Blog   EPIs   05 de junho de 2020

Face Shield: Veja a importância deste EPI!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Face Shield

Face Shield é o nome dado a um determinado produto que tem como principal objetivo proteger o rosto do trabalhador contra diversos tipos de risco. Atualmente, este item tem sido muito discutido devido à sua importância durante a pandemia do Coronavírus

Assim, vem a tona também a necessidade de discutirmos suas principais características e recomendações de uso para que haja de fato uma segurança completa. Até porque, os EPIs servem para oferecer proteção ao trabalhador. Mas uma escolha mal feita pode resultar em exposição ao risco e/ou gastos desnecessários para a empresa.

E outra questão importante é: será que o Face Shield é considerado EPI?! Essa questão é importante pois determinará quais as responsabilidades de cada parte com o produto em questão para que a Segurança do Trabalho seja de fato uma realidade.

Nesse contexto, é sempre válido ressaltarmos a importância de obter um mínimo conhecimento tantos dos EPIs disponíveis no mercado bem como de outros itens de segurança. Adquirir um produto de forma equivocada pode colocar o trabalhador em risco e a sua empresa em risco de penalidades judiciais. 

Portanto, se você deseja saber mais sobre o Face Shield, fique ligado neste artigo! Iremos mostrar a você as principais características deste produto e a sua importância durante a luta contra a Covid-19. Boa leitura!

O que é o Face Shield?

Face Shield é o nome dado ao sistema de proteção facial feito através de acrílico, acetato ou injeção termoplástica. Também chamada de viseira, máscara ou escudo, pode ser produzida em uma impressora 3D ou mesmo por grandes indústrias de larga escala antes de ser montada e preparada para sua utilização.  

Seu principal método de proteção é criar uma barreira física entre o rosto do usuário e o ambiente à sua volta. Protegendo, assim, sua face contra diversos tipos de risco como: respingos, contaminações, queimaduras, partículas volantes, entre outros. 

Geralmente, a Face Shield é composta por três partes: placa transparente que serve como escudo; uma espécie de tiara que prende à cabeça e um elástico ajustável. Dessa forma, você garante um produto que se ajuste perfeitamente ao trabalhador, oferecendo uma proteção ainda mais confiável. 

Também é interessante ressaltar que a Face Shield é reutilizável! Ou seja, mesmo depois de horas de trabalho, basta passar por um processo de higienização (água e sabão neutro) para que possa ser reutilizada. Esse processo garante mais economia para o seu bolso. 

Quanto às demais máscaras de proteção ou respiratórias, saiba que a Face Shield não substitui nenhum destes EPIs! Deve ser utilizada apenas como um complemento para a proteção do trabalhador que fica livre do contato de respingos, salivas, vírus e bactérias.

Face Shield e o Covid-19

Como o Face Shield evita a contaminação por respingos de saliva e etc, está sendo muito utilizado na luta contra a disseminação do Coronavírus. É muito utilizado por profissionais da saúde que necessitam um cuidado maior. No entanto, não somente eles.

Este produto pode ser utilizado por qualquer pessoa que se sinta mais segura desta forma, ou que possua sintomas da doença e busca evitar a disseminação. No entanto, fique atento: se você não for da área da Segurança do Trabalho e ainda assim desejar adquirir o produto, procure encontrá-lo em uma loja de EPIs da sua confiança, para que não haja engano. 

Dessa forma, a máscara Face Shield é importante para:

  • Aumentar o nível de proteção dos profissionais da saúde e de quem quiser utilizar;
  • Oferecer uma proteção que vai além da máscara respiratória comum;
  • Conforto e praticidade;
  • Produto que oferece bastante durabilidade, já que pode ser reutilizável;
  • Evita a disseminação de vírus e bactérias.

Face Shield é considerado EPI?

Para descobrirmos se Face Shield é considerado EPI, precisamos dar uma olhadinha na Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Logo no começo da NR, os EPIs são definidos da seguinte forma: 

“todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”

Ou seja, todo Equipamento de Proteção Individual é um item obrigatório, fundamental para a segurança e a proteção do colaborador. Quem deve fornecê-lo é o empregador, que deverá fazê-lo gratuitamente. Sendo assim, até parece que o Face Shield é um EPI, já que de fato oferece proteção individual ao trabalhador. 

No entanto, nesta mesma Norma Regulamentadora, não consta a presença deste item no Anexo 1, que é onde existe a Lista dos Equipamentos de Proteção Individual existente. E isso se dá pelo fato de que o Face Shield não possui Certificado de Aprovação – CA

Dessa forma, concluímos que o Face Shield não é considerado um Equipamento de Proteção Individual. Por outro lado, ainda é um item que deve constar na lista de compras no empregador. Vamos explicar…

É dever da empresa fornecer para o trabalhador uma proteção que não se limite ao uso de EPIs ou EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva. E isso é afirmado na lei 8213 – art. 19, inciso 1º, onde diz que é dever da empresa adotar todas as medidas responsáveis pela segurança do trabalhador, mesmo que não seja considerado EPI. 

Veja no trecho abaixo:

lei 8213 – art. 19, inciso 1º: § 1º A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador.

Assim, podemos concluir que mesmo não sendo considerado um EPI, por não constar na NR 6 e nem possuir Certificado de Aprovação, a Face Shield ainda é um dever do empregador. E depois de ser fornecido, a utilização correta é um dever do trabalhador.

Face Shield é um Protetor Facial?

Sim! Mesmo não sendo considerado EPI, não podemos negar que o Face Shield seja considerado item de Proteção Facial, pois sua finalidade é essa. Por isso, pode ser que você encontre o produto desta forma no mercado. 

Por este motivo, voltamos a mencionar a importância de adquirir os produtos em uma Loja de EPIs da sua confiança. Somente assim você terá a certeza de estar fazendo um ótimo negócio através de vantagens exclusivas, marcas de qualidade e um atendimento confiável. 

Precisando de Face Shield? Fale conosco!

Continue a sua leitura com Lanterna Antiexplosão: Como escolher?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.