Blog   EPIs   03 de maio de 2019

Como fazer o controle do EPI?

Tempo de Leitura: 7 minutos
controle do epi

Realizar um Controle do EPI exigente e que seja de qualidade na sua empresa é sinônimo de mais segurança para os trabalhadores e mais economia para o seu negócio.

Você deve saber que o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual para cada atividade é uma obrigação do empregador, mas utilizá-los com responsabilidade é um dever do funcionário.

No entanto, como ter certeza de que ambas as partes estarão cumprindo com suas obrigações em prol da Segurança do Trabalho? É aí que deve entrar um Controle de EPI minucioso, mas que é simples de se realizar.

É isso que você vai conferir neste artigo! Acompanhe.

Passando rapidamente pelos EPIs

Se você é um leitor assíduo aqui do blog, deve saber que os Equipamentos de Proteção Individual são definidos pela NR 6, como todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.

Além disso, para ser considerado como tal, o produto deve, obrigatoriamente, ter o Certificado de Aprovação que é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e, muito importante: dentro do prazo de validade (que difere do prazo do EPI!).

Também é sempre válido lembrar que o uso do EPI deve ser cogitado em todos os casos onde todas as demais medidas de segurança já tiverem sido utilizadas e ainda assim, houver iminência de risco.

Ou seja, a utilização do Equipamento de Proteção Individual é a última medida de segurança a ser adotada pelo empregador (mais adiante você irá entender melhor este ponto).

Se não houver um controle de EPI adequado, o trabalhador estará exposto a riscos desnecessários e o empregador sujeito a multas e processos judiciais.

Entendendo a importância do Controle do EPI

Para entendermos com clareza a importância do controle de EPI, vamos imaginar a  seguinte situação (que nós acreditamos que não seja tão incomum para você):

Vamos supor que o empregador cumpre com sua obrigação fornecendo os EPIs para seus funcionários e, dentre os equipamentos, está um protetor auricular.

No entanto, meses depois, os trabalhadores são chamados para um exame de rotina e observa-se que um deles está com problemas de audição. Logo, este trabalhador processa a empresa, alegando que não recebeu EPI para tal risco.

Se o empregador não tiver como provar que forneceu os EPIs adequadamente, estará exposto ao risco judicial de pagar não apenas uma multa, como uma indenização para aquele colaborador.

E a situação pode também ocorrer da maneira contrária, dessa mesma forma. Quando o empregador não fornece os EPIs adequados, colocando seus funcionários em riscos desnecessários e prejudicando a Segurança do Trabalho da própria empresa.

Portanto, não haver um Controle de EPI de qualidade é prejudicial para ambas as partes: empregado e empregador. E por isso é tão importante que todos estejam atentos, colaborando pelo bem comum.

Definição, Entrega e Controle de EPIs

Vamos observar cada um desses passos para entendermos melhor todo o processo do controle de EPIs. A começar pela definição dos mesmos.

A definição de EPIs

O controle de EPI deve começar, obviamente, pela definição dos mesmos, que é feita através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Este programa é definido pela NR 9, que estabelece sua obrigatoriedade:

“por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, (…), visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.”

Este programa poderá ser elaborado por qualquer pessoa indicada pelo empregador, ou então por Técnicos de Segurança, Engenheiros de Segurança e/ou Médicos do Trabalho que farão uma avaliação de quais os riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.

O que difere é que Técnicos de Segurança do Trabalho e outras pessoas podem elaborar de forma Qualitativa enquanto Engenheiros e Médicos podem elaborar o programa de forma quantitativa pois, poderá ”laudar” as medições.

Entre eles, os Riscos Físicos, Químicos e Biológicos.

Após a elaboração do PPRA com todos os potenciais riscos identificados, então é possível definir as Medidas de Controle de Risco adequadas para a Segurança do Trabalho.

Lembra quando dissemos anteriormente que os EPIs eram a última alternativa para a proteção do trabalhador que a empresa deveria tomar?

Então, o motivo disso é a Hierarquia de Controle de Riscos (HOC) que define a ordem de prioridades de medidas para a Segurança do Trabalho.

Vale lembrar que hoje em dia podemos encontrar vários tipos de HOC, mas aqui vamos trazer a você os 3 princípios básicos nos quais as medidas de risco serão aplicadas:

  • Na origem do risco (a fonte);
  • No percurso entre a origem e o trabalhador (o ambiente); e
  • No receptor (trabalhador).

A terceira opção, que se trata das medidas de controle de risco no Receptor, é onde entram os Equipamentos de Proteção Individual necessários para cada atividade e, assim sendo, o Controle de EPI.

Artigo relacionado: saiba mais sobre a HOC e as Medidas de Controle de Risco.

A Entrega e o Controle do EPI

Você viu no início deste artigo a importância do Controle de EPI, mas como fazer isso com agilidade e precisão? É o que veremos neste trecho.

Muitas vezes as grandes empresas possuem um número muito grande de funcionários, e por este motivo torna-se impraticável o controle dos equipamentos sem que seja feito um registro completo dos mesmos.

Afinal de contas, você (seja como empregador ou como funcionário) pode precisar consultar estes dados a qualquer momento para um respaldo jurídico ou situação parecida e por isso é tão importante que esteja tudo documentado.

É importante que ao realizar a entrega do equipamento de proteção, o funcionário assine confirmando o seu recebimento juntamente com a data de entrega e outras informações que podem vir a ser úteis futuramente.

Mas onde você vai anotar tudo isso para se manter organizado?

Para isto, é imprescindível que você conte com uma Ficha de EPIs — mas atenção: não uma ficha de EPIs qualquer.

Você deve ter atenção para que tenha, no mínimo, um campo destinado para todas as informações primordiais para a segurança do seu funcionário e da sua empresa.

Por exemplo, é fundamental que a ficha contenha não somente a assinatura do colaborador e a data de entrega do equipamento como também a descrição completa do produto, o código e validade do CA, nome do fabricante, entre outros itens essenciais.

Além disso, seria ideal se na própria Ficha de EPI já contenha um termo de compromisso e responsabilidade com os equipamentos recebidos bem como a confirmação de ter recebido o treinamento adequado sobre uso, manuseio, guarda e conservação do EPI.

Isso é importante para assegurar o comprometimento do trabalhador com suas obrigações legais, como por exemplo, manusear e guardar os equipamentos com responsabilidade, apresentar os que não estiverem em boas condições, etc.

Se você está procurando e ainda não encontrou a Ficha de EPIs ideal e completa, que facilite o seu negócio e o proteja de ações judiciais, hoje é seu dia de sorte.

Baixe agora mesmo e de maneira totalmente gratuita a nossa Ficha de EPIs completa!

Nela você vai encontrar tudo que precisa para ficar em dia com a legislação e com a segurança dos seus funcionários. Saiba mais sobre a nossa Ficha de EPIs.

Duas dicas para melhorar o seu controle de EPIs

O Controle do EPI é uma prática muito importante para a sua empresa, que traz inúmeros benefícios não só para a empresa, como para os trabalhadores em geral. Por isso, sempre que pudermos otimizar esta área, devemos fazê-lo.

Veja duas dicas extras que separamos para melhorar o seu controle do EPI.

1) Treinamento e Qualificação da Equipe

Agora que você já sabe da importância de uma ficha de EPI, existem outros passos básicos que poderão ajudar e muito você nessa jornada. O primeiro deles é investir em treinamento e qualificação das equipes de trabalho.

Aqui na Prometal EPIs, gostamos de dizer que a informação é aliada à segurança do trabalho, pois para que haja proteção, deve haver identificação dos riscos! É impossível proteger de algo que se desconhece.

Por este motivo, a equipe inteira deve estar ciente dos riscos que o ambiente oferece, bem como as medidas de controle para sua proteção. Por isso, tenha certeza de que sua equipe está bem treinada e preparada para enfrentar os riscos do ambiente.

Segundo a NR 6, é inclusive dever do empregador passar todas as informações necessárias aos funcionários sobre os EPIs. Incluindo modo de utilização, guarda e conservação, para que serve cada pedacinho do EPI, entre outros. 

Lembrando que para que um EPI seja eficaz e seguro, ele precisa ser utilizado corretamente. E para isso, existem as recomendações do fabricante e do Técnico em Segurança do Trabalho – tudo que o trabalhador deverá ficar atento. 

Portanto, invista em treinamentos, DDS, reuniões, capacitações, etc. 

2) Tenha uma pessoa ou equipe responsável pela Gestão de EPIs

Dependendo do tamanho da empresa, é preciso ter uma equipe inteira responsável pela Segurança do Trabalho ou até mesmo pelos EPIs em si. Isso porque essa área exige muita atenção e cuidados de alguém que tenha conhecimento no assunto.

Neste sentido, é fundamental contar com um bom Técnico em Segurança do Trabalho por exemplo. Essa pessoa ficará encarregada de passar aos colaboradores todas as informações necessárias, bem como tirar dúvidas, fiscalizar e realizar melhorias para a proteção de todos que atuam naquele ambiente. 

Lembre-se que você precisa confiar integralmente nas pessoas que designar para ficarem encarregadas pela entrega  dos equipamentos, bem como pela implementação das demais Medidas de Controle de Risco. Só assim você poderá ficar tranquilo de que está agindo dentro da lei. 

Veja o nosso vídeo sobre Gestão e Treinamento Segurança do Trabalho – Entrevista com Especialista.

Benefícios de um bom Controle do EPI 

Realizar um excelente controle de EPI dentro da sua empresa traz inúmeros benefícios. O primeiro deles sem dúvida é ter certeza de que todos os seus funcionários estão atuando em segurança e protegidos dos riscos aos quais estão expostos.

Promover a segurança do trabalho é uma tarefa importantíssima e muito digna, já que lida diariamente com a vida das pessoas. Atualmente o Brasil ainda ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes do trabalho e, por isso, existe um alerta a todos os empregadores.

É preciso começar a dar mais atenção para a SST, proporcionar ambientes mais seguros e agradáveis para os trabalhadores. Outro benefício do controle de EPIs é a economia para a empresa, que se dá de duas formas.

A primeira, evitando a perda, recompra ou mesmo desleixo com os equipamentos. Assim, você estará economizando já que terá total controle sobre os equipamentos que somem, que estragam ou se extraviam. 

A segunda delas é: diminuindo drasticamente os casos de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e, então, multas e processos judiciais. Tendo certeza de que todos estão com seus equipamentos em dia e bem informados, você estará pronto para qualquer fiscalização ou audiência fiscal.

Por este motivo, é muito importante investir no controle de EPIs, bem como uma gestão adequada, equipamentos de qualidade, treinamentos da equipe, e muito mais.

O Controle de EPI tem muito a contribuir para a Segurança do Trabalho da sua empresa.

planilha controle de epis
Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.