Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Luva Nitrílica: Quando utilizar?

Tempo de Leitura: 6 minutos

luva nitrlica

No mercado de luvas de segurança, encontramos diversos tipos para garantir a proteção aos riscos no ambiente de trabalho. Neste post, vamos falar sobre a Luva Nitrílica, utilizada pelos trabalhadores dos mais variados setores, garantindo a eficiência, conforto e segurança para exercer as atividades no dia a dia.

As luvas de proteção são Equipamentos de Proteção Individual responsáveis por proteger as mãos do usuários em diferentes atividades. Para cada atividade, um EPI específico. Em alguns setores, este equipamento de proteção é indispensável para garantir a saúde e segurança do trabalho, sendo de uso obrigatório.

Mas, afinal o que é a luva nitrílica, para que serve este EPI e quando utilizar? É isso que iremos falar no artigo de hoje! Mas antes, vamos ver um pouco mais sobre as Luvas de Segurança? Boa leitura!

Quais os principais tipos de Luva de Segurança? 

As luvas de segurança são consideradas um Equipamento de Proteção Individual destinado a proteção das mãos, dedos e, algumas vezes, punhos. Por ser um EPI, o CA é obrigatório em todos os modelos e disponibilizado no site do MTE para consulta.

Este equipamento é fundamental para trabalhadores de diversas áreas pois protege de muitos riscos presentes no ambiente de trabalho. São eles: 

  • Riscos Físicos ou Mecânicos: Abrasão, corte, perfuração, choque elétrico e temperatura.
  • Riscos Químicos ou Biológicos: Bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.

Este EPI também fornece proteção química contra solventes, cáusticos, óleos, gorduras e graxas. Vale lembrar que a matéria prima trata-se de um copolímero fabricado a partir da Acrilonitrila e Butadieno. Também proporciona excelente proteção contra gordura animal, detergentes, diesel, gasolina, querosene, sal, álcool, amônia e pesticidas.

Para cada um destes riscos, existem modelos distintos de Luvas de Segurança. Por este motivo é importante saber identificar qual deles é o mais adequado. 

Veja abaixo alguns dos principais modelos: 

  1. Luva Anticorte: Proteção a produtos secos, sob temperatura ambiente, que possam causar corte nas mãos
  2. Luva de Látex Natural: Grande flexibilidade e boa resistência a muitos ácidos e álcool, são a escolha confortável para proteção contra químico.
  3. Luva de Látex Nitrílica: Resistente a saliências e perfurações, abrasões e cortes para uma luva de polímero fino. Ótima proteção contra bases, óleos, muitos solventes, graxas e gordura animal.
  4. Luva de Malha: Resistem à riscos de abrasão e contato com farpas de madeiras e outros. Quando são de malha de algodão, proporcionam excelente conforto térmico pois, o algodão tende a absorver o suor das mãos.
  5. Luva de PVC: Proporciona boa resistência contra muitos ácidos, cáusticos, bases álcoois e ainda resiste a abrasão.
  6. Luva de Vaqueta e Raspa de Couro: São excelente para resistência à abrasão e por ser couro, possui boa resistência nas atividades de solda. Para atividades onde não exija muita maleabilidade, estão entre as favoritas.
  7. Luva Descartável: São luvas de uso único com propósitos específicos; podem ser de Vinil, Latex natural, Nitrílicas, Com amido e Sem amido. Bem conhecidas como luvas de procedimento.

O que é a luva nitrílica?

As luvas de nitrila ou luvas nitrílicas são desenvolvidas com borracha sintética. Este material é muito resistente, até mesmo comparado ao látex natural. É um EPI com ótimo custo-benefício, pois possui alta resistência aos rasgos, desgastes ou situações mais abrasivas.  Outro ponto interessante é o fato da luva ser antialérgica para os usuários que apresentam sensibilidade e reações alérgicas ao látex. É uma ótima opção!

Existem diferentes tipos de luvas de segurança feitas em nitrilo e garante aprovações para diversos riscos ambientais.

É importante ficar atento nas especificações do CA (Certificado de Aprovação) do EPI para compreender se ela vai proteger o usuário contra os riscos existentes no local de trabalho.

Por isso, vamos falar sobre os riscos que este Equipamento de Proteção Individual vai proteger?

Se você tiver alguma dúvida sobre o que são riscos ambientais, confira este artigo!

Quais os riscos que a luva nitrílica protege?

Portanto, mais uma vez vamos reforçar: Fique atento nas diferentes aprovações das luvas! É importante que o empregador ou comprador de EPI consulte o Técnico em Segurança do Trabalho sobre o risco ao qual o EPI tem que fazer barreira e verificar o risco que a luva atende.

Conforme NR 6, que estabelece os direitos e deveres com relação aos EPIs. Nos exemplos acima, vemos que não basta a luva ter o nome de nitrílica. Deve ser verificada a aprovação daquele determinado modelo com relação ao risco que precisa atender.

No mercado de EPIs, encontramos luvas nitrílicas com aprovações para os seguintes riscos:

  • Químicos
  • Biológicos
  • Abrasivos
  • Escoriantes

Para auxiliar, abaixo, alguns exemplos mais comuns de encontrarmos nas empresas, que este EPI é muito resistente:

  • Hidrocarbonetos Alifáticos: alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos;
  • Hidrocarbonetos Aromáticos: Naftaleno, Antraceno e Fenantreno;
  • Álcool: O Etanol é o mais conhecido e utilizado. Porém, podem se apresentar como monoalcoois, metanol, álcool metílico, glicerina, sorbitol e xilitol;
  • Éteres: Éter comum, dietílico e etílico.

As luvas de segurança exercem papel importante na proteção de contaminações e prevenção da saúde do trabalhador ao manusear com diferentes tipos de substâncias. Por isso, compreender qual a luva ideal é fundamental para garantir a segurança do colaborador.

Onde utilizar a luva nitrílica?

As luvas nitrílicas são bem menos elásticas quando comparada às de látex natural. Porém, apesar da menor elasticidade, é bem mais resistente a rasgos quando tracionada. É extremamente resiliente. São excelentes para manuseios de Óleos, Graxas e outros derivados de petróleo.

É muito comum encontrarmos trabalhadores utilizando as luvas nitrílicas em segmentos como, agronegócio. Pois, as atividades profissionais neste setor, exige maior resistência mecânica, aliadas à resistência a óleos, graxas e alguns produtos químicos que fazem parte do dia a dia do agricultor.

Também são reconhecidas por serem utilizadas, inclusive em situações de atendimentos pré-hospitalar por médicos e enfermeiros, tendo em vista sua alta resistência.

É uma excelente opção para as pessoas que tem alergia à proteína do látex natural. A luva nitrílica é um composto sintético, livre dessa proteína. Por isso, mesmo que atividade de um determinado trabalhador possa ser executada com luva de látex natural, ele pode ter alergia à luva. Neste caso tem esta opção para não deixá-lo trabalhar sem o EPI.

Interessante lembrar que as luvas nitrílicas podem vir com aprovações contra riscos químicos, biológicos, abrasivos e escoriantes.

Quais modelos podemos encontrar nas lojas de EPIs?

Veja abaixo!

Modelos de luvas nitrílicas

Luva descartável nitrílica é uma luva que tem extrema resistente, não é tão elástica quanto a luva de látex natural. Mas, a resistência que ela oferece pode ser ideal para algumas atividades profissionais e o custo-benefício da empresa. O exemplo abaixo, é apenas um modelo de cor existente. Também podemos encontrar na cor preta, azul e entre outras!

luva nitrlica

Luva de Malha com revestimento nitrílico é excelente para proporcionar impermeabilidade e resistente aos contaminantes que mencionamos acima. Além disso, o conforto é impressionante!

luva nitrlica

Este modelo de luva nitrílica é ideal para manusear óleos, graxas, gorduras, gasolinas, etc. Também utilizada em atividades de aplicação de agrotóxicos, higienização, até mesmo em casa para atividades domésticas. Você pode conferir a luva abaixo neste link!

luva nitrlica

Agora que você já sabe para que serve as luvas nitrílicas, quando utilizar e quais as aprovações que podemos encontrar no mercado, é importante ficar atento na hora compra do EPI, a validade do CA do equipamento. Assim como, adquirir o produto no tamanho ideal para a mão do usuário. Pois, este fator é de extrema importância para garantir a eficácia do equipamento de proteção.

Quer saber o tamanho ideal da luva de segurança?

Baixe grátis o medidor de luvas da Prometal EPIs!

Onde comprar a sua Luva Nitrílica? 

Hoje em dia você consegue encontrar a Luva Nitrílica à venda em muitas lojas, ferragens e estabelecimentos comuns. No entanto, nem sempre essa pode ser a melhor opção. Por se tratar de um EPI, é importante que alguns cuidados sejam tomados no momento da compra.

A principal dica é: busque sempre adquirir os produtos em um distribuidor que seja especializado no mercado de EPIs. Isso irá trazer muitas vantagens para a sua empresa, mas as duas principais delas são: segurança e economia! 

Segurança pois através de uma loja de confiança, você terá acesso às melhores marcas do mercado. Além disso, poderá contar com a orientação de profissionais qualificados e especializados, prontos para oferecer a você as informações que você precisa para tomar as melhores decisões quanto aos equipamentos.

Adquirindo os EPIs em um distribuidor especializado, você também tem a oportunidade de garantir ofertas e condições exclusivas de pagamento. Isso porque os grandes fabricantes dos equipamentos geralmente fecham parcerias personalizadas com cada parceiro, justamente para poder oferecer a você ainda mais vantagens. 

Assim é o caso da Prometal EPIs.

Aqui na nossa loja, gostamos de dizer que você não garante apenas os seus EPIs, como uma experiência completa em Segurança do Trabalho. Podemos oferecer não só o melhor custo-benefício, como o melhor atendimento e a orientação de quem é especialista no assunto. 

Por isso, na hora de procurar a sua Luva Nitrílica, não exite em nos contatar. Consulte a nossa equipe de especialistas, estamos prontos para te auxiliar neste processo tão importante de compra de EPIs para assegurar a saúde e segurança do trabalho das empresas.

Gostou do artigo?  Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua experiência com as luvas de segurança feitas em borracha nitrílica!

Você também pode se interessar por este vídeo que explica “Como retirar as luvas de segurança?”. Veja como fazer a retirada sem o risco de contaminação!

Continue a sua leitura com Luva de Segurança: Como escolher este EPI?

Registre-se
Notify of
guest
4 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.