Lanterna Antiexplosão: Como escolher?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Lanterna Antiexplosão

A Lanterna Antiexplosão é um importante equipamento para a Segurança do Trabalho em Espaços Confinados. Isso porque além do ambiente bem iluminado promover o bem estar, promove também a proteção dos trabalhadores. No entanto, não é qualquer equipamento que pode ser utilizado. 

Espaços Confinados são verdadeiros desafios para trabalhadores, técnicos e empresários. Isso porque se for uma Área Classificada, por exemplo, além de todos os riscos comuns nestes ambientes, ainda há o risco de explosão.

São nestes casos que a Lanterna Antiexplosão deve ser utilizada e por este motivo saber escolhê-la é tão importante. Equipamentos de iluminação são sempre uma ameaça a ambientes explosivos pois podem causar um imenso acidente em questão de segundos. 

Por este motivo, equipamentos antiexplosão tornam-se tão importantes nessas atmosferas. No entanto, muita gente ainda não conhece suficientemente essa característica tão importante e acabam adquirindo um equipamento errado.

Adquirir um produto de maneira equivocada não só expõe os trabalhadores ao risco, como aumenta a probabilidade de acidentes do trabalho graves. Por isso, fique ligado no nosso artigo de hoje e conheça a Lanterna Antiexplosão e como escolhê-la.

6 passos para escolher a Lanterna Antiexplosão

Como você viu, a Lanterna Antiexplosão é um equipamento fundamental para Espaços Confinados que possuem Áreas Classificadas. Ou seja, áreas onde há uma atmosfera explosiva. Por este motivo, não podem ser utilizados qualquer equipamento.

Escolher o produto correto nestes casos é evitar um grande acidente do trabalho que poderia ser fatal. Por isso, confira os nossos 6 passos para escolher uma Lanterna Antiexplosão adequadamente! 

1. Identifique os Riscos do Ambiente

O primeiro passo antes de selecionar qualquer tipo de equipamento para a Segurança do Trabalho é identificar os riscos presentes no ambiente onde serão desenvolvidas atividades. Para isso, é necessário ser feito uma Análise de Riscos que deverá partir do PPRA ou PGR. 

Conhecendo os potenciais perigos do ambiente e das atividades desenvolvidas, será necessário se preparar de maneira adequada. Nesta fase de identificação entra também a observação quanto às Zonas do ambiente ou local de trabalho.

Essas zonas fazem referência à atmosfera do ambiente, e podem ser divididas entre: 0, 1 e 2 (risco por gases e vapores) e 20, 21 e 22 (risco por poeiras e fibras). Veja abaixo a classificação de cada uma delas: 

  • Zona 0: mais perigosa. Atmosfera inflamável contínua ou por longos períodos.
  • Zona 1: atmosfera explosiva ocasional, em condições normais de operação.
  • Zona 2: atmosfera explosiva apenas em condições anormais de operação, por curtos períodos.

Quanto aos riscos por poeira e fibras, a classificação é a mesma. No entanto, como você pode imaginar, onde você encontraria gases, neste caso a atmosfera explosiva se dá por conta de nuvens de poeira (substâncias em estado físico).

Veja na imagem abaixo um exemplo de mapeamento por zonas:

2. Lanterna ideal para Zona Ideal 

Tendo identificado cada uma das Zonas conforme o item anterior, você poderá escolher os equipamentos adequados para cada uma das zonas definidas. Assim, você poderá encontrar no mercado equipamentos que atendam às Zonas 0, 1 e 2. 

Importante ressaltar que equipamentos que funcionam para a Zona 0, funcionam também para as zonas 1 e 2. Já os equipamentos para zona 1 funcionam apenas para as zonas 1 e 2 enquanto os equipamentos para Zona 2, funcionam apenas nesta mesma zona. 

Essa definição poderá ser encontrada na embalagem, de acordo com cada fabricante. Porém, poderá encontrar também uma marcação no próprio produto que informa o seguinte: 

  • 1G ou Ga – zona 0
  • 2G ou Gb – zona 1
  • 3G ou Gc – zona 2

Para atmosferas cuja nuvem é de poeira, é mais difícil de achar equipamentos com a certificação específica (para zona 20, 21 ou 22). Porém, nestes casos, equipamentos com a certificação IIB ou IIC serão suficientes para zonas 20 (e 21/22). Isso se dá pelo fato de que essa marcação diz respeito a temperatura – mesmo fator de risco das atmosferas de poeira.

3. Observe o Certificado Antiexplosão

O Risco de Explosão sem dúvida alguma é um dos mais graves que existem, pois coloca em risco a saúde e a vida de todos os trabalhadores de um ambiente. Por este motivo, um dos pontos mais importantes para escolher a sua Lanterna Antiexplosão são as certificações. 

Ao entrar na loja e escolher o seu produto, peça para ver a Certificação Antiexplosão. Essa simples atitude poderá fazer toda a diferença e salvar a vida de todos os seus funcionários. Neste mesmo certificado, é possível identificar a Zona para o qual o equipamento é indicado dentre outras especificações em forma de código.

Por exemplo, no certificado ATEX (europeu) a zona 0 é 1G, zona 1= 2G e zona 2=3G. Já no certificado Inmetro, nacional, a ordem é Ga, Gb e Gc para zonas 0, 1 e 2, respectivamente. As outras letras encontradas no certificado possuem referência a informações técnicas, como nível de temperatura e tipo de proteção do produto. 

Quanto mais detalhes você observar, melhor vai ser a sua compra. Lembre-se que o fator mais importante neste momento é o tipo de zona para o qual o produto se encaixa! Assim você poderá ter certeza de todos os critérios estarem abrangidos.

Observe também se o Certificado Antiexplosão está adesivado ao produto ou marcado no próprio produto. Tenha a certeza de que é original e, se preciso, peça para o atendente a cópia para obter uma segunda confirmação. 

4. Escolha o tamanho de lanterna ideal 

Existem muitos tamanhos de Lanterna Antiexplosão no mercado e por isso é fundamental que você saiba escolher o ideal para você. Adquirir o produto dimensionado de forma errada resulta em dois problemas: produto ineficiente e recompra, pois provavelmente você terá que voltar à loja para comprar uma lanterna nova.

Por este motivo, leve em consideração a potência da lanterna antes de adquirir! Se for para espaços confinados muito apertados, talvez as lanternas de mão, de porte pequeno, sejam suficientes. Agora, se for para áreas mais amplas e com maiores dimensões, opte pelas lanternas de grande porte e/ou sistemas de iluminação mais potentes. 

5. Compare os modelos e descubra o mais adequado

Como você deve saber, entre as Lanternas Antiexplosão existem diversos modelos que diferem-se entre si não apenas pelo tamanho ou classificação de Zona. Existe também uma característica muito simples mas fundamental: o tipo da lanterna! 

Veja as opções: 

  • Lanterna de cabeça: ideal para trabalhos em que é necessário o uso das mãos, já que não precisam ser seguradas.
  • Lanterna de mão: disponíveis nos mais diversos tamanhos e potências, tem como principal vantagem uma iluminação mais focada e “controlável”.
  • Sistema de iluminação: opção de grande porte, são ideais para iluminar grandes áreas, por terem luz mais potente e ampla.

6. Marca de qualidade

O último mas nem por isso menos importante detalhe a ser levado em consideração no momento de escolher a sua Lanterna de Mão é observar a marca do produto. Ou seja, o fabricante. Optar por modelos mais baratos pode implicar em produtos de má qualidade, então lembre-se de nunca levar o preço como fator decisivo.

Opte por marcas conhecidas, que sejam recomendadas pelo seu distribuidor de EPIs de confiança, pois assim terá mais garantia de que o produto foi fabricado de acordo com as normas e que é feito em materiais de qualidade.

Dessa forma, você aproveita de um produto mais durável, eficiente e seguro.

Evite Lanternas Antiexplosão com corpo metálico pois, em caso de quedas, pode gerar faísca que em um ambiente explosivo pode ser fatal. Opte por modelos produzidos em plástico mais resistente, como ABS, policarbonato e polipropileno.

Lanterna Antiexplosão? É na Prometal EPIs!

Escolher uma Lanterna Antiexplosão pode parecer complicado, mas não é nada disso quando você tem um parceiro em que possa confiar! Aqui na Prometal EPIs, nós temos as melhores marcas do mercado e ainda as melhores condições e custo-benefício. 

Além disso, você pode contar com uma equipe especializada e pronta para oferecer a você uma orientação de confiança e qualidade. Por isso, não hesite em nos contatar. Lanterna Antiexplosão é na Prometal EPIs! 

Continue a sua leitura com 10 Coisas que você precisa saber sobre o Espaço Confinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima