Luva para churrasqueiro: Entenda qual é o EPI ideal!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Luva para churrasqueiro

A Luva para Churrasqueiro é um equipamento muito importante para o trabalhador que atua assando churrasco em restaurantes, churrascarias e grandes cozinhas industriais. Além disso, o EPI também atrai os olhares de pessoas comuns que costumam fazer bastante assado em suas próprias casas – principalmente aqui no Sul, onde a prática é mais comum.

Como você deve saber, os Equipamentos de Proteção Individual servem para proteger os trabalhadores contra riscos existentes no ambiente de trabalho. Portanto, assim é também com as luvas de segurança, que configuram um dos EPIs mais utilizados no mundo inteiro. 

No caso do profissional que trabalha assando churrasco, a Luva para Churrasqueiro serve para proteger as mãos do trabalhador contra altas temperaturas, por exemplo. Mas não só isso. Dependendo do modelo, o produto oferece proteção também contra pequenos cortes e perfurações ou até mesmo para manipular o próprio alimento, protegendo o mesmo e não só o usuário. 

No entanto, não é qualquer Luva de Segurança que pode ser usada nessas situações e também não existe um EPI chamado Luva de Churrasqueiro, que seja designado para tal. Mas é claro que com conhecimento e responsabilidade é possível encontrar o Equipamento ideal para essa prática tão comum.

E é isso que veremos neste artigo! Você irá conhecer qual o EPI ideal para utilizar como Luva de Churrasqueiro; quais os riscos que este equipamento protege; quem deve fornecer o EPI e quais as responsabilidades que o trabalhador terá com o produto! 

Boa leitura!

Sobre as Luvas de Segurança 

As Luvas de Segurança são Equipamentos de Proteção Individual previstos pela NR 6, que têm como principal objetivo proteger as mãos do trabalhador contra os riscos presentes no ambiente de trabalho. 

Dentre estes riscos, podemos citar: os Riscos Físicos ou Mecânicos, aos quais se incluem Abrasão, corte, perfuração, choque elétrico e temperatura. E os Riscos Químicos ou Biológicos, correspondentes a bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.

No caso da Luva de Churrasqueiro, esta deverá oferecer proteção contra os primeiros grupos de risco que vimos acima. Ou seja, Riscos Físicos e Mecânicos! Mas um deles principalmente, que é o Risco de Altas Temperaturas. 

Dentre os principais modelos de Luvas de Segurança, temos: 

Lógico que podem existir outros modelos de Luvas de Segurança no mercado. No entanto, estes são, sem dúvida, os tipos mais comuns de encontrar por aí e que abrangem praticamente todos os riscos que mencionamos acima. 

A Luva para Churrasqueiro pode se enquadrar em dois modelos específicos dos listados acima. Estes mesmo, que estão grifados no texto: as Luvas Descartáveis e as Luvas de Temperatura! Agora você pode estar se perguntando: mas como, se são tão diferentes?

Nós iremos explicar a seguir. 

Luva para Churrasqueiro: saiba mais sobre este EPI

Como você viu, a Luva para Churrasqueiro não é um equipamento específico para tal mas, sim, um equipamento adequado para proteger dos riscos encontrados na profissão do churrasqueiro. Dessa forma, a primeira coisa a se fazer é observar o PPRA.

O PPRA é a sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Somente através deste programa é que será possível identificar os EPIs necessários para os trabalhadores de um ambiente ou de uma determinada atividade.

Sendo identificados os Riscos da profissão do churrasqueiro, será averiguada a necessidade da implementação do uso de EPIs – sempre quando as demais Medidas de Controle de Risco forem tomadas e ainda assim, insuficientes. 

Neste caso, haverá a necessidade da Luva para Churrasqueiro que deverá oferecer proteção para as mãos do trabalhador. Nestes casos, observamos a prática da utilização de duas Luvas de Segurança em específico:

  1. A Luva para Temperaturas, que oferece proteção contra altas temperaturas; ou
  2. A Luva Descartável Black, que não oferece proteção térmica, no entanto, protege o alimento que muitas vezes é segurado pelo churrasqueiro com a mão em vez do garfo para que seja feito o corte. 

Para decidir entre estes dois modelos de Luva para Churrasqueiro, é necessária a observação do PPRA juntamente com a preferência (quando possível) do trabalhador. 

Lembrando sempre que a utilização do EPI é uma obrigação, prevista pela Norma Regulamentadora de número 6. Ou seja, tanto o empregador tem a obrigação de fornecer o equipamento para o trabalhador, quanto o trabalhador tem o dever de utilizar o produto com responsabilidade. 

Veja abaixo o que diz a NR 6 quanto às obrigatoriedades de cada parte quando o assunto é EPI.

Responsabilidades quanto aos EPIs

Cabe ao empregador quanto ao EPI:

  1. adquirir o adequado ao risco de cada atividade; 
  2. exigir seu uso; 
  3. fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; 
  4. orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  5. substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; 
  6. responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e, 
  7. comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. 
  8. registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.  

Cabe ao empregado quanto ao EPI:

  1. usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
  2. responsabilizar-se pela guarda e conservação;
  3. comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,
  4. cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

E se você for Fabricante ou Importador,

O fabricante nacional ou o importador deverá:

  1. cadastrar-se, segundo o ANEXO II, junto ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; 
  2. solicitar a emissão do CA, conforme o ANEXO II; 
  3. solicitar a renovação do CA, conforme o ANEXO II, quando vencido o prazo de validade estipulado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho; 
  4. requerer novo CA, de acordo com o ANEXO II, quando houver alteração das especificações do equipamento aprovado; (
  5. responsabilizar-se pela manutenção da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovação – CA; 
  6. comercializar ou colocar à venda somente o EPI, portador de CA; 
  7. comunicar ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho quaisquer alterações dos dados cadastrais fornecidos; 
  8. comercializar o EPI com instruções técnicas no idioma nacional, orientando sua utilização, manutenção, restrição e demais referências ao seu uso; 
  9. fazer constar do EPI o número do lote de fabricação; e, 
  10. providenciar a avaliação da conformidade do EPI no âmbito do SINMETRO, quando for o caso. 

Onde adquirir a Luva para Churrasqueiro 

O melhor local para adquirir a Luva para Churrasqueiro é em uma Loja de EPIs que seja da sua confiança. Assim você poderá contar com uma orientação de qualidade, através de uma equipe especializada que possa oferecer a você um atendimento com segurança. 

Aqui na Prometal EPIs, nós possuímos os dois modelos de Luva para Churrasqueiro que mencionamos neste artigo: Luvas para Temperatura e também as Luvas Descartáveis Black. Caso você tenha dúvidas, poderá falar com um de nossos atendentes que está pronto para responder todas as suas dúvidas com exatidão. 

Além disso, oferecemos as melhores marcas do mercado aliado ao custo-benefício mais atraente da região. Dizemos isso com certeza, pois temos parcerias que nos possibilitam oferecer a você as melhores condições de pagamento.

Se você está procurando EPIs no geral, poderá sempre contar com a Prometal EPIs. 

Continue a sua leitura com Luva Nitrílica: Quando utilizar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima