Vamos falar sobre o Movimento Abril Verde?

Tempo de Leitura: 3 minutos

abril verde

Se você é da área da Saúde e Segurança do Trabalho, já deve ter visto por aí algumas imagens com o famoso lacinho verde, que faz referência ao Movimento Abril Verde.

No artigo de hoje iremos abordar a importância deste movimento na sociedade, e o quanto a Prometal EPIs se orgulha em ser apoiadora do projeto.

Acompanhe, e tenha um feliz Abril Verde!

O que é o Abril Verde?

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa muito bacana do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, e que hoje recebe apoio do Brasil inteiro.

O principal objetivo é levantar a bandeira da conscientização por um país com mais Saúde e Segurança para o trabalhador, no intuito de reduzir significativamente o número de acidentes de trabalho e problemas ocupacionais de saúde.

Para isso, é necessário o envolvimento de todos, desde a sociedade até os órgãos governamentais, para a realização de campanhas que alertem sobre os motivos que levam o Brasil a ocupar o 4º lugar no ranking mundial de acidentes do trabalho.

A média por aqui, é de 700.000 registros de acidentes de trabalho ao ano.

Por que o mês de Abril?

A escolha da data para celebrar o Abril Verde não foi por acaso.

No dia 07 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, e no dia 28, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Essa segunda data foi criada em homenagem aos 78 trabalhadores que morreram enquanto trabalhavam em uma mina no estado da Virgínia, Estados Unidos, em 1969.

Aqui no Brasil, em maio de 2005, a Lei Nº 11.121 instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado no mesmo dia 28 de abril de cada ano.

O que você pode fazer para participar

Como dissemos anteriormente, para que a conscientização seja de fato absorvida, é preciso o envolvimento de todos. Por isso, seria muito bacana se você fizesse algumas atividades aí dentro da sua empresa.

Este é o momento ideal para melhorar a convivência da equipe e a segurança nos locais de trabalho. Promova atividades que envolvam as equipes para discutir sobre os temas de prevenção de acidentes e proteção do trabalhador.

Você pode realizar diversos eventos como palestras, dinâmicas, passeios/visitas e até gincanas que estimulem a atenção e o cuidado que o profissional deve ter com os Equipamentos e os Procedimentos de Segurança.

Deixe a criatividade tomar conta, e lembre-se que o único intuito das atividades deve ser promover a conscientização por entre os trabalhadores, do quando a Segurança do Trabalho é de fato importante na vida de cada um.

Por que isso é importante?

Como mencionamos anteriormente, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Isso é muita coisa, e nos mostra que precisamos agir.

Para que os índices dos acidentes trabalhistas diminua, a conscientização deve ser o primeiro passo a ser tomado.

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, no ano de 2017 (dados mais recentes divulgados), foram mais de 700.000 acidentes de trabalho, e destes, mais de 4.700 mortes.

É preciso falar sobre o Movimento Abril Verde. É preciso levá-lo para dentro da sua empresa! Aqui na Prometal EPIs, estamos empenhados para desenvolver atividades que colaborem para o processo de conscientização e prevenção.

Veja o depoimento da Ingrid Folha, Gerente de Marketing da Prometal EPIs:

O movimento é fundamental para promover a conscientização da saúde e segurança do trabalho. Precisamos conscientizar a importância da prática das medidas de segurança para prevenção de acidentes e doenças de trabalho. Existem milhares de profissionais capacitados, prontos para proteger e garantir a segurança durante a jornada de trabalho. Mas, os dados, ainda nos colocam como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Isso precisa mudar!
E ainda concluiu:
Nós, enquanto na posição de distribuidor de EPIs, temos o dever de ajudar a construir um mundo mais seguro no ambiente de trabalho. Não queremos apenas vender Equipamentos de Proteção Individual, queremos ajudar, de alguma forma, a prevenção de acidentes. Acreditamos que a informação e o conhecimento, é o caminho certo para diminuir as estatísticas de acidentes de trabalho no Brasil e o mais importante, proteger a vida dos trabalhadores. Esta é a missão da Prometal EPIs. Por isso, apoiamos o Abril Verde e divulgamos o movimento para alcançar mais e mais pessoas. Se todo mundo fizer um pouquinho… Pequenas ações podem transformar o mundo!”
Temos a convicção de que se cada um fizer a sua parte, teremos um futuro com menos acidentes e doenças ocupacionais. Com mais saúde, mais segurança e mais qualidade de vida para o trabalhador.

Faça a sua parte! Participe.

Este é um projeto que começou no Paraná e ganhou o Brasil inteiro. Todos juntos por um bem maior: a Segurança do Trabalho!

Inscreva-se no nosso canal do youtube para continuar acompanhando os nossos conteúdos! O canal Pensou Proteção é atualizado semanalmente, com muita informação de qualidade e gratuita para você.

Inscreva-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima