Blog   EPIs   17 de julho de 2019

Luva de Malha: o que é e quando utilizar?

Tempo de Leitura: 4 minutos
luva de malha

As Luvas de Segurança são de suma importância para a Segurança do Trabalho. Seja a Luva de Malha, a Luva Descartável, Nitrílica ou até mesmo a Luva de Aço, todas elas oferecem proteções distintas que devem ser respeitadas.

A verdade é que, independente de qual seja, as luvas são um dos EPIs mais utilizados no mundo inteiro. Isso porque protegem uma das partes do corpo mais utilizadas nas rotinas profissionais: as nossas mãos. 

No artigo de hoje, abordaremos as principais características da Luva de Malha e para que ela serve. Além disso, você também vai conhecer um pouco mais sobre cada uma das Luvas de Proteção e qual a importância delas para a Segurança do Trabalho.

Acompanhe a leitura!

As Luvas de Segurança

As luvas de segurança são Equipamentos de Proteção Individual fundamentais em diversas atividades profissionais. Têm como objetivo proteger as mãos do trabalhador contra os riscos físicos, mecânicos, químicos e biológicos.  

Ou seja, protegem não só contra abrasão, cortes e perfurações, choques elétricos e altas variações de temperatura (Riscos Físicos e Mecânicos); como também contra vírus, bactérias, fungos, parasitas, produtos tóxicos e etc (Riscos Biológicos e Químicos).

Existem cerca de 10 tipos de Luvas de Segurança diferentes. Entre eles, a Luva de Malha, que daremos ênfase neste artigo. No entanto, vamos ver rapidamente cada uma delas? 

Tipos de Luvas de Segurança

Como dissemos, cada luva de segurança oferece resistência a diferentes agentes. Para identificar a mais adequada, é necessário levar em consideração os riscos aos quais deseja proteção. 

Veja abaixo os principais tipos de luva de segurança e para quais riscos oferecem proteção: 

  • Luva Anticorte: como o próprio nome já diz, a Luva Anticorte oferece proteção contra cortes e perfurações nas mãos durante o manuseio de produtos secos;
  • Luva de Látex Natural: oferece resistência a diversos tipos de ácidos e álcool sem tirar a habilidade tátil e manual do trabalhador;
  • Luva de Látex Nitrílica: oferece proteção contra saliências, perfurações, abrasões e pequenos cortes. Também é resistente contra óleos, solventes, graxas, etc.
  • Luva de PVC: também oferece proteção contra diversos tipos de ácidos, cáusticos e corrosivos, além de resistir à abrasão. 
  • Luva de Vaqueta e Raspa de Couro: luvas fortes e resistentes, muito utilizadas nas atividades de solda, por exemplo. 
  • Luva Descartável: as luvas descartáveis são de uso único, também conhecidas como luvas de procedimento. Podem ser feitas de látex natural, vinil ou nitrílicas. 
  • Luva para Alta Performance: possuem finalidades específicas e características especiais. Como por exemplo: maior resistência ao corte, a perfurações, etc. 
  • Luva para Isolação Elétrica: são as luvas de segurança que oferecem proteção contra choques elétricos e condução de energia.  
  • Luva para Temperatura: oferece resistência contra as temperaturas extremas ou mesmo a troca de temperatura brusca. 

E por último, mas não menos importante, temos também a Luva de Malha

  • Luva de Malha: oferecem proteção contra abrasão, farpas, pequenos cortes, etc. Possuem diversos tipos, com diversas características diferentes. Abaixo vamos ver mais sobre cada uma delas! 

Sobre a Luva de Malha

A Luva de Malha geralmente é tricotada em algodão e, por isso, possui uma excelente maleabilidade para o usuário. Oferece proteção às mãos sem perder a habilidade tátil, proporcionando conforto e segurança na medida certa. 

Quando não são revestidas, banhadas e nem possuem algum material sintético vulcanizado à elas, oferecem proteção apenas contra riscos leves ou baixos. Ou seja, protege principalmente contra abrasões e escoriações. 

Entretanto, também existem modelos mais resistentes que oferecem proteção para atividades mais pesadas. Estes, geralmente são revestidos, banhados ou vulcanizados com algum outro material sintético.

Como exemplo, podemos mencionar:  

  • Luva de Malha com palma nitrílica;
  • Luva de Malha com palma em borracha natural;
  • Luva de Malha com palma vulcanizada; 
  • Luva de Malha com pigmentos de PVC; etc. 

Também existem as Luvas de Malha intituladas como “tricotada 3 fios” ou “tricotada 4 fios”. Essa indicação mostra o nível de resistência da malha em que foi produzida a luva. A Luva Tricotada 4 Fios é mais resistente à de 3 Fios, e por aí vai. 

Tipos de Luva de Malha

Aqui na Prometal EPIs, contamos com diversos tipos de Luva de Malha. Entre eles, podemos mencionar os relacionados abaixo.

Luva de Malha 4 Fios Pigmentada 340p1

São luvas de malha de algodão tricotado, com a palma revestida com pigmentos de PVC. Muito utilizadas em atividades onde o risco de abrasão ou escoriação seja baixo. Como por exemplo, para pega de objetos ou transporte de produtos.

Luva Tátil Black Volk Revestimento Pu

São luvas de poliamida tricotada, com a palma revestida de PU (Poliuretano). Excelentes para atividades gerais, onde o trabalhador não tenha contato com líquidos ou fluidos. Proporciona uma sensibilidade enorme e, mesmo assim, protege as palmas das mãos contra pequenas escoriações e/ou sujidades.

Luva de Malha R.Nit Banho Total Azul Volknit

É uma Luva de Malha de algodão tricotado, com banho nitrílico em toda a mão. Excelente para atividades onde o usuário tenha contato com graxas, óleos e/ou esteja exposto a riscos abrasivos e escoriantes maiores. Também proporciona impermeabilidade para a região das mãos, em razão do revestimento nitrílico.

Luva de Malha R.Vulc Tricotada Emb Orange Eg

Luvas de algodão tricotado, com a palma vulcanizada. Ou seja, a palma é estampada à quente na luva. Dessa forma, proporciona uma alta resistência contra escoriações. Excelente para trabalhadores que transportam objetos mais ”grosseiros” como tijolos, cascotes, madeiras e similares.

Como Escolher a Luva de Malha Ideal

A Luva de Malha é um Equipamento de Proteção Individual muito versátil, confortável e acessível. Para escolher a sua, não esqueça de levar em consideração alguns pontos importantes que vimos neste texto, como:

  • Nível de Proteção oferecido;
  • Revestimento; 
  • Qualidade do Material (fabricante);
  • Tipo de Risco a que será exposta; etc.

O nível de proteção oferecido constará no Certificado de Aprovação do produto, que pode ser encontrado online. É muito importante conferir os níveis de desempenho contra os agentes de risco antes mesmo da aquisição do produto. 

Além disso, sempre vale ressaltar que você também deve observar a validade do EPI e a validade do CA. Ambos devem estar dentro dos prazos para que o equipamento ofereça a proteção desejada. 

Por último, é importante averiguar o tamanho da luva. Para isso, temos uma dica muito simples: baixe gratuitamente o nosso Medidor de Luvas de Segurança. Assim, conseguirá identificar o tamanho ideal para cada colaborador. E pronto! 

Seguindo todos esses passos, certamente você escolherá a Luva de Malha ideal que irá oferecer a proteção adequada.

Se ainda ficou com alguma dúvida, é só nos contatar! 

Continue a sua leitura com Óculos de Proteção com Grau: o que você precisa saber

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.