Blog   EPIs   06 de maio de 2020

Coronavírus: Como prevenir os riscos dos profissionais da saúde?

Tempo de Leitura: 5 minutos
riscos dos profissionais da saúde

Os profissionais da saúde estão na linha de frente contra o Coronavírus e por isso merecem todo o nosso respeito. No entanto, também estão sujeito a riscos que podem afetar diretamente sua saúde e por isso precisam tomar cuidados extremos..

A verdade é que todo mundo está sujeito a pegar o COVID-19 mas, principalmente, quem está em contato direto com pessoas e ambientes infectados. Por isso, todo cuidado neste momento é fundamental. Claro que os procedimentos de prevenção de riscos irão variar dependendo da área em que o profissional atua.

No entanto, sabemos que existe uma série de medidas comuns em muitas atividades e que podem fazer toda a diferença para evitar uma possível contaminação ou dissipação do vírus. E é sobre elas que vamos falar no artigo de hoje! 

Para isso, conversamos com a querida Mariana Silveira que, além de ser nossa Auxiliar Administrativo, também é profissional de Enfermagem e por isso possui todo o respaldo necessário para nos responder algumas questões. 

A ela fizemos as seguintes perguntas: 

  1. Como está sendo o trabalho dos profissionais da saúde neste momento?
  2. Quais os EPIs que estão utilizando para lidar com pessoas que possuem os sintomas / suspeita? 
  3. E para os casos confirmados, quais os EPIs?
  4. Está tendo EPI para todos os profissionais da saúde? 
  5. Quais as recomendações de higiene e afins durante o trabalho para a prevenção?
  6. Alguma coisa deveria ser diferente, na sua opinião? 

Leia o nosso artigo para ver as respostas na íntegra e descobrir como prevenir os riscos dos profissionais da saúde. 

Riscos dos Profissionais da Saúde 

Existem riscos em todo o tipo de ambiente de trabalho. Por este motivo, programas como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) são tão importantes para as empresas.

É através de quadros como estes que os agentes que oferecem certos tipos de risco à saúde e segurança física dos trabalhadores são previamente identificados. Somente desta maneira são capazes de ser avaliados e, então, eliminados ou atenuados.

Dessa forma, os riscos vão variar de acordo com o ambiente onde será desenvolvida a atividade; o tipo de atividade e tempo de exposição do trabalhador. Quando se trata dos profissionais da saúde, a dinâmica é a mesma: os tipos de risco irão variar de acordo o local e atividade desenvolvida pelo profissional.

Os riscos existentes na profissão do enfermeiro serão diferentes dos riscos de um cirurgião, por exemplo. Estes por si só serão diferentes dos riscos do anestesista, que não serão os mesmos do médico do trabalho, e por aí vai. 

Entretanto, podemos elencar alguns tipos de risco comuns que se encaixam na maioria das atividades que mencionamos. São eles:

  • Risco Biológico
  • Riscos Químicos
  • Radiações Ionizantes
  • Contaminação por Resíduos
  • Riscos Ergonômicos
  • Riscos Físicos em manutenção de Máquinas e Equipamentos
  • Entre outros.

A questão do COVID-19 se encaixa nos Riscos Biológicos que, além de vírus, também enquadram bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Ao ter contato com esses microrganismos, o trabalhador pode contrair doenças como o Coronavírus, infecções, etc. 

Para a proteção dos colaboradores contra cada um destes agentes é que existem as Medidas de Controle de Risco – entre elas, a implementação dos EPIs. No entanto, não é sempre que é possível oferecer uma proteção completa.

E é isso que você vai ver na entrevista abaixo.

Entrevista: como prevenir os riscos dos profissionais da saúde?

A pandemia do Coronavírus se espalhou muito rapidamente pelo mundo inteiro o que resultou em uma pane no estoque de EPIs mundial. Essa questão preocupa pessoas do mundo inteiro mas, principalmente, trabalhadores que dependem dos equipamentos de proteção para realizarem seus trabalhos adequadamente.

Pensando em esclarecer melhor para você essa questão, conversamos com a Mariana Silveira, Auxiliar Administrativo aqui da Prometal EPIs e também profissional de Enfermagem. 

Fizemos algumas perguntas importantes que poderão esclarecer todas as suas dúvidas em relação a este assunto. Confira a entrevista completa logo abaixo e, no final da leitura, deixe o seu comentário contribuindo para juntos respondermos a questão de como prevenir os riscos dos profissionais da saúde.

1) Como está sendo o trabalho dos profissionais da saúde neste momento?

Os profissionais de Saúde, por estarem na linha de frente no combate ao Covid-19, estão enfrentando uma grande carga física, emocional e social. Física devido ao grande número de atendimentos, tanto de casos de urgência e emergência rotineiros, como também, o de atendimento a pacientes com casos suspeitos ou confirmados com o novo “Coronavírus”,  que é uma realidade totalmente diferente de tudo que já havíamos vivido. 

Lidar com deficiência de conseguir atender a todos ao mesmo tempo, estar em um ambiente que é preciso ter cuidados 24 horas por dia para evitar o risco de contaminação, exaustão, a falta de insumos essenciais para prover desse cuidado, tanto na parte pessoal quanto coletiva, são inúmeros os fatores que os profissionais da saúde precisam lidar para poder prestar o cuidado adequado a quem mais precisa. 

Além, da parte emocional, vivenciar os colegas de  trabalho contraindo o vírus, o medo de contaminação, o isolamento social por medo de contaminar a própria família e amigos e o medo da morte pela exposição deixa a situação ainda mais complicada. 

2) Quais os EPIs que estão utilizando para lidar com pessoas que possuem os sintomas / suspeita? 

Os profissionais em contato direto com pessoas em suspeita/contaminadas com o coronavírus devem utilizar:

  • Sapatos fechados;
  • Macacão químico;
  • Avental;
  • Luvas de procedimento;
  • Máscara N95 ou equivalente PFF2 sem válvula;
  • Uso de óculos de segurança; e
  • Protetor facial. 

Alguns outros equipamentos podem ser necessários 

3) E para os casos confirmados, quais os EPIs?

Devem utilizar apenas as máscaras cirúrgicas, para evitar passagem de gotículas tanto de via oral quanto nasal e manter uma higiene adequada. 

4) Está tendo EPI para todos os profissionais da saúde? 

Infelizmente não. A pandemia em nível mundial, consumiu EPI’s de praticamente todo o mundo, devido a quarentena praticamente todas fábricas fecharam ou ficaram sem matéria prima para produção dos equipamentos de proteção individual. Podemos ver a escassez deles com facilidade, portanto muitas vezes os hospitais e clinicas precisam se adaptar com os EPI’s que possuem. A recomendação é higienizar e utilizar o EPI de forma consciente e descartá-lo somente quando necessário. 

5) Quais as recomendações de higiene e afins durante o trabalho para a prevenção?

É recomendado a higienização das mãos com sabão sempre que possível, a cada atendimento fazer a assepsia utilizando utilizando o passo a passo correto. Quando não for possível, utilizar Álcool 70%, além da higienização dos EPI’s, higienizar objetos de uso comum e sempre que possível manter o ambiente arejado.

6) Alguma coisa deveria ser diferente, na sua opinião? 

Conscientização da população que pode ficar em casa. A única forma de conseguir diminuir a contaminação é o isolamento social, evitar tudo que não tenha necessidade. Escolher um membro da família para fazer as tarefas na rua, como ir ao supermercado, pagar contas, ir na farmácia. Preservar principalmente os grupos de risco. Entre tantas outras pequenas ações podemos salvar vidas e deixar apenas quem realmente precisa trabalhar com um pouco mais de segurança ao sair de casa.  

Juntos contra a Covid-19

Para que haja o controle da disseminação do vírus, é preciso que todos façam a sua parte. Se puder, fique em casa. Por todos os profissionais que estão na linha de frente, e pela sua própria saúde.

Conte sempre com a Prometal EPIs.

Continue a sua leitura com Como prevenir Doenças Respiratórias nos ambientes de trabalho?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.