Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

O uso de EPI na aplicação de defensivos agrícolas

Tempo de Leitura: 5 minutos

A agricultura é uma atividade produtiva muito importante para o nosso país. Nos dias de hoje, os defensivos agrícolas têm sido utilizados de forma intensiva para diminuir os problemas ocasionados pelas pragas. 

Os defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados para combater pragas que atacam as plantações. Também são conhecidos por agrotóxicos. Apesar de serem usados com o objetivo de controlar seres nocivos e proteger as plantações, podem também envenenar animais, plantas e o homem.

Existem muitos casos de intoxicações de pessoas que utilizam agrotóxicos, a forma de contágio pode ser pelo nariz, boca ou olhos. O contato pode provocar desordem no sistema nervoso, esterilidade masculina e até câncer. 

O uso de Equipamento de Proteção Individual, EPI, é a melhor forma de prevenir o trabalhador rural contra intoxicações e acidentes que podem colocar a sua vida em risco. Quer saber o que diz o MTE sobre as medidas de segurança na zona rural? 

Confira este post sobre a NR 31 e saiba como proteger o trabalhador neste ambiente!

O que é a NR 31?

A NR 31 é a Norma Regulamentadora responsável pela Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. 

Dessa forma, tem como responsabilidade estabelecer as obrigações do empregador e do empregado, além de apresentar as medidas de segurança que devem ser implantadas, bem como os requisitos necessários para proporcionar boas condições de trabalho aos colaboradores.

Isso é de suma importância porque apesar do avanço da tecnologia, os casos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais na zona rural ainda são comuns E o principal motivo são as condições de trabalho oferecidas aos empregados.

Ao longo de muitos anos, a falta de uma fiscalização adequada fez com que este ambiente de trabalho se tornasse perigoso para os trabalhadores exercerem as atividades. Por este motivo, o hoje extinto Ministério do Trabalho aumentou a fiscalização e as exigências para que este ambiente fosse mais seguro para os colaboradores.

Criou-se, assim, a NR 31, que tem o objetivo de garantir boas condições de trabalho, higiene e conforto para os trabalhadores. Esta norma exige a adoção das medidas de segurança adequadas para preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores rurais.

O empregador deve fornecer um ambiente de trabalho seguro, realizando as avaliações dos riscos, adotando as medidas necessárias para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros.

Informar aos trabalhadores sobre todas as medidas de proteção implantadas e realizar o treinamento na zona rural também é fundamental para preservar a saúde e prevenir acidentes de trabalho.

Assuntos determinados na NR 31:

  1. Agrotóxicos, Adjuvantes e Produtos Afins
  2. Meio Ambiente e Resíduos
  3. Ergonomia
  4. Ferramentas Manuais
  5. Segurança no Trabalho em Máquinas e Implementos Agrícolas
  6. Secadores
  7. Silos
  8. Acessos e Vias de Circulação
  9. Transporte dos Trabalhadores
  10. Transporte de Cargas
  11. Trabalho com Animais
  12. Fatores Climáticos e Topográficos
  13. Medidas de Proteção Pessoal
  14. Edificações Rurais
  15. Instalações Elétricas
  16. Áreas de Vivência

Confira nosso vídeo sobre o assunto

O canal Pensou Proteção no youtube convidou dois especialistas na NR 31 para conversar sobre a NR 31, confira este vídeo: 

Os convidados do programa sobre a segurança do trabalho na zona rural:

  • Marcelo: Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho.
  • Luiz Gonzaga: Técnico em Agropecuária, Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Os EPIs para aplicação de defensivos agrícolas

Os principais EPIs utilizados para a aplicação de defensivo agrícolas são:

  • Luvas de Segurança: A de borracha nitrílica ou de látex natural;
  • Respiradores: De acordo com o contaminante, poderão ser necessários respiradores 1/4 faciais, semi faciais ou até mesmo faciais. É fundamental o cliente observar qual vai ser a definição do EPI pelo PPRA da empresa.
  • Viseira Facial: Protege os olhos e o rosto. Deve ser transparente e não pode ficar em contato com o seu rosto para evitar que fique embaçado;
  • Jaleco e calças hidro-repelentes: É feita com tecido de algodão tratado. O pano não fica molhado facilmente e não absorve o produto;
  • Boné ou Touca Árabe: Protege a cabeça e o pescoço;
  • Avental: Aumenta a proteção contra respingos ou possíveis vazamentos;
  • Bota de segurança: impermeável: Protegem os pés. Deve ser impermeável de cano longo resistente e do tamanho adequado aos pés.

Gestão da Segurança do Trabalho Rural 

o uso do epi defensivo agricola

A gestão de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho rural é fundamental para a prevenção de acidentes. Principalmente, pelo fato da existência de diversos riscos nocivos à saúde, como os agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins aplicados no local. 

Monitorar a exposição desses riscos, em qualquer uma das etapas como, armazenamento, transporte, preparo, aplicação, descarte e descontaminação dos equipamentos e vestimentas é obrigação do empregador. Independente do tipo de exposição, direta ou indireta. Assim como, tentar eliminar, alterar e ou implantar os equipamentos de proteção.

Lembrando que a informação com as orientações para a manipulação dos agrotóxicos é de extrema importância para prevenção de acidentes. Pois, a capacitação dos profissionais deve ser proporcionada aos trabalhadores em exposição direta e com a carga mínima de 20 horas. O programa de capacitação deve ser desenvolvido com os seguintes conteúdos:

  1. Conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos;
  2. Conhecimento de sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros;
  3. Rotulagem e sinalização de segurança;
  4. Medidas higiênicas durante e após o trabalho;
  5. Uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal;
  6. Limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal.

A ergonomia também faz parte das medidas de segurança no trabalho da zona rural. Assim como fornecer as ferramentas manuais necessárias para realizar as atividades.

Como já vimos na NR 6, é obrigatório o fornecimento gratuito aos trabalhadores, todos os EPIs necessários para o colaborador realizar as atividades profissionais em cada ambiente de trabalho e garantir a proteção individual de todos.

Demais EPIs na NR 31: 

  • Protetor Facial
  • Óculos de Segurança
  • Protetor Auricular
  • Respiradores: filtros mecânicos, químicos ou combinados.
  • Luvas de Segurança
  • Manga
  • Calçados de Segurança
  • Perneiras
  • Aventais
  • Jaquetas e Capas
  • Macacões
  • Coletes ou faixas de sinalização
  • Vestimentas Especiais

Os EPIs são fundamentais para evitar os acidentes e prevenir as doenças ocupacionais. Por isso, a escolha do equipamento adequado é dever do empregador para garantir a segurança dos trabalhadores rurais. Respeitar as normas regulamentadoras e implantar as medidas de proteção corretamente é o caminho para diminuir os acidentes!

Check-list para colocar e retirar EPIs com segurança

Confira o check list na hora de colocar e retirar os equipamentos de proteção. Lembrando que é importante ter muito cuidado para retirar o EPI, pois ele estará contaminado. Por isso, antes de retirar, lave bem as suas luvas de segurança. (Veja como retirar corretamente as luvas contaminadas!)Os EPIs podem variar de acordo com o tipo de atividade exercida, porém, a utilização é indispensável para qualquer ambiente que possa oferecer riscos à saúde e a integridade física do trabalhador. De acordo com a NR 6, o uso do EPI é obrigatório pelo Ministério da Economia e o aplicador deverá cumprir esta norma. Não esquecendo que todo EPI deve conter o CA,  Certificado de Aprovação, para garantir a qualidade do equipamento.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.