Regularização do CA de EPIs

Tempo de Leitura: 3 minutos

Depois da Medida Provisória nº 905/2019 ser revogada a pedido do Senado Federal pelo Governo, o Certificado de Aprovação voltou a valer em todo território nacional. Isso fez com que as empresas corressem com a regularização do CA de EPIs para a última hora. 

Devido a pandemia, muitas dificuldades estão impedindo que as empresas regularizem essa situação com agilidade. Dessa forma, a Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho) enviou recentemente um ofício à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho solicitando uma prorrogação do prazo para essa regularização. 

A regularização do CA de EPIs estava prevista na Portaria SEPRT n° 11.437, publicada em 8 de maio deste ano. Essa portaria estabeleceu o prazo de 180 dias para que as companhias se adaptassem ao retorno do CA e fizessem as adequações necessárias já que, até então, a emissão e/ou necessidade dos certificados estava suspensa devido a MP 905.

Regularização do CA – entenda

O que acontece é que o final do prazo destes 180 dias está prestes a chegar e, conforme dissemos, nem todas as empresas conseguiram se adequar corretamente. Com isso, entrou o pedido da Animaseg para a devida prorrogação. 

Dessa forma, Raul Casanova Júnior, diretor executivo da Animaseg, explicou em uma entrevista que faltariam menos de 40 dias para o final do prazo permitido pela Portaria para que os EPIs possam ser comercializados sem o CA. Por outro lado, a CNOR (Coordenação de Normatização e Registro) estaria levando mais de 60 dias para que fossem realizadas as novas emissões e renovações. Ou seja, a conta não fecha. 

Assim, está havendo um acúmulo de EPIs sem Certificados de Aprovação, pois não tiveram os seus emitidos ou renovados durante o período em que a MP 905/2019 ficou vigente. Esta lista á chega aos aproximadamente 2 mil Equipamentos de Proteção Individual sem a devida certificação. 

Outro ponto negativo que está atrasando os processos é a pandemia, já que os ensaios em laboratórios de testes para os EPIs está pausado devido a quarentena.  

“Assim como as alterações no sistema de emissão/renovação, que trarão agilidade no futuro próximo, mas que, hoje, ainda estão em fase da alteração na área de TI (Tecnologia da Informação) e treinamento de novos auditores fiscais do Trabalho”, comentou o diretor executivo da Animaseg. 

A intenção é conseguir atender a todos os envolvidos neste processo de certificação dos EPIs, desde fabricantes, importadores, até distribuidores e consumidores. Além disso, o próprio órgão de emissões dos Certificados também seria beneficiado com o novo prazo. 

O que é o Certificado de Aprovação?

O Certificado de Aprovação é uma certificação emitida pelo Ministério da Economia para determinar se aquele equipamento foi ou não fabricado de acordo com as normas vigentes.

Dessa forma, esta documentação é a responsável por garantir que um equipamento esteja apto a oferecer a devida proteção. Isso é fundamental para absolutamente todos os EPIs e também para a empresa, que pode receber multas e processos judiciais caso forneça equipamentos sem esta certificação.

Isso porque de acordo com a NR 6, todo Equipamento de Proteção Individual, independente de ser fabricação nacional ou importado, só pode ser comercializado ou utilizado se tiver a indicação do Certificado de Aprovação.

Antes de ser colocado à venda, o EPI é submetido a vários testes específicos para garantir a durabilidade, conforto e proteção para exercer as atividades. Sendo aprovado, o equipamento recebe o número do CA e a autorização para a comercialização do produto.

É importante ressaltar que o CA possui um prazo de validade que, ao estar vencido, não poderá mais ser comercializado. Porém, ainda assim, poderá ser utilizado.

Fique ligado no blog da Prometal EPIs para mais notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima