Blog   EPIs   17 de setembro de 2020

Macacão Descartável: Conheça os modelos!

Tempo de Leitura: 5 minutos
macacão descartável

O Macacão Descartável é uma vestimenta de segurança muito importante e utilizado em diversas áreas profissionais. Como é comum entre os EPIs, existem variados modelos possuindo cada um uma resistência específica a determinados grupos de risco.

Por este motivo, saber escolher os Equipamentos de Proteção Individual é sempre uma tarefa primordial a se fazer. É preciso conhecer os riscos do ambiente onde o trabalhador desempenhará suas atividades e os modelos de EPI que temos disponíveis no mercado.

Dessa forma, se pode chegar a uma conclusão de qual equipamento escolher. Com o Macacão Descartável não é diferente. Existem algumas pequenas variações entre eles que podem fazer toda a diferença quanto à proteção esperada para o trabalhador.

Pensando em facilitar para você, decidimos criar este artigo onde mostraremos os principais Macacões Descartáveis e suas características que os diferenciam entre si. Se você deseja saber mais sobre este assunto, fique com a gente no blog e tenha uma boa leitura!

Antes de mais nada, vale ressaltar que a Prometal EPIs possui diversas opções de Macacão Descartável. É só dar uma olhada aqui

O que é o Macacão Descartável? 

Macacão Descartável é como é chamado a vestimenta de segurança de uso único que serve para proteger o corpo inteiro do trabalhador contra diversos tipos de risco. São comumente utilizados em variadas profissões e atividades profissionais. 

São considerados equipamentos de proteção individual e, por isso, regulamentados pela NR 6 que os determina como obrigatórios sempre que for detectada sua necessidade. O fato de serem descartáveis, ou seja, de uso único, indica que não podem passar por nenhum tipo de lavagem nem mesmo esterilização. 

Como formam uma barreira protetiva e completa ao corpo do usuário, diminui os riscos de contaminações, respingos e exposição direta do trabalhador ao risco. Também pelo fato de ser uso único, evita a contaminação cruzada, que geralmente ocorre em vestimentas que podem ser higienizadas e reutilizadas. 

Dessa forma, o Macacão Descartável oferece proteção contra:

  • Produtos Químicos leves;
  • Vírus e bactérias;
  • Respingos;
  • Entre outros. 

Assim, são itens de segurança essenciais em atividades profissionais como: pintura; petroquímica; laboratórios; hospitais e UTIs; serviços de limpeza pesada; e até mesmo em situações específicas hospitalares, como a Pandemia do Coronavírus.

Macacão Descartável e o Coronavírus 

Profissionais da área da saúde que lidam diretamente com o Coronavírus precisam utilizar EPIs específicos para evitar a contaminação ou mesmo a disseminação do vírus. Por este motivo, dentre os equipamentos necessários, está o Macacão Descartável.

Além disso, é recomendada a utilização, também, de máscaras PFF2, Luvas Descartáveis e Protetor Facial (face shield). A utilização destes equipamentos durante este momento que vivemos atualmente é tão importante que existe uma ordem correta de colocação e retirada dos equipamentos. 

Primeiro o Ministério da Saúde recomenda que o profissional higienize as mãos com álcool 70%; Logo, deverá vestir o Macacão Descartável (e impermeável) e a Máscara PFF2, manuseando o EPI sempre pelo elástico. Logo, o profissional deve colocar as luvas que deverão ficar por cima do Macacão. Por último, vestir o capuz da vestimenta e o protetor facial. 

Para retirar os equipamentos também há uma ordem correta a ser seguida. Primeiro deve-se remover as luvas de segurança e feita a higienização das mãos. Logo, retire o protetor facial que também deverá ser descartado, e então o capuz e o zíper do Macacão Descartável poderá ser aberto. Antes de retirar a vestimenta por completo, as mãos deverão ser higienizadas novamente e apenas após a saída do leito é que o profissional poderá remover o macacão enrolando-o de dentro para fora. 

Então os calçados deverão ser retirados e o Macacão Descartável descartado em local adequado. 

Modelos de Macacão Descartável 

Existem diversos tipos de Macacão Descartável que podem até parecer o mesmo olhando de longe, mas que possuem detalhes importantes que precisam ser observados. O principal fator que diferencia um modelo para o outro são os materiais que os compõem.

Isso porque dependendo da matéria prima, certos riscos poderão ou não ser enquadrados para que o produto ofereça resistência. Dessa forma, este talvez seja o fator principal a se observar ao adquirir uma vestimenta descartável. 

Fornecer um EPI que seja inadequado aos riscos do ambiente ou atividade profissional irá colocar o trabalhador em exposição direta aos riscos. Isso poderá ocasionar doenças ocupacionais, acidentes do trabalho além de multas e processos judiciais para a empresa.

Não é isso que nós queremos, certo? Portanto, primeiramente você deve saber que os Macacões Descartáveis podem ser divididos em 6 tipos. São eles:

  • Tipo 1 – O maior nível de proteção para um Macacão Químico, as vestimentas Tipo 1 oferecem resistência contra gases.
  • Tipo 2 – É o segundo tipo mais resistente entre os macacões químicos. No entanto, não oferece proteção contra gases.
  • Tipo 3 – Nível mediano de proteção, oferece resistência contra jatos líquidos.
  • Tipo 4 – Oferece proteção contra respingos, sendo um pouco menos resistente que o anterior.
  • Tipo 5 – Nível de proteção considerado baixo, pois oferece resistência apenas contra partículas.
  • Tipo 6 – Este é o tipo de macacão químico menos resistente. Oferece proteção contra respingos considerados leves.

É válido ressaltar que a Norma ISO 16602 prevê apenas a proteção contra produtos químicos! Sempre que houver outros riscos presentes no ambiente de trabalho, é importante que o macacão também ofereça resistência ou então que sejam utilizados outros EPIs.

Veja aqui o nosso vídeo do youtube sobre Macacão Químico.

Além disso, separamos três principais modelos de Macacão Descartável para exemplificar a você as principais características de cada um deles.

Macacão Descartável Covertech 100

Este modelo é produzido em TNT de polipropileno com filme de polietileno microporoso. Possui um capuz dividido em duas peças que possui elástico. O fechamento é frontal com zíper bidirecional sem aba protetora. Como todos os modelos, possui elástico na cintura, punhos e tornozelos para uma melhor vedação no corpo do trabalhador.

Ideal para a proteção do tronco e membros superiores e inferiores contra: 

  • Respingos de Produtos Químicos em Pinturas;
  • Proteção contra revestimentos spray;
  • Respingos de graxa e óleos;
  • Produtos químicos em limpezas no geral. 

Macacão de Segurança Covertech 200

Também produzido em Tecido Não Tecido de polipropileno, mas neste caso, SMS. Possui um capuz separado em três peças, também com elástico. O fechamento deste Macacão Descartável é frontal, com zíper bidirecional, mas ao contrário do anterior, este possui aba protetora. É indicado para os mesmos serviços que o anterior, porém possui estes pequenos diferenciais. 

Vestimenta Descartável Covertech 300

Este é considerado o modelo mais resistente dos três. Também é confeccionado em TNT de polipropileno, no entanto, conta com uma camada laminada de polietileno que oferece ainda mais proteção ao usuário. 

O capuz é de três peças com elástico e também possui elásticos nos punhos, tornozelos, polegares e cintura. Outro detalhe deste modelo de macacão descartável é que possui as costuras seladas, o que dá ainda mais conforto para os casos de impermeabilidade. 

Como descartar EPIs contaminados? 

Muitas vezes os EPIs descartáveis são contaminados e por isso precisam de uma atenção na hora de seu descarte. Se for o caso do equipamento ter sido exposto a ambientes com produtos químicos, então o Macacão Descartável poderá possuir um risco agregado, despertando a necessidade de um descarte separado já que possui potencial de contaminação. 

De acordo com as normas vigentes, os resíduos da Classe I são considerados perigosos, pelo fato da contaminação durante o uso. E os resíduos da Classe II, não perigosos, e podem ser descartados em lixo comum ou separado de acordo com o material para a reciclagem.

Ou seja, o Macacão Descartável poderá ser descartado tanto em lixo comum quanto em lixo separado. Vai depender somente dos riscos aos quais o EPI foi exposto. Este cuidado é fundamental para a proteção de todos como sociedade. 

Por este motivo, é bem importante compreender a maneira correta do descarte de cada um dos EPIs utilizados no dia a dia. Para que assim seja possível prevenir contaminações e contribuir para o meio ambiente, evitando a utilização de equipamentos com condições de uso inapropriadas.

Macacão Descartável é na Prometal EPIs

Venha conferir a nossa Linha de Macacões Descartáveis! Aqui você garante as melhores marcas do mercado e a certeza do melhor preço. Ficou com alguma dúvida? Envie sua mensagem pelo chat do canto da tela ou deixe o seu comentário. 

Continue sua leitura com Macacão Químico: o que é e quando utilizar este EPI?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.