Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Gestão de EPIs para um trabalho seguro

Tempo de Leitura: 3 minutos

ficha de epi planilha controle epis

Frequentemente falamos sobre a importância da gestão dos EPIs nas empresas, certo? Mas, quais as ferramentas que podemos utilizar para o controle dos equipamentos de proteção individual? A solução para fornecer todos os EPIs para os trabalhadores está na gestão eficiente da segurança do trabalho para garantir a proteção de todos no ambiente laboral.

O que é EPI?

Os EPIs são equipamentos utilizados para proteger individualmente cada usuário a fim de combater algum risco existente. De acordo com a NR 6, o Equipamento de Proteção Individual é:

“todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.”

Para ser considerado EPI, é preciso conter o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho. Saiba mais sobre o Certificado de Aprovação!

Podemos encontrar diversos tipos de EPIs em diferentes locais de trabalho, desde a construção civil, indústrias, hospitais, cozinhas industriais e entre outros ambientes que necessitam da proteção individual dos trabalhadores. Cada um possui uma finalidade para assegurar a integridade física do usuário e controlar ou reduzir os riscos existentes.

Normas regulamentadoras e a NR 6

Cumprir as Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo MTE é obrigatoriedade para todos os empregadores. Isto porque elas promovem a segurança do trabalho. A NR 1 – Disposições Gerais deixa claro sobre a obrigação do empregador para cumprir todas as NRs. No caso do uso obrigatório de EPI, a NR 6 estabelece todas as diretrizes para o cumprimento das obrigações tanto do empregador, quanto do empregado. Assim, é possível garantir um ambiente mais seguro durante a jornada de trabalho.

O empregador tem o dever de promover a segurança do trabalho. Porém, a proteção do trabalhador só será efetiva se ambas as partes cumprirem as suas atribuições para garantir um ambiente mais seguro.

Como controlar a entrega de EPIs?

Existem algumas ferramentas para auxiliar na gestão de EPIs. Assim como, documentar as ações realizadas entre empresa e colaborador. A Ficha de EPI é responsável pelo registro da entrega dos equipamentos de proteção individual necessários para combater os riscos ambientais existentes no dia a dia do trabalhador.

O controle da entrega do EPI permite a supervisão e a garantia que a empresa está cumprindo a legislação com o fornecimento dos equipamentos certo para todos os colaboradores.

Muitas vezes o trabalhador se recusa a utilizar o equipamento ou o empregador não fornece o produto adequado para proteger-lo durante as tarefas na jornada de trabalho. Por isso, a importância da ficha de EPI para documentar a entrega e registrar o fornecimento correto dos equipamentos.

Confira o modelo da Ficha de EPI!

Para facilitar o preenchimento da ficha de EPI, desenvolvemos a DAFEPI. Quando você compra um EPI na nossa empresa, disponibilizamos o Documento Auxiliar da Ficha de EPI, junto à nota fiscal. Ferramenta exclusiva da Prometal EPIs para auxiliar na gestão de EPIs da sua empresa. Saiba mais neste post e tenha mais produtividade no seu dia a dia.

Planilha de Controle de Estoque de EPIs

Sabemos que a gestão é um processo fundamental para que a segurança do trabalho seja eficiente nas empresas. A prevenção de acidentes, começa no planejamento das ações para combater os riscos ambientais. Por isso, as ferramentas e planilhas são essenciais para organizar e facilitar o dia a dia do gestor da empresa providenciar as soluções para a segurança do trabalho.

Controlar a entrada e saída de EPIs é um desafio para a maioria das empresas, não é mesmo? Identificar os equipamentos que estão faltando, o valor gasto em compras, o saldo atual dos EPIs disponíveis para os trabalhadores, entre outras funções é o grande desafio.

Planilha de Controle de EPIs auxilia o gestor a administrar a movimentação da entrada e saída dos equipamentos. Ela tem o objetivo de controlar o estoque das empresas e gerar uma projeção de compra e custos de cada produto!

Caso você se interessar por esta ferramenta, a Prometal EPIs disponibiliza a planilha completa com as fórmulas já aplicadas para você utilizar na sua empresa! A ferramenta é gratuita e para baixar a Planilha de Controle de EPIs basta clicar aqui!

Ferramentas Gestão de EPIs

Essas são algumas ferramentas que podem auxiliar na gestão da sua empresa. Existem diversos documentos para planejar, organizar e facilitar o dia a dia da segurança do trabalho nos ambientes laborais. Vale ressaltar que, algumas dessas ferramentas, são obrigatórias e constam nas NRs estabelecidas pelo MTE.

A informação aliada à conscientização irão proporcionar um ambiente seguro com qualidade de vida para todos os colaboradores. Acreditamos na força do conhecimento para a prevenção de acidentes de trabalho! Por isso, é importante interpretar corretamente e cumprir as normas de segurança para proteger o dia a dia do trabalhador.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.