Medidor de Luvas: Descubra o tamanho correto do EPI!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Tão importante quanto identificar o EPI correto é escolher o tamanho correto. Você sabia que o tamanho incorreto do seu equipamento pode prejudicar a funcionalidade do mesmo?

Devemos ficar atentos para definir o tamanho dos EPIs de cada colaborador.

A luva de segurança é responsável  por proteger as mãos dos trabalhadores contra os riscos existentes em cada local de trabalho. Existem diversos tipos de luva de proteção, cada EPI serve para eliminar ou reduzir o risco. Por isso, cada luva de segurança possui materiais específicos para garantir a segurança do trabalho.

Mas, uma coisa é certa: O tamanho da luva deve ser proporcional à mão do trabalhador que vai utilizar.

Se você deseja saber mais sobre as Luvas de Segurança e qual a melhor forma de garantir o tamanho correto do EPI, fique ligado em nosso artigo! 

Aqui iremos mostrar a você um pouco sobre cada um dos tipos do equipamento e no final do artigo você ainda ganha um presente que servirá para que você nunca mais erre o tamanho das luvas. Boa leitura!

Diferentes tipos de Luvas de Segurança 

Veja os principais tipos de Luvas de Segurança que existem hoje no mercado.

🧤 Luva Anticorte: Proteção a produtos secos, sob temperatura ambiente, que possam causar corte nas mãos

🧤 Luva de Látex Natural: Grande flexibilidade e boa resistência a muitos ácidos e álcool, são a escolha confortável para proteção contra químico.

🧤 Luva de Látex Nitrílica: Resistente a saliências e perfurações, abrasões e cortes para uma luva de polímero fino. Ótima proteção contra bases, óleos, muitos solventes, graxas e gordura animal.

🧤 Luva de Malha: Resistem à riscos de abrasão e contato com farpas de madeiras e outros. Quando são de malha de algodão, proporcionam excelente conforto térmico pois, o algodão tende a absorver o suor das mãos.

🧤 Luva de PVC: Proporciona boa resistência contra muitos ácidos, cáusticos, bases álcoois e ainda resiste a abrasão.

🧤 Luva de Vaqueta e Raspa de Couro: São excelentes para resistência à abrasão e por ser couro, possui boa resistência nas atividades de solda. Para atividades onde não exija muita maleabilidade, estão entre as favoritas.

🧤 Luva Descartável:São luvas de uso único com propósitos específicos; podem ser de Vinil, Latex natural, Nitrílicas, Com amido e Sem amido. Bem conhecidas como luvas de procedimento.

🧤 Luva para Alta Performance: São luvas com características específicas e, normalmente, com finalidades especiais, como: Maior resistência à corte, maior resistência à impacto, maior resistência à perfuração e outros.

🧤 Luva para Isolação Elétrica: proteção contra choque e energia elétrica.

🧤 Luva para Temperatura: Protege contra altas e baixas temperaturas dos diversos tipos de ambientes de trabalho.

Todos esses modelos podem ser adquiridos pelo empregador para fornecer aos trabalhadores. E para definir o tamanho adequado, você poderá utilizar um medidor de luvas, já que escolher uma numeração errada pode resultar em risco para o trabalhador e mais gastos para a empresa. 

Qual a melhor delas?

Se tratando de Equipamentos de Proteção Individual, fica correto afirmar que não existe melhor ou pior quando comparamos diferentes tipos de um mesmo EPI. Isso porque cada tipo de equipamento serve para proteger diferentes tipos de risco.

Então um produto que pareça ser a melhor opção para uma determinada situação, pode não ser tão bom para outra. Por este motivo, não seria correto escolher um equipamento por ele ser melhor ou pior em relação a outro mas, sim, por ele ser o melhor para determinada situação. 

Lembrando que para identificar qual o melhor EPI para cada situação é preciso analisar programas como o PPRA ou o PGR (que entrará em vigor em janeiro de 2022). Através destes programas, você saberá quais os riscos existem no ambiente de trabalho e quais as melhores medidas para eliminá-los ou atenuá-los.

Dentre essas medidas, estão os epis como as luvas de segurança, por exemplo. Depois que você identificar qual o melhor modelo para uma situação, é preciso escolher aquele equipamento que melhor se adequa às mãos do usuário.

Para que um equipamento seja eficiente, é preciso que ele sirva perfeitamente no trabalhador, a fim de evitar desconfortos e contato com o risco. Para isso, você pode contar com um medidor de luvas. 

O que é o Medidor de Luvas?

O Medidor de Luvas é uma maneira eficiente e muito específica de averiguar qual o melhor tamanho de luva de segurança para o trabalhador. É um produto exclusivo da Prometal EPIs, que você pode adquirir através do computador. 

Com este simples material, você economiza dinheiro já que não vai correr o risco de adquirir um produto errado, e garante que o trabalhador estará bem protegido e trabalhando com conforto.

Foi pensando nisso, desenvolvemos um Medidor de Luvas para auxiliar na hora de definir o tamanho ideal deste Equipamento de Proteção Individual. O material é gratuito e você pode baixar a qualquer momento clicando no título abaixo.

Medidor de Luvas – Prometal EPIs

Se você tiver alguma dúvida sobre a funcionalidade das luvas de segurança, escrevemos um artigo sobre como escolher este  EPI corretamente. Clique aqui e confira o post!

O medidor de luvas pode contribuir com o seu dia a dia na hora de comprar os EPIs para a sua empresa. Com este material será possível você definir o equipamento ideal para cada colaborador. Lembrando que, em caso de dúvidas, o recomendado é experimentar o EPI para que seja possível verificar se realmente o trabalhador estará protegido contra às exposições durante a jornada de trabalho com o tamanho escolhido do produto.

O nosso time de vendas está preparado para tirar todas as suas dúvidas sobre o EPI ideal para a sua empresa. Por isso, quando o assunto é proteção, segurança do trabalho e prevenção de acidente, não deixe de entrar em contato conosco. Nossa missão é proteger e ajudar você! 🙂

Tem alguma experiência sobre a escolha da luva ideal ou o uso incorreto dos EPIs? Conte pra gente nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima