrisco, cinza, incolor, de solda, verde, espelhado, entre outros modelos deste EPI. Na Prometal EPIs você encontra as principais marcas de óculos de segurança no mercado de EPIs, Kalipso, Leal, MSA, Steelpro. Além disso, acessórios para óculos de proteção e uma imensa variedade de modelos!

Sobre os óculos de segurança

Os óculos de segurança são EPIs muito importante para proteger os olhos do trabalhador durante determinadas atividades no trabalho. É um produto que tem por objetivo auxiliar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais na região dos olhos, sendo fundamental para a proteção colaborador contra diversos fatores de risco.

Sabemos que fornecer o Equipamento de Proteção Individual adequado é um dever do empregador aos seus funcionários. No entanto, como identificar qual o modelo mais adequado para cada situação? Como você pode ver, existem muitos nessa página… 

Pensando em ajudar você, iremos explicar aqui os principais tipos de óculos de segurança e suas fundamentais características. Para que assim você tenha um norte na hora de escolher o modelo mais adequado para as atividades que visa desenvolver.

O que define um Óculos de Segurança?

Os Óculos de Segurança são Equipamentos de Proteção Individual muito importantes para diversas áreas profissionais: seja no ramo hospitalar, metalúrgicas, indústrias ou até mesmo automobilística. Por este motivo, existe uma variação bem grande de modelos e opções do EPI.

Para que ofereça a proteção desejada, é fundamental que o equipamento seja escolhido com responsabilidade. Respeitando os níveis de resistência e limites indicados pelo fabricante de cada um dos modelos disponíveis. 

Segundo a NR 6, os óculos de segurança podem ser divididos por entre os tipos de proteção que oferece ao usuário. Como vemos no Anexo I, item B, podem ser encontrados da seguinte forma: 

  1. a) óculos para proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes;
  2. b) proteção dos olhos contra luminosidade intensa;
  3. c) óculos se segurança contra radiação ultravioleta;
  4. d) óculos para proteção dos olhos contra radiação infravermelha.

Só que dentre cada um destes itens, existem diversas outras especificações que você irá se deparar no momento da compra. Como por exemplo, o formato, o material em que é produzido, se possui grau ou não, a tonalidade das lentes, etc etc etc.

De início pode até parecer complicado, mas continue com a gente para ver que não é. Abaixo vamos mostrar a você os principais tipos de óculos de segurança, e as suas características mais importantes.  

Tipos de Óculos de Segurança

Os Óculos de Segurança podem oferecer diversos tipos de proteção. O que irá depender é das características específicas do equipamento que você escolher. Todos eles são aptos para proteger contra partículas volantes, e com nível de proteção de 99,9% contra UVA/UVB.

Para que seja oferecida uma proteção eficiente, é fundamental saber escolher o equipamento correto. O que irá depender do formato, material em que é feito, tonalidade das lentes, marca do produto, níveis resistência, entre outras especificações importantes.

Podemos dividir os Óculos de Segurança em quatro simples tipos: 

  1. O óculos de proteção comum, geralmente produzidos em policarbonato, podendo possuir diferentes tonalidades nas lentes (o que impacta no nível de resistência à iluminação);
  2. Óculos de Ampla Visão, correspondem àqueles modelos cujas lentes são bem grandes e abrangem uma parte maior do rosto do usuário. Esta opção permite uma visão panorâmica e é muito utilizado em canteiros de obras, por exemplo;
  3. Óculos de Proteção com Grau, como o nome já diz, são os modelos normais de óculos de Segurança, no entanto, é pedida a colocação de grau no EPI;
  4. E os Óculos de Sobreposição, que são os modelos de óculos de segurança que permitem serem sobrepostos aos óculos de correção da visão do usuário.

Este seria um primeiro estágio para que você saiba qual tipo de Óculos de Segurança precisa, para então partir para as demais especificações. Como por exemplo, a tonalidade das lentes, que é o que veremos a seguir. 

Material de Fabricação

Outro fator importante na hora de escolher um Óculos de Segurança é o material em que ele é composto. Sendo assim, as lentes são geralmente de policarbonato, que é um material leve, de boa resistência e que oferece pouco risco a segurança do trabalhador.

Já as hastes, essas possuem uma variedade maior de materiais de que são feitas. Para escolher a ideal, você precisa levar em consideração os riscos aos quais o EPI será exposto e a preferência pelo tipo de material. Podendo ser: polietileno; plástico; borracha; neoprene; nylon; ou até mesmo uma combinação de mais de um desses materiais. 

Os testes para averiguar a resistência dos Equipamentos são feitos pela Fundacentro que disponibiliza as certificações de segurança do EPI. A entidade utiliza como base os critérios técnicos de uma Norma Americana (AN), a ANSI Z87. 

Nessas situações, os Óculos de Segurança passam por testes que provam sua resistência contra: quebra, inflamabilidade, impactos, perfurações, além da transmitância de luz, é claro, que é definida pela tonalidade das lentes.

Como você pode imaginar, este é outro ponto importante que você irá se deparar na hora de escolher o seu óculos de proteção. Por isso, vamos ver as opções que temos no item a seguir.  

Tonalidade das Lentes

Como você pode ver nessa página, aqui na Prometal EPIs nós temos diversas opções de Óculos de Segurança e, também, de tonalidades das lentes. Para que você fique satisfeito com sua compra, é fundamental que conheça cada uma das opções que temos disponível.

Assim, poderá aliar os nossos produtos com as suas necessidades e assim levar para casa um equipamento que irá satisfazer por completo o que você estava buscando. Por isso, vamos conhecer mais sobre as Tonalidades das Lentes dos Óculos de Segurança. 

Mas lembre-se, caso você tenha alguma dúvida mesmo após ler este artigo, poderá deixar o seu comentário ou mesmo nos chamar aqui pelo chat do canto da tela. Nós iremos responder muito em breve para ajudar você a tomar a melhor decisão. 

  • Incolores: Os óculos de Segurança com as lentes incolores não possuem proteção contra a luminosidade, apenas contra partículas volantes e respingos. Aqui se encaixam os óculos utilizados na área da saúde, por exemplo. 
  • Azuis e Rosas: lentes das tonalidades azuis e rosas são geralmente utilizadas para o descanso. Também podem ser utilizados em dias ensolarados ou atividades com iluminação mediana. 
  • Amarelas: lentes amarelas são muito recomendadas para dias nublados ou com baixa visibilidade por conta de neblinas ou fumaça. Por aumentarem a acuidade visual, também podem ser usados em ambientes fechados de pouca iluminação
  • Cinzas: recomendadas para serviços a céu aberto, já que são excelentes para altas luminosidades como os raios solares. 
  • Laranjas: similar à tonalidade amarela – aumenta a acuidade visual, no entanto, pelo laranja ser mais escuro que o amarelo, este modelo é também recomendado para dias ensolarados.
  • Verdes: as lentes verdes vão depender da tonalidade, sendo o mais escuro mais resistente a luminosidade, e o mais claro, menos. 
  • IN-OUT: são aquelas lentes que possuem o efeito espelhado, muito recomendado para os trabalhadores que atuam em ambientes internos, mas de maneira intermitente. Assim, possibilita que ao se deslocar de ambiente com diferentes luminosidades, o usuário não tenha sua visão prejudicada. 
  • Marrons: as lentes marrons são similares às lentes cinzas, pois são recomendadas para ambientes externos com bastante luminosidade. Além disso, proporcionam maior conforto e menor fadiga visual.

Óculos de Segurança é essencial para a proteção! 

Como você viu, são muitas as opções e muitas as atividades que exigem a utilização do Óculos de Segurança. Por isso, este produto acaba sendo tão importante na vida de muitos trabalhadores brasileiros. Se você ficou com alguma dúvida, não hesite em nos contatar. 

Entre em contato conosco pelo chat aqui do canto da tela e em seguida responderemos as suas questões. Lembre-se que aqui na Prometal EPIs você não garante apenas os produtos da melhor qualidade e procedência. Você garante também o melhor custo benefício e um atendimento especializado e atencioso! 

Tenha a certeza da qualidade no Equipamento de Proteção Individual (EPI) com as melhores marcas do mercado!

TOP
Prometal EPIs