Blog   NRs - Normas Regulamentadoras   15 de maio de 2019

O que diz a NR 14 sobre o trabalho com Fornos

Tempo de Leitura: 4 minutos

NR 14

Se o nosso forno doméstico já oferece um certo tipo de risco em caso de descuidos… Imagine os grandes fornos industriais. Não é a toa que a  NR 14 seja tão importante para os empregadores da área.

A verdade é que a Segurança do Trabalho é um assunto que deve estar sempre em discussão. Em busca de melhorias em prol da saúde e da qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa.

No artigo de hoje você vai conhecer cada ponto da NR 14, os riscos da profissão de forneiro e quais são os principais EPIs para estes trabalhadores.

Confira!

NR 14 – a Norma Regulamentadora dos Fornos

A NR 14 tem como principal objetivo regulamentar todos os processos que envolvem o trabalho com fornos — sejam eles de qualquer finalidade — no intuito de preservar a segurança do trabalhador.  

Logo no primeiro parágrafo, item 14.1., a Norma define as boas práticas para o processo de construção do forno industrial, a fim de prevenir potenciais riscos que podem acontecer em caso de falha durante este processo inicial.

Assim sendo, vemos o seguinte parágrafo:

“14.1. Os fornos, para qualquer utilização, devem ser construídos solidamente, revestidos com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora – NR 15.”

Mas o que a NR 15 tem a ver com a NR 14?

É simples: a NR 15 é a Norma Regulamentadora que versa sobre as atividades e operações  insalubres em que os profissionais poderão estar expostos.

Se o forno não for construído conforme o primeiro parágrafo da NR 14, que você viu logo acima, então a radiação do calor poderá ultrapassar os limites de tolerância expostos no Anexo 3 da NR 15, classificando a atividade do trabalhador como insalubre.

No parágrafo seguinte da NR 14, vemos as obrigações que o empregador deverá seguir durante o processo de instalação do forno nas dependências da empresa.

Veja o que diz a norma:

14.2. Os fornos devem ser instalados em locais adequados, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores.

Lembre-se que o local adequado para a instalação do seu equipamento deverá ser ventilado para evitar o acúmulo de gases nocivos à saúde dos trabalhadores, além de não interferir em áreas vizinhas pelas altas temperaturas.

Todas as plataformas e escadas dos fornos também deverão ser estrategicamente construídas e posicionadas visando unicamente a execução segura de todas as tarefas dos trabalhadores no local, como vimos nos parágrafos seguintes da NR 14.

14.2.1. Os fornos devem ser instalados de forma a evitar acúmulo de gases nocivos e altas temperaturas em áreas vizinhas.

14.2.2. As escadas e plataformas dos fornos devem ser feitas de modo a garantir aos trabalhadores a execução segura de suas tarefas.

Com a exceção dos fornos elétricos que ainda são minoria no mercado, a maioria dos fornos industriais utilizam de combustíveis para ocorrer a combustão, e por isso é importante atentar-se para o item 14.3 da NR 14 que você vê a seguir:

14.3. Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para:

a) não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador;
b) evitar retrocesso da chama.

Ainda se tratando dos fornos a combustível, chegamos ao último parágrafo da NR 14 (14.3.1.). Aqui, é estabelecido  que os fornos industriais devam portar uma chaminé adequada para a livre saída dos gases tóxicos eliminados pelo equipamento.

É válido ressaltar que a liberação dos gases deve, obrigatoriamente, seguir as normas técnicas vigentes sobre poluição do ar. Isso para não causar ou nem agravar nenhum tipo de dano ambiental.

Os Riscos da Profissão de Forneiro

Claro que os riscos variam de acordo com os ambientes dentro da empresa e, por isso, é importante que sejam identificados pela equipe responsável pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

No entanto, podemos adiantar alguns elementos que sejam mais prováveis, como por exemplo os ruídos extremos, baixa iluminação, temperaturas altas excessivas e umidade. Vamos ver um pouco sobre cada um desses potenciais riscos?

Ruídos Extremos

Os riscos relacionados aos ruídos são geralmente medidos de duas formas. Pela altura e pelo tempo de exposição do trabalhador (quanto mais tempo exposto aos ruídos, pior é).

Além desse risco prejudicar a atenção do profissional à atividade, a exposição excessiva a ruídos pode causar problemas de audição, insônia e até mesmo impotência sexual.  

Baixa Iluminação

O trabalhador que atua na área de fornos industriais também pode ficar exposto ao risco de baixa iluminação, a depender do ambiente em que o equipamento for instalado.

Este risco pode acabar interferindo diretamente na visão e na musculatura que envolve este sentido do colaborador. Ocasionando problemas de pele, irritação nos olhos, cansaço visual, podendo chegar até outras doenças mais graves.

Alta Temperatura

O funcionário que trabalha diariamente exposto a altas temperaturas como o forneiro deve seguir todas as recomendações de segurança. Para evitar a desidratação, possíveis queimaduras e outros problemas como por exemplo o câncer de pele.  

Este é mais um dos motivos pelos quais o uso do EPI é imprescindível para o profissional.

Umidade

Este é mais um risco que também está descrito na NR 15, mais precisamente no Anexo X. Onde há o seguinte parágrafo:

  1. As atividades ou operações executadas em locais (…) com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.

Esses são alguns exemplos de riscos que o trabalhador que atua diretamente com fornos poderá encontrar na sua rotina profissional.

Como contornar esses riscos?

Para que todos os riscos previstos no PPRA sejam contornados, é preciso não só que o empregador siga adequadamente a NR 14, como também assegurar que todas as Medidas de Controle de Risco estejam sendo efetivamente tomadas.

Essas medidas serão aplicadas em três locais. Tanto na origem do contaminante (que nós chamamos de fonte), como no ambiente de trabalho e também no receptor (no caso, o trabalhador). Seguindo, é claro, a Hierarquia de Riscos.

Gostou deste artigo? Então nós temos um presente para você!

Baixe gratuitamente o nosso eBook e aprenda como prevenir os riscos na Cozinha Industrial!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.