Blog   EPIs   24 de junho de 2019

Macacão Químico: o que é e quando utilizar este EPI?

Tempo de Leitura: 4 minutos

macacão químico

Os Equipamentos de Proteção Individual são fundamentais para assegurar a saúde e a segurança física dos trabalhadores. Assim é, por exemplo, com o Macacão Químico que nós veremos neste artigo!

Como o próprio nome já menciona, este EPI é fundamental para proteger o usuário contra diversos tipos de Riscos Químicos. É utilizado em áreas como pinturas, limpeza, montadoras, carvoarias, etc.

No entanto, é claro que não existe apenas um tipo de Macacão Químico. No momento da compra, é imprescindível que você saiba identificar as principais diferenças de cada um deles para escolher o modelo mais adequado.

No artigo de hoje, você vai conferir algumas especificações importantes deste equipamento tão importante além de dicas para uma proteção química eficiente. Acompanhe!

O que é o Macacão Químico?

O principal intuito do Macacão Químico é proteger o corpo inteiro do trabalhador contra vários tipos de riscos químicos. Dessa forma, diminui a necessidade de utilizar muitos equipamentos tornando o processo muito mais prático e ágil.

Geralmente é produzido em material respirável para que o suor evapore e, consequentemente, proporcione mais conforto para o usuário. É muito indicado para atividades que envolvam produtos químicos de diferentes classes, como vapores, respingos, partículas, etc.

Segundo a Norma ISO 16602, legislação onde se enquadram os Macacões Químicos, as vestimentas são classificadas através de tipos e classes. Assim sendo, primeiramente é identificado o Tipo, que pode ir do 1 ao 6, e é baseado no estado físico do risco.

Vamos ver cada um desses tipos abaixo?

Tipos de Macacões Químicos

Como você viu, primeiramente os Macacões Químicos são separados por tipos — quanto menor o número do tipo, mais resistente é o Macacão. Cada um desses tipos oferece uma proteção diferente, que se dá de acordo com o estado físico do risco químico.

São eles:

  • Tipo 1 – Sendo o maior nível de proteção para um Macacão Químico, as vestimentas Tipo 1 oferecem resistência contra gases.
  • Tipo 2 – É o segundo tipo mais resistente entre os macacões químicos. No entanto, não oferece proteção contra gases.
  • Tipo 3 – Nível mediano de proteção, oferece resistência contra jatos líquidos.
  • Tipo 4 – Oferece proteção contra respingos, sendo um pouco menos resistente que o anterior.
  • Tipo 5 – Nível de proteção considerado baixo, pois oferece resistência apenas contra partículas.
  • Tipo 6 – Este é o tipo de macacão químico menos resistente. Oferece proteção contra respingos considerados leves.

É válido ressaltar que a Norma ISO 16602 prevê apenas a proteção contra produtos químicos! Sempre que houver outros riscos presentes no ambiente de trabalho, é importante que o macacão também ofereça resistência ou então que sejam utilizados outros EPIs.

Diferentes Cores do Macacão Químico

Além dos 6 diferentes tipos de macacões químicos, outro item importante a ressaltar é a cor da vestimenta. Geralmente você encontra o EPI em três diferentes cores: branco, amarelo e verde. No entanto, é válido lembrar que, hoje em dia, os fabricantes já possuem os produtos em outras cores.

Cada uma dessas cores também possui algumas características específicas — não são somente pela aparência não. Em sua grande maioria, os macacões brancos, por exemplo, oferecem resistência do tipo 6, que é contra poeiras, névoas e sprays.

Mas lembre-se: maioria não quer dizer todos! Você também vai poder encontrar no mercado, macacões químicos brancos dos tipos 4 e 5! Então o mais recomendado é sempre verificar antes de comprar.

Já os macacões amarelos, oferecem um pouco mais de proteção: possuem resistência a cerca de 80 tipos diferentes de produtos químicos. Os verdes, por sua vez, configuram o modelo mais resistente entre as três cores.

Oferecem proteção contra mais ou menos 180 produtos químicos diferentes, além de proteger contra riscos mecânicos também (sendo o único das três cores a oferecer essa proteção).

Outra dica importante na hora de comprar um macacão químico é verificar a Tabela de Impermeabilidade, pois pode variar de uma marca para outra. Para isso, é sempre importante que você adquira seus produtos em um distribuidor confiável.

Quais os perigos dos Riscos Químicos?

O maior problema dos Riscos Químicos é que, até hoje, já foram catalogados mais de 100 mil substâncias diferentes.

Consequentemente, é um desafio e tanto para os profissionais da Segurança do Trabalho identificar e analisar as reações de cada uma delas no nosso organismo.

Por este motivo que fazer o uso correto de todos os Equipamentos de Proteção que forem necessários é tão importante. Além disso, os agentes químicos podem entrar no nosso corpo de três maneiras: pela via respiratória, absorção cutânea e via digestiva.

Para uma proteção completa, é preciso que o trabalhador tenha essas três vias protegidas. Do contrário, estará exposto a uma contaminação indesejada que pode resultar em: asfixia; alergias; irritação na pele; intoxicações; etc.

Além dos EPIs, também é importante levar em consideração os limites de tolerância à exposição ao risco, determinados pela NR 15 – Atividades e Operações Insalubres.

A NR 15 é a Norma Regulamentadora que rege todas as informações relacionadas à atividades consideradas insalubres. Dessa forma, nos anexos XI e XIII você encontra os limites de tolerância para produtos químicos.

Quem deve fornecer o Macacão Químico?

Para compreender quem deve fornecer o equipamento, é importante dar uma olhada na NR 6 — a Norma Regulamentadora que define todas as práticas sobre a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual.

Segundo a NR 6, mais precisamente o parágrafo 6.3, o fornecimento do EPI é de total responsabilidade do empregador. O equipamento deve ser entregue ao trabalhador de maneira gratuita e em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Já ao colaborador, cabe utilizar o equipamento com responsabilidade, de acordo com as indicações, e apenas durante suas atividades; Guardar e cuidar da conservação para sua durabilidade além de comunicar ao empregador qualquer problema com o EPI.

Está pronto para adquirir o seu produto?

Esperamos que você tenha gostado da leitura e que não tenha mais nenhuma dúvida quanto ao Macacão Químico! Se ficou alguma questão, envie para a gente! Iremos adorar ajudar você a encontrar o modelo ideal.

Cada equipamento tem a sua importância na Segurança do Trabalho, e cada pessoa deve fazer a sua parte para buscarmos ambientes de trabalho mais seguros.

Sempre que você precisar, conte com a Prometal EPIs. 🙂

Confira as nossas opções de Macacões Químicos.

Continue a sua leitura com Proteção Química: vestimenta de segurança e muito mais.

Registre-se
Notify of
guest
2 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.