Blog   EPIs   07 de junho de 2021

Checklist para a Gestão de EPIs

Tempo de Leitura: 6 minutos
Checklist para a Gestão de EPIs

Já pensou em ter um checklist para a gestão de EPIs da sua empresa?

O cuidado com a Segurança do Trabalho é um desafio muito importante para empresários e técnicos da área. Isso porque são muitos os detalhes que, se não forem minuciosamente levados em consideração, podem chegar a custar a vida do trabalhador.

Realizar uma boa gestão de EPIs é um dos passos que podem fazer toda a diferença nesse momento. Isso porque através dessa prática, você consegue ter certeza de que as medidas de controle dos riscos estão sendo tomadas e portanto você está fazendo a sua parte.

A verdade é que essa é uma ação que só traz benefícios à empresa. E esses benefícios vão desde a economia para o seu negócio até a proteção do trabalhador, que estará sendo devidamente resguardada. Mas quais seriam os passos para uma boa gestão de EPIs?

Bem, está certo que cada empresa possui um estoque diferente, já que possuem necessidades diferentes quanto aos equipamentos. No entanto, existem alguns passos simples que se enquadram perfeitamente na maioria das áreas.

Aqui na Prometal EPIs, nós gostamos de dizer que somos mais que uma loja, somos um verdadeiro parceiro dos nossos clientes na busca pela Segurança do Trabalho. Por isso, elaboramos este checklist com um passo a passo completo para a sua gestão.

É isso mesmo! Aqui você vai saber exatamente por onde começar e quais passos tomar para que a sua empresa não deixe faltar nada quando o assunto são os Equipamentos de Proteção Individual. 

Tenha uma ótima leitura e não esqueça de, ao final dela, colocar o que aprendeu em prática.

O que é a Gestão de EPIs?

A gestão de EPIs tem como principal objetivo determinar como serão feitos todos os processos que possuem relação com os Equipamentos de Proteção Individual. O intuito é evitar erros que possam colocar os trabalhadores em risco durante a jornada de trabalho.

Dentro da NR 6, norma responsável por regulamentar os EPIs, existe toda a relação de obrigatoriedades do empregador quanto aos equipamentos. E nessa relação, consiste: 

  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
  • Exigir o uso;
  • Orientar e treinar sobre o uso adequado, guarda e conservação do produto;
  • Substituir o EPI quando danificado ou extraviado;
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
  • Comunicar ao Ministério da Economia (antigo MTE) qualquer irregularidade; e
  • Registrar o seu fornecimento do equipamento ao trabalhador. 

Como você pode ver, são muitas as responsabilidades. E é justamente para ter certeza de que está cumprindo cada uma delas que a Gestão de EPIs será bem-vinda. Através de uma gestão simples e objetiva, você realiza com clareza e responsabilidade todos os processos.

É válido ressaltar que os equipamentos de proteção somente são utilizados depois que todas as demais medidas de controle de risco forem tomadas e, ainda assim, forem insuficientes para promover segurança ao trabalhador.

Por este motivo, são de fundamental importância. São a peça chave, a última do quebra-cabeças, que poderá evitar um acidente ou doença ocupacional. Portanto, a gestão de EPIs deverá receber a mesma importância.

Agora que você já sabe o que é e para que serve este processo tão importante, vamos ao checklist para que você possa realizá-lo com assertividade e clareza. Se preciso for, fique à vontade para compartilhar este artigo com o setor responsável na sua empresa.

Checklist para a Gestão de EPIs – 5 passos

Está certo que a gestão de EPIs é uma tarefa de fundamental importância. Mas nem por isso precisa ser complicado ou difícil de se realizar. Inclusive, quanto mais simples for o processo, mais automático ele irá se tornar para que nenhum passo seja esquecido.

Por isso, criamos este checklist em 5 passos bem simples e concisos. Vamos a eles?

1) Equipe Especializada para a Gestão

O primeiro passo para uma boa gestão de EPIs é contratar (ou determinar) uma equipe para cuidar especialmente deste assunto. Não é o caso de tratar essa atividade como um extra que qualquer pessoa poderá realizar. É preciso alguém de olho a todo momento para que não haja equívocos que podem lhe custar caro.

Assim sendo, determine a (as) pessoa (s) que irão ficar encarregadas de colocar este checklist em prática e explique a elas tudo que precisa ser feito. Aproveite para utilizar este material como um guia durante o processo. 

2) Controle de Estoque

Ter conhecimento sobre o que se tem disponível no estoque de EPIs é um importante passo que vem logo após a definição da equipe responsável. Isso porque antes de mais nada, é preciso saber o que se tem na empresa e em que estado está.

Como você deve saber, os EPIs possuem prazo de validade, o que determina a vida útil do equipamento. No entanto, esse prazo pode ser encurtado se o produto estiver em más condições de uso ou com algum defeito ou problema de funcionamento.

Por isso, não só é importante saber o que se tem no estoque, como qual o estado dos produtos: se estão todos dentro da validade; em perfeitas condições de uso; com todos os componentes ok; entre outros detalhes importantes.

Também é fundamental observar quais EPIs estão faltando e quais irão faltar em seguida. Saber isso é o que vai fazer com que você consiga realizar um planejamento de compras para não correr o risco de ficar sem nenhum equipamento. 

E por isso este é o nosso próximo passo no checklist para a gestão de EPIs. Mas antes, uma dica de ouro: se você deseja ter total controle do seu estoque, o ideal é utilizar uma ficha completa que permita você observar com clareza todas essas informações.

Portanto, convidamos a baixar a Planilha de Controle de Estoque da Prometal EPIs, um material completo, seguro e revisado por especialistas no assunto. Basta preencher as lacunas e está pronto: o seu estoque organizado nas suas mãos!

3) Planejamento de Compras

O planejamento de compras de EPIs é, também, um processo que traz muitos benefícios para a empresa. Desde adquirir equipamentos com melhor custo-benefício até evitar que algum produto fique em falta no estoque. 

Através de um plano bem pensado, você saberá exatamente quando é que precisará desembolsar dinheiro para comprar novos equipamentos. E, assim, terá a oportunidade de se organizar financeiramente para tal, sem maiores preocupações.

Esta também é uma forma de garantir que nenhum produto entre em falta e também evitar comprar produtos excedentes. Isso porque mesmo que um determinado EPI pareça estar terminando, você saberá que a data de compra se aproxima, então não precisará se preocupar com isso.

4) Aquisição dos Produtos

Depois de saber exatamente o que tem no estoque e planejar as próximas compras, é hora de colocar em prática e realmente adquirir os produtos necessários. Para isso, escolha sempre uma loja especializada em EPIs, e não uma outra loja qualquer.

Dizemos isso porque somente um departamento especializado poderá oferecer a você não só as melhores opções do mercado em questão de segurança, como em questão de custo-benefício também.

Você vai precisar de variedade, para que possa optar entre os produtos disponíveis e identificar qual deles é realmente a melhor opção para o seu negócio. Além disso, somente uma loja especializada poderá oferecer a você uma orientação de confiança, vinda de pessoas que realmente entendem dos equipamentos de proteção.

Outro ponto muito legal dessa parte do nosso checklist, é que dependendo da loja que você escolher, você poderá utilizar o seu planejamento de compras para agendar suas aquisições! É isso mesmo! 

Aqui na loja, por exemplo, nossos clientes mais queridos têm a oportunidade de deixar agendado, quantas vezes forem necessárias, suas compras – sejam elas mensais, anuais ou até mesmo semanais. Entre em contato para saber mais!

5) Ficha de EPI

Depois de saber o que tem no estoque, planejar próximas compras e adquirir os produtos, é chegado um dos passos mais importantes na nossa opinião: fornecer os EPIs adequados aos riscos para o trabalhador!

É neste passo que muitas vezes observamos inconsistências e, por isso, deve ser muito bem observado. Isso porque em caso de um acidente de trabalho, doença ocupacional ou mesmo uma auditoria fiscal, a empresa deverá comprovar que fez a sua parte fornecendo os equipamentos adequados. 

Já que muitas vezes o número de colaboradores é enorme, torna-se um processo muito difícil documentar as entregas e recebimentos dos produtos. Por isso, a utilização de uma Ficha de EPIs que já venha pronta e completa, torna-se fundamental.

Assim, você terá a certeza de que não está faltando informação nenhuma em caso de fiscalização. Outro ponto importante e positivo da ficha é para evitar as perdas ou extravios dos equipamentos.

Uma vez que você saiba exatamente com quem deixou cada EPI, é possível identificar caso haja algum roubo ou mesmo equipamentos que se percam no caminho. Mas, como você pode imaginar, este é o ponto mais trabalhoso da gestão de EPIs.

Por este motivo, é tão importante uma equipe especializada para cuidar única e atentamente de tudo isso.

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