Blog   EPIs   12 de abril de 2019

Luvas de Látex: o que são e quando utilizar?

Tempo de Leitura: 5 minutos

Configurando um dos EPIs mais utilizados no mundo depois do capacete, óculos e botas, as luvas estão presentes nas mais variadas áreas profissionais e, principalmente se tratando das Luvas de Látex.

Com um baixo custo e uma alta versatilidade, é um tipo de luva muito utilizado tanto pelos profissionais de higiene, por exemplo, como em indústrias alimentícias, laboratórios, construção civil, etc.

No artigo de hoje iremos entender por que a Luva de Látex é tão conhecida e quais são as atividades certas para utilizá-las.

Acompanhe!

O que são as Luvas de Látex?

As luvas de látex são fabricadas a partir de borracha natural, e por isso tornam-se muito maleáveis e confortáveis para o trabalhador que as utiliza. Além de serem acessíveis em questões de preço, oferecem uma ótima segurança para as mais variadas áreas.

Por outro lado, a Luva de Látex Natural é menos resistente do que as fabricadas em Nitrila e Vinil, mas é justamente para poderem oferecer uma habilidade tátil melhor, o que é recomendado nas áreas em que mais é utilizada.

Infelizmente, algumas pessoas acabam desenvolvendo uma hipersensibilidade às Luvas de Látex que pode resultar em reações alérgicas. Por este motivo, é importante sempre lembrar de questionar os trabalhadores quanto aos riscos alérgicos, a fim de evitá-los.

As Luvas de Látex são reutilizadas e possuem algumas variáveis como as opções de forro que são:

  • Algodão: ideal para absorção do suor, possibilitando que as mãos fiquem secas durante o trabalho proporcionando conforto;
  • Verniz silver: ideal para trabalhadores que possuem alergia à borracha natural pois se trata de um material hipoalergênico;
  • Sem revestimento: as luvas de látex sem revestimento são ótimas para a higiene, pois são lavadas com facilidade e também ficam secas rapidamente.  

São vendidas tanto em pares, como separadamente, de forma ambidestra. São indicadas principalmente para aquelas habilidades que exigem uma sensibilidade tátil moderada, além de uma proteção contra produtos químicos e/ou mecânicos.

Você também encontra as Luvas de Látex Natural em diferentes cores, que são utilizados tanto para diferenciar setores dentro de uma empresa como áreas ou até mesmo turnos de trabalho.

Vantagens e desvantagens das Luvas de Látex

Como todo produto, existem vantagens e desvantagens. É bom que você saiba cada um deles para tomar a decisão na hora de comprar as Luvas de Segurança para os seus funcionários.

Vamos então começar pelas vantagens.

Vantagens da Luva de Látex:

Existem várias vantagens em optar pelas Luvas de Látex, mas claro que apenas se elas forem indicadas para a determinada atividade profissional.

Além de geralmente serem vendidas por um menor valor em relação às demais, podemos dizer que elas oferecem ainda:

  • Uma excelente proteção mecânica;
  • Maleabilidade e uma boa flexibilidade para a sensibilidade tátil;
  • Protege contra os agentes patogênicos do sangue;
  • Demonstra resistência contra tipos de cetonas.

Desvantagens da Luva de Látex

Existem duas principais desvantagens da Luva de Látex para o trabalhador.

  1. Elas são menos resistentes a rasgos do que as luvas nitrílicas e vinílicas, justamente por oferecerem uma maior habilidade tátil;
  2. Existem muitas pessoas que desenvolvem alergias ao material em que são desenvolvidas.

Se estes dois pontos negativos não forem problema pra você e as Luvas de Látex forem indicadas para a atividade profissional, certamente você não irá se arrepender de optar por comprá-las.

Vale lembrar também, que as Luvas de Látex não são indicadas para contato com solventes derivados do petróleo, nem com óleos ou gordura animal, vegetal ou graxas pois não possui resistência suficiente contra estes elementos.

Hoje em dia você pode encontrar diversos tipos de luvas com látex no mercado, como por exemplo, as descartáveis, as reutilizáveis, os revestimentos que já vimos acima, e o suporte têxtil.

Vamos ver abaixo um pouco mais sobre cada um desses tipos?

Tipos de Luvas de Látex

Luva de Látex Descartável: Oferece uma excelente elasticidade sem tirar a agilidade dos movimentos. Recomendada para utilização no processamento de diversos tipos de alimentos como carnes, frutas, vegetais, ou na inspeção de qualidade.

Ou nas atividades que envolvem limpeza leve, manipulação de dinheiro, cosméticos e estética (manicure e pedicure por exemplo) entre outras profissões.

Luva de Látex Reutilizável: Essa luva já é um pouco mais resistente ao rasgo do que a anterior, e por isso já oferece proteção química sem perder a sensibilidade tátil e a aderência.

Sua utilização é recomendada nas indústrias da construção civil, limpeza mais pesada, jardinagem, alimentícia, paisagismo, etc.

Luva Reutilizável com Suporte Têxtil e Revestimento Em Látex: essa luva proporciona uma proteção mecânica ao mesmo tempo que garante firmeza na hora de agarrar um objeto.

Neste caso, o Látex pode ser revestido ao longo da luva inteira, tornando-a impermeável, ou mesmo apenas na palma da mão e ponta dos dedos, para uma proteção maior dessas partes.

As Luvas de Látex nem sempre vem com o pó branco dentro, essa é uma questão opcional na hora de comprar o produto.

E o Látex Nitrílico?

O termo Látex Nitrílico está caindo em desuso no mercado de EPIs, e o motivo é muito simples: as borrachas nitrílicas são borrachas sintéticas, ou seja, não possuem a proteína do látex em sua composição.

São luvas de segurança com ótimas recomendações e que inclusive, por não conter a proteína natural do látex, são consideradas hipoalergênicas, o que quer dizer que não corre risco do funcionário desenvolver alergia.

As Luvas Nitrílicas são mais resistentes ao desgaste do que as luvas de látex, e protegem inclusive contra produtos corrosivos. São consideradas um dos tipos de luvas descartáveis mais fortes do mercado.

Normalmente são fabricadas na cor azul, branca ou roxo.

Dicas de segurança para as suas Luvas de Látex

Mesmo que as suas luvas não sejam descartáveis, elas possuem um prazo de validade! À medida que você vai utilizando, o risco vai aumentando pois a luva vai sofrendo leves desgastes com o tempo.

Respeite sempre os prazos de validade do produto, e compre apenas se estiver com o CA em dia (válido para qualquer tipo de EPI). Observe também as recomendações do fabricante de acordo com a ficha técnica da luva.

Artigo relacionado: Validade do CA x Validade do EPI

Peça que os trabalhadores experimentem as luvas e digam se ficou perfeitamente encaixada. Essa parte é crucial para que a segurança das mãos do trabalhador esteja de fato resguardada.

Se precisar, baixe gratuitamente o nosso medidor de luvas.

Outro ponto importante é o álcool, que se em contato com o látex pode danificá-lo, diminuindo a proteção da luva. Portanto se o trabalhador limpar suas mãos com álcool gel ou parecidos, deve esperar secar bem antes de colocar a luva.

Alianças, anéis, relógios e pulseiras também é obrigatório que sejam retirados.

Como guardar suas luvas?

Caso as luvas não sejam descartáveis, após a utilização, o trabalhador deve fazer uma higienização lavando-as a seco ou com sabão neutro – sem o uso de alvejantes químicos. Se precisar, o enxágue deve ser feito com água morna.

É importante que as Luvas de Látex não sejam deixadas sob o sol direto ou luz intensa pois pode danificar a borracha natural. É recomendado que o profissional guarde suas luvas apenas após estiverem completamente secas.

Tem dúvidas de como escolher as suas Luvas de Látex?

Baixe agora mesmo a nossa tabela de medidas gratuita.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.