Blog   EPIs   03 de junho de 2020

O que é EPI conjugado?

Tempo de Leitura: 5 minutos
EPI conjugado

O EPI conjugado é tão importante para a segurança do trabalhador quanto um Equipamento de Proteção Individual comum. Isso porque oferece segurança a mais de uma parte do corpo do usuário, já que utiliza de uma combinação de peças para um aumento de proteção.

Ou seja, o EPI conjugado é composto de dois ou mais dispositivos que possuem a intenção de proteger o trabalhador. Juntos, oferecem um sistema de proteção mais abrangente e seguro, facilitando, muitas vezes, até mesmo a produtividade do colaborador.

Sabemos que os EPIs são peças fundamentais para a Segurança do Trabalho nas empresas. Por este motivo, ter total entendimento sobre todas as possibilidades disponíveis no mercado é interessante para que assim o empregador possa oferecer as melhores opções.

Até porque, fornecer os equipamentos adequados para a promoção do trabalho seguro dentro da empresa é mais do que uma responsabilidade, é uma obrigação. Por estarem previstos ns NR 6, tanto os EPIs quanto todo tipo de EPI conjugado são de fornecimento obrigatório por parte da empresa.

Bem, se você deseja saber mais sobre isso e também sobre a importância do EPI conjugado especificamente, fique ligado neste artigo. Iremos mostrar a você diversos pontos essenciais para o seu entendimento sobre estes assuntos e muito mais. Acompanhe!

EPI Conjugado: o que é e quais os tipos?

Como você já pode prever, o EPI conjugado é como chamamos um sistema que conjuga mais de um equipamento de proteção para prevenir um ou mais riscos de uma só vez. Assim, os EPIs associados agem em conjunto para uma proteção mais abrangente.

Um dos exemplos mais comuns que podemos citar é o uso do capacete de segurança com o protetor facial, por exemplo. Ambos equipamentos são importantes e essenciais, juntos formam um sistema mais simples e ágil de proteção. 

É importante ressaltar que todos os Equipamentos de Proteção Individuais são um direito do trabalhador. Por serem previstos na NR 6, seu fornecimento deve ser feito por parte da empresa e de maneira totalmente gratuita. O mesmo acontece com o EPI conjugado.

Segundo a NR 6, no parágrafo 6.1.1, “entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

Ou seja, o EPI conjugado age como um facilitador. Oferecendo proteção a mais de uma parte do corpo do trabalhador, e a mais de um tipo de risco simultaneamente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que não acabe ocorrendo o efeito contrário.

Conjugar EPIs sem a devida precaução pode colocar o trabalhador em risco. Ou melhor, aumentar os riscos para os quais o trabalhador está exposto! Mais adiante neste texto iremos falar um pouco mais sobre os cuidados que você deverá tomar com o EPI conjugado.

Exemplos de EPI Conjugado

O EPI conjugado é mais comum do que você imagina e certamente você irá reconhecê-lo. Alguns dos tipos mais comuns envolvem Capacete de Segurança; Óculos ou Protetor Facial (quando integrados ao capacete); Equipamentos de Proteção Auditiva; Equipamentos para Trabalho em Altura; entre outras opções que você poderá encontrar no mercado.

Veja abaixo alguns dos exemplos mais comuns:

  • Capacete de Segurança e Protetor Facial;
  • Cinto de Segurança para Trabalho em Altura com Talabarte;
  • Capacete com Máscara de Solda; 
  • Cinto de Segurança com Trava-quedas.
  • Capacete com Protetor Auricular tipo Concha;
  • Capacete com Protetor Facial;
  • Etc.

Lembre-se que o que caracteriza o EPI Conjugado é quando o dispositivo, como um todo, é formado por mais de um mecanismo. Um belíssimo exemplo é o capacete 3×1 que é composto pelo capacete, protetor facial e kit abafador.

Cuidados com que você deve tomar

Como o EPI conjugado é um conjunto de Equipamentos de Proteção Individual, devemos partir do princípio dos mesmos cuidados iniciais. Cada um dos EPIs deverá ter o Certificado de Aprovação em dia (Leia agora: a Volta do CA) para garantir que tenham sido fabricados de acordo com as normas técnicas de segurança. 

Além disso, é fundamental, também, que estejam dentro do prazo de validade. Lembre-se que existem dois prazos importantes nesse sentido: a validade do CA e a validade do EPI! A validade do CA deve ser conferida no momento da compra enquanto a validade do EPI deve ser conferida principalmente após a compra. 

Isso acontece porque um equipamento não pode ser posto a venda se estiver com o Certificado de Aprovação vencido, por isso você deve observar isso no momento da compra. Logo após adquirir o produto, a data do CA já não precisa ser levada em consideração já que o EPI pode ser utilizado mesmo após essa data! Só não poderá ser comercializado.

Já a data de validade do próprio equipamento de proteção, essa sim, após este prazo o EPI deverá ser descartado pois poderá perder sua capacidade de proteção. Por isso, lembre sempre de levar em consideração estes dois prazos!

Outro cuidado importante com o EPI conjugado bem como qualquer EPI é quanto suas condições de uso. Se o equipamento apresentar arranhões, defeitos, estragos ou algum problema, deverá ser substituído imediatamente.

Mais algum cuidado especial?

Se tratando do EPI conjugado, os cuidados não são somente estes. Existem algumas situações específicas que você deve ficar atento, como por exemplo, a marca dos EPIs que estão conjugados. 

É evidente que não é recomendado utilizar de forma conjugada qualquer tipo de equipamento. Se os EPIs não foram feitos para serem utilizados juntos, podem interferir na proteção um do outro, aumentando, assim, a exposição ao risco (e consequentemente a diminuição da proteção).

Por isso, ao adquirir um EPI conjugado, verifique com o atendente da Loja de EPIs se os produtos em questão obedecem às determinações oficiais para serem utilizados como tal. Do contrário, você poderá estar colocando a vida do trabalhador em risco.  

Além de poder ficar tranquilo por estar oferecendo Segurança do Trabalho aos seus colaboradores, saberá que está mantendo a sua empresa em dia com a legislação. Evitando, assim, multas e processos judiciais por vias de acidentes ou complicações. 

Onde adquirir EPI Conjugado? 

O EPI conjugado pode ser adquirido em qualquer loja de EPIs normal. No entanto, temos algumas sugestões que fazem sua compra mais proveitosa. A primeira delas é buscar um Distribuidor de EPIs que seja da sua confiança. 

A loja que você comprará os Equipamentos de Proteção Individual deve oferecer a você não somente produtos e equipamentos variados, como também uma experiência completa. Caso você precise de uma orientação ou mesmo indicação, é fundamental que tenha algum profissional capacitado para oferecer tal ajuda. 

Afinal de contas, você não poderá comprar um produto apenas por comprar. Se tratando de EPIs, você precisa ter certeza absoluta de que estará adquirindo a peça ideal para determinado colaborador desenvolver determinada tarefa em tal local. 

Se não for uma loja da sua confiança, como você saberá se as orientações do vendedor são verdadeiras ou ele só está visando o lucro da empresa em que trabalha? 

Portanto, busque um distribuidor de EPIs que tenha uma equipe qualificada para atender você em todas as áreas que você pode vir a precisar: desde uma orientação de confiança até as melhores marcas do mercado com vantagens exclusivas.

Se precisar, já sabe né? Conte sempre com a Prometal EPIs! 

Continue a sua leitura com Jaleco é considerado EPI? Saiba mais!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.