

A agricultura é uma atividade produtiva muito importante para o nosso país. Nos dias de hoje, os defensivos agrícolas tem sido utilizados de forma intensiva para diminuir os problemas ocasionados pelas pragas. Os defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados para combater pragas que atacam as plantações. Também são conhecidos por agrotóxicos. Apesar de serem usados com o objetivo de controlar seres nocivos e proteger as plantações, podem também envenenar animais, plantas e o homem.
Existem muitos casos de intoxicações de pessoas que utilizam agrotóxicos, a forma de contágio pode ser pelo nariz, boca ou olhos. O contato pode provocar desordem no sistema nervoso, esterilidade masculina e até câncer. O uso de Equipamento de Proteção Individual, EPI, é a melhor forma de prevenir o trabalhador rural contra intoxicações e acidentes que podem colocar a sua vida em risco.
Quer saber o que diz o MTE sobre as medidas de segurança na zona rural? Confira este post sobre a NR 31 e saiba como proteger o trabalhador neste ambiente!
Os EPIs para aplicação de defensivos agrícolas
Os principais EPIs utilizados para a aplicação de defensivo agrícolas são:
- Luvas de Segurança: A de borracha nitrílica ou de látex natural;
- Respiradores: Descartáveis ou de baixa manutenção que deve estar sempre limpo;
- Viseira Facial: Protege os olhos e o rosto. Deve ser transparente e não pode ficar em contato com o seu rosto para evitar que fique embaçado;
- Jaleco e calças hidro-repelentes: É feita com tecido de algodão tratado. O pano não fica molhado facilmente e não absorve o produto;
- Boné ou Touca Árabe: Protege a cabeça e o pescoço;
- Avental: Aumenta a proteção contra respingos ou possíveis vazamentos;
- Bota de segurança: impermeável: Protegem os pés. Deve ser impermeável de cano longo resistente e do tamanho adequado aos pés.
Check-list para colocar e retirar EPIs com segurança
Confira o check list na hora de colocar e retirar os equipamentos de proteção. Lembrando que é importante ter muito cuidado para retirar o EPI, pois ele estará contaminado. Por isso, antes de retirar, lave bem as suas luvas de segurança. (Veja como retirar corretamente as luvas contaminadas!)
Os EPIs podem variar de acordo com o tipo de atividade exercida, porém, a utilização é indispensável para qualquer ambiente que possa oferecer riscos à saúde e a integridade física do trabalhador. De acordo com a NR 6, o uso do EPI é obrigatório pelo Ministério do Trabalho e o aplicador deverá cumprir esta norma. Não esquecendo que todo EPI deve conter o CA, Certificado de Aprovação, para garantir a qualidade do equipamento.