Luvas para lavar louça: Como escolher?

Tempo de Leitura: 4 minutos

luvas para lavar louça

Seja no trabalho ou em casa, usar luvas para lavar louça é uma dica importante para a proteção das mãos. A verdade é que essa simples e tão comum tarefa também oferece riscos à nossa saúde, ainda mais quando feita diariamente.

O próprio detergente de lavar louças, por mais inofensivo que pareça, é um produto químico e por isso pode acabar afetando a pele do usuário com o tempo. Por este motivo, utilizar o equipamento de proteção correto, também neste caso, é essencial.

Mas entre tantos modelos, com tantos preços e cores, como escolher a luva ideal?

É isso que você vai conferir no artigo de hoje! Você vai conhecer um pouco melhor sobre este Equipamento de Proteção Individual tão simples mas igualmente necessário no dia a dia dos trabalhadores.

Acompanhe!

Os Riscos de não usar Luvas para Lavar Louça

O detergente de lavar louças comum, que temos em casa, é um produto químico como qualquer outro, que oferece riscos à nossa saúde. Se utilizado durante muito tempo sem a proteção necessária, você poderá observar a pele das mãos mais seca e desnutrida.

Isso acontece porque a nossa pele em contato com produtos químicos, mesmo que sejam leves, perde nutrientes, ficando mais fina e sensível. É como se fosse se desgastando com  o tempo mesmo, tornando-se muito mais suscetível a irritações, alergias, etc.

Como todo produto químico, é obrigatório que qualquer tipo de detergente, sabão ou similares, tenham uma FISPQ (Ficha de Informações de Segurança para Produtos Químicos).

A FISPQ tem o objetivo de salientar cada um dos riscos daquele produto, além de medidas de proteção. Basta digitar no Google a marca do seu detergente de lavar louças + a sigla FISPQ se quiser conferir o documento.

Os principais riscos que encontramos relacionados ao detergente de lavar louças, além de deixar a pele mais sensível, é a irritação e alergias, que podem resultar em problemas cutâneos mais graves.

Também na FISPQ vemos uma recomendação como medida de segurança para tais riscos que é unânime entre os detergentes: utilizar luvas de segurança. Principalmente para longos períodos de exposição.

Luvas para Lavar Louça: diferentes modelos

Entre tantos modelos de luvas de segurança, como saber qual é o ideal para lavar louças? A luva deve oferecer segurança contra agentes químicos mas também tem que ser confortável, senão você vai acabar não utilizando.

Pensando em ajudar você nessa decisão, reunimos aqui alguns modelos que consideramos as melhores opções de luvas para lavar louça. Vamos dar uma olhada?

Luva de Látex Natural

As Luvas de Látex Natural são um dos EPIs mais utilizados no mundo todo, e uma excelente opção para a atividade. São fabricadas com a própria borracha natural e por isso são macias e confortáveis para o trabalhador.

Se formos comparar com os outros tipos de luvas que mostraremos a seguir, este é o modelo que oferece menor resistência contra rasgos e perfurações. No entanto, justamente por isso, ela oferece a melhor sensibilidade tátil.

Além disso, as Luvas de Látex Natural também protegem contra agentes químicos — outro ponto essencial para trabalhar com sabões e detergentes.

Este modelo também oferece três principais opções de forração. São elas:

  • Verniz silver: ideal para aquelas pessoas que possuem alergia ao látex, já que  este é um material hipoalergênico;
  • Algodão: proporcionando uma maior absorção do suor, o que possibilita que as mãos se mantenham secas durante um longo período de trabalho;
  • Sem revestimento: excelente opção para higiene, pois podem ser lavadas com mais facilidade além de secarem muito mais rápido.

Essas luvas são vendidas em pares ou separadamente, já que alguns modelos são ambidestros. Confira as opções da Prometal EPIs para este modelo.

Luva Nitrílica

As Luvas Nitrílicas (ou Luvas de Nitrila) são produzidas através de uma borracha sintética, diferente do modelo que vimos anteriormente. Comparado ao Látex Natural, esta luva oferece uma maior resistência a rasgos e desgastes de manuseio.

Outro fator que leva as pessoas a optarem por este tipo de luvas é quando são sensíveis ao látex. No entanto, para os alérgicos, é bom ficar ligado: algumas luvas nitrílicas contém a borracha natural em sua composição! Nestes casos, para ter certeza, sempre consulte um vendedor de confiança.

Entre as Luvas de Nitrílicas, também existem diversos modelos, com diferentes proteções. Por isso, nós recomendamos que você sempre consulte as especificações do Certificado de Aprovação (CA) antes de tomar qualquer decisão.

Lembre-se que as luvas para lavar louça ideais deverão proporcionar conforto, sensibilidade tátil e serem aprovadas contra agentes químicos leves. Você pode conferir as nossas opções se desejar.

Luva Descartável

Quanto às luvas descartáveis, essas são fabricadas através de diferentes materiais: pode ser Látex Natural, Vinil ou Nitrila. Cada uma com suas especificações, vantagens e desvantagens. Vamos ver rapidamente cada um deles?

Luva Descartável de Látex Natural: oferecem uma ótima elasticidade, o que proporciona agilidade manual para desenvolver as atividades sem tirar a sensibilidade tátil. Você vai encontrar este modelo nas opções com ou sem talco, e também esterilizada ou não.

Obviamente, esta não é uma luva recomendada para os alérgicos ao látex, devido ao material da sua composição. Pessoas com essa sensibilidade devem optar pelos modelos a seguir.

Luva Descartável Nitrílica: se não possuir látex na sua composição, a luva descartável nitrílica pode ser uma opção para os alérgicos. Geralmente é uma luva hipoalergênica, mas é sempre bom questionar o vendedor antes mesmo da compra.

Este modelo, entre as luvas descartáveis, costuma ser o mais resistente ao desgaste. Protege o trabalhador contra produtos químicos não somente leves, como também medianos e corrosivos, sem perder a sensibilidade.

Luva Descartável de Vinil: as luvas de vinil são outra boa opção para lavar a louça. Produzidas em resina vinílica, que é um material sintético, também é uma excelente alternativa para os alérgicos ao látex.

Este é um modelo muito utilizado pela indústria alimentícia em razão de oferecer uma ótima resistência contra a proliferação de bactérias. Também protege contra produtos químicos como sabão e detergente, sem retirar o conforto no manuseio.

Pronto para adquirir as suas Luvas para Lavar a Louça?

Como você pode ver, decidir entre as melhores opções de equipamento para lavar a louça não é tão difícil. Ainda mais se você puder contar com uma equipe preparada para lhe atender e oferecer a melhor orientação no momento de compra.

A verdade é que esta é uma simples atividade mas que merece atenção e cuidados como qualquer outra. Seja no trabalho ou em casa, a proteção é fundamental para assegurar a saúde e a segurança de todos.

Esperamos que você tenha gostado da leitura!

Continue no nosso blog com o artigo Luvas de Látex: o que são e quando utilizar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima