Dicas para planejar a compra de EPI durante a pandemia

Tempo de Leitura: 6 minutos

A pandemia do Coronavírus chegou assolando todo mundo em todos os lugares. Com isso, muita coisa acabou mudando: o tipo de trabalho; as idas aos estabelecimentos; a maneira como adquirimos nossos produtos em casa ou mesmo para a empresa em que trabalhamos.

Com tudo isso, obviamente, a Segurança do Trabalho mudou muito também. No entanto, não ficou menos importante, pelo contrário. Houve um aumento significativo na busca pelos equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como demais itens de segurança.

Mas a forma como as pessoas estão adquirindo este produtos também mudou, e muito. Aqui na nossa loja por exemplo, tivemos que fazer diversas adequações para que possamos continuar atendendo aos nossos clientes “normalmente”. 

Mudamos nossas instalações, as regras de convivência, a maneira de atender o nosso cliente e até mesmo a nossa comunicação teve que passar por diversas atualizações. Tudo para que pudéssemos continuar oferecendo ao público em geral a melhor experiência e amparo quanto à Segurança do Trabalho.

Por isso, se você deseja saber dicas para planejar a compra de EPI durante a pandemia, chegou ao lugar certo. De tanto nos adequarmos e corrermos atrás de informações, estamos prontos para oferecer a você as melhores soluções. 

Qual o papel dos Equipamentos de Proteção Individual?  

Os Equipamentos de Proteção Individual são itens fundamentais para a proteção dos trabalhadores que atuam expostos a certos riscos no ambiente de trabalho. Além de oferecerem proteção direta, são a última das Medidas de Controle de Risco a ser tomada. 

Por este motivo, são considerados “a última cartada” da empresa para que seja possível proporcionar um ambiente de trabalho seguro e de riscos atenuados. Além do mais, os EPIs são obrigatórios, previstos pela NR 6 – a Norma Regulamentadora responsável por determinar tudo que refere aos equipamentos de proteção. 

Dessa forma, a NR 6 deve ser seguida para que a empresa esteja em dia com a legislação. Segundo o item 6.1 da norma, é considerado equipamento de proteção individual “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.”

Além disso, é obrigatório que o equipamento possua o Certificado de Aprovação- CA emitido pelo Ministério da Economia. O objetivo do CA é mostrar que o produto foi fabricado corretamente e, por isso, está apto a oferecer a segurança a qual se propõe.

O fornecimento dos EPIs deve ser feito pela empresa, sem cobrar custo adicional dos colaboradores. Deverá partir de um planejamento de compra, que envolve alguns itens essenciais para que seja feito corretamente.  

É isso que torna uma Gestão de EPIs peça chave para o sucesso da Segurança do Trabalho de uma empresa: organização e um planejamento adequado. Sabemos que com as mudanças da pandemia isso ficou um pouco mais difícil e, por isso, decidimos ajudar.

Se você tem dúvidas sobre como planejar a compra de EPI da sua empresa em tempos de pandemia, fique atento pois é o que veremos a seguir. 

3 passos para a compra do EPI durante a pandemia

Tem coisas que não mudam, nem mesmo em tempo de pandemia: a escolha dos EPIs continua tendo que ser feita da mesma forma. Existe uma coerência a seguir para a aquisição dos equipamentos corretos e por isso é preciso seguir uma certa ordem.

No entanto, é fato que você precisa ter em mente que, dependendo do nicho, você precise repensar a periodicidade da sua compra de EPIs. Isso porque devido à pandemia, alguns equipamentos ficam em falta com certa frequência, como é o caso dos respiradores. 

Outro fator importante que leva a importância de fazer um planejamento adequado para a aquisição dos produtos é que acontecem extravios, prazos de validade que vencem, equipamentos perdidos… Tudo isso deve entrar na sua conta para que ninguém corra o risco de ficar sem EPI por um motivo ou outro.

Para evitar todo tipo de surpresa, é necessário se planejar com antecedência é essencial. Por isso, separamos 3 passos simples para você planejar a compra do EPI em tempos de pandemia. Veja quais são eles:

  1. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
  2. Gestão de EPIs;
  3. Loja de EPIs adequada.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O PPRA é o primeiro passo sempre que pensamos em compra de EPIs. Isso porque este é o setor responsável pela identificação, análise e antecipação dos riscos no ambiente de trabalho. Definindo, assim, quais os Equipamentos deverão ser utilizados. 

Este programa é regulamentado pela NR 9 que tem como intuito: 

“Estabelecer a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.”

Dessa forma, em tempos de pandemia ou não, o PPRA continua sendo o primeiro passo para indicar quais riscos existem no ambiente e que o EPI deverá atender. Isso dará através da definição de todas as Medidas de Controle de Risco que serão tomadas. 

Essas medidas serão desenvolvidas e aplicadas no Risco em si, no ambiente de trabalho ou no receptor do risco. O último citado é onde entram os EPIs, sendo a última das medidas de segurança a serem tomadas, conforme havíamos mencionado anteriormente.

Gestão de EPIs

Sabendo exatamente quais os riscos do ambiente e como eliminá-los ou atenuá-los, saberemos quais os EPIs utilizar. Dessa forma, é hora de pensar na Gestão de EPIs, pois isso também irá facilitar o planejamento de compra dos equipamentos durante a pandemia.

Para que diminuam os casos de perda, extravio e prazos de validade vencidos, você poderá contar com ferramentas que facilitem este processo de organização. Como por exemplo, a Ficha de EPIs e a Planilha de Controle de Estoque.

Vale lembrar que utilizar um produto que esteja quebrado ou fora da validade poderá resultar em acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Além de prejudicar o trabalhador de uma maneira óbvia, acaba prejudicando também a empresa que será autuada em multas e processos judiciais. 

Segundo a NR 6, dentre as obrigações do empregador, está: substituir o equipamento sempre que for extraviado ou danificado; responsabilizar-se pela manutenção periódica e manter registrado o fornecimento do EPI para cada colaborador. 

Por isso, em tempos de pandemia ou não, a responsabilidade sobre o fornecimento do EPI adequado vai depender do empregador. E sem uma Gestão de EPIs adequada, este processo fica bem mais difícil.

Pensando em ajudar você, desenvolvemos dois materiais gratuitos que irão facilitar a sua gestão de EPIs: a Ficha de EPI e a Planilha de Controle de Estoque. Com elas você terá total controle sobre os equipamentos e poderá identificar com clareza quando terá que planejar a próxima compra. 

Baixe gratuitamente:

Distribuidor de EPIs de Confiança

Aqui chegamos na peça chave para planejar a compra de EPI durante a pandemia. Estamos vivendo uma época em que se pudermos ficar em casa e resolver tudo sem sair, melhor vai ser, seja pela nossa saúde ou pela saúde dos outros ao nosso redor.

Por isso, a compra de EPIs nesse momento será interessante se puder ser feita de maneira remota. Dessa forma, você precisa buscar um fornecedor que ofereça a opção de compra à distância e um atendimento de qualidade seja pelo telefone, whatsapp ou virtualmente.

Por outro lado, muitas vezes, não podemos escapar de nos deslocar até a loja. Nestes casos, você precisará ter certeza de que o distribuidor de EPIs está tomando absolutamente todas as medidas preventivas para tempos de Coronavírus.

Algumas dicas são: distanciamento do caixa, espaços internos, respeito à lotação máxima, álcool gel na entrada, todos funcionários de máscara de proteção, entre outros. Aqui na Prometal EPIs por exemplo, nós fizemos todas as adequações necessárias para melhor atender você.

Compra de EPI é na Prometal EPIs

Aqui na Prometal EPIs você tem a certeza de encontrar um estabelecimento pronto para oferecer a você um atendimento adequado e seguro mesmo durante a pandemia. Estamos prontos para receber você presencialmente mas se puder, preferimos atendê-lo à distância.

Por isso, oferecemos whatsapp, e-mail, telefone e até mesmo chat virtual para que você possa falar conosco sem correr riscos de contrair o vírus ou disseminá-lo por aí nas ruas. Mas se você precisar muito, pode vir até a nossa loja. Apostamos que você se sentirá seguro pois verá que tomamos absolutamente todas as medidas necessárias de proteção.

Você sabe que de segurança e proteção nós entendemos bem, certo?

Continue sua leitura com Gestão de EPIs: Solução para as empresas

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