Blog   EPIs   07 de maio de 2020

Respiradores: Como saber o prazo de validade?

Tempo de Leitura: 6 minutos
prazo de validade

Os Respiradores são Equipamentos de Proteção Individual muito importantes para diversas profissões e situações em específico. Como por exemplo, incêndios ou riscos de contaminação como a pandemia da COVID-19. De fato protegem muitas vidas mas para que isso ocorra, uma coisa é fundamental: estarem dentro do prazo de validade. 

Os EPIs são produtos como quaisquer outros e, por isso, possuem prazos para uma utilização com segurança. Essa data vai variar de equipamento para equipamento e deve ser informada pelo fabricante do produto em questão. 

Importante ressaltar que, além da data de validade do EPI, existe o prazo de validade do Certificado de Aprovação. Esse segundo prazo é igualmente importante para a eficácia no produto. No entanto, possui outro objetivo. O prazo de validade do CA deve ser levado em consideração no momento da compra pois indica que o EPI pode ser comercializado.

Depois, ao optar por levar o equipamento para casa, a data que deve ser constantemente revisada é o prazo de validade do equipamento. Após esta data, o EPI, no caso os Respiradores, perdem a eficiência da proteção e devem ser descartados. 

Neste artigo iremos explicar a você não só como saber o prazo de validade dos Respiradores, como também das Máscaras Domésticas. Optamos por incluir essa segunda informação já que hoje em dia este item está sendo tão utilizado e necessário no nosso dia a dia. Boa leitura! 

O que são os Respiradores?

Como já mencionamos, os Respiradores são Equipamentos de Proteção Individual regulamentados pela NR 6. Funcionam como um verdadeiro filtro, protegendo as vias respiratórias do usuário contra a inalação de contaminantes que podem ser prejudiciais à saúde. Por este motivo, são de fundamental importância. 

Dessa forma, todas as áreas de trabalho ou situações em que houver a identificação de riscos respiratórios, os Respiradores deverão ser empregados. Independente se o risco for de poeiras, névoas, fumos, vapores, gases ou mesmo vírus e bactérias. 

Importante ressaltar que as Máscaras Domésticas que estão permitidas para a utilização agora, contra o Coronavírus, não são consideradas EPIs. Isso porque além de não protegerem contra vírus propriamente dito, elas não são produzidas de acordo com as normas técnicas e nem mesmo possuem Certificado de Aprovação – CA.

Agora você pode estar se perguntando: mas se elas não protegem contra o vírus, por que estamos usando? A verdade é que o uso da Máscara Doméstica serve para evitar a propagação do vírus. Ou seja, se você por um acaso for assintomático e possuir o vírus, terá menos probabilidade de sair “espalhando” ele por aí através de gotículas que saem do nosso corpo. 

Como por exemplo, quando espirramos, falamos ou tossimos. Todas essas ações expelem do nosso corpo essas gotículas que podem estar contaminadas. Por isso, diversas outras doenças já conhecidas pelos humanos, são transmitidas de forma tão banal pois, as gotículas as quais estamos nos referindo, são imperceptíveis a olho nu. 

Percebemos, em alguns casos, quando alguém espirra. E nesse ato, as partículas úmidas se espalham por vários metros caso a frontal da face não esteja devidamente com alguma barreira (antebraço, máscara, respirador ou protetor facial).

Saiba mais sobre as Máscaras Domésticas e o uso com segurança neste artigo. 

Dessa forma, podemos concluir que é possível separar os Respiradores (aqueles que são classificados como EPIs) em quatro grupos: 

  • Respiradores Faciais;
  • Respirador ¼ Facial;
  • Modelo Semi Facial;
  • Respiradores Sem Manutenção (dobrável; descartável; tipo concha; etc).

São todos iguais?

Não. Cada um desses modelos possui características específicas que devem ser respeitadas para que haja de fato a proteção. Assim, a escolha do modelo irá depender dos riscos existentes no ambiente de trabalho, que deverão ser previamente identificados e avaliados através do do Programa de Proteção Respiratória.

Além de possuírem diversas características, os diferentes tipos de Respiradores também possuem diferentes prazos de validade; boas práticas de uso; cuidados e higiene; entre outros. Essas informações são dadas geralmente pelo fabricante e devem ser levadas em consideração sempre para que o equipamento seja eficiente e durável. 

A utilização incorreta do equipamento ou mesmo utilizar um produto fora do prazo de validade pode implicar em riscos para a saúde e segurança física do trabalhador. O que poderia gerar Acidentes do Trabalho ou doenças ocupacionais poderiam ter sido evitados. 

Por isso, todo o cuidado deve ser tomado no momento de aquisição de um Equipamento de Proteção Individual. Sejam os Respiradores, ou outro equipamento qualquer.

Prazo de Validade dos Respiradores

O prazo de validade é aquela data que indica qual o prazo limite que o produto pode ser utilizado sem que tenha sua capacidade de segurança afetada. Para isso, você terá que entender que quando se trata de EPIs, e mesmo dos Respiradores, existe não apenas um, mas três prazos que devem ser levados em consideração.

São eles: 

  • Prazo de Validade do Produto;
  • Data de Validade do Certificado de Aprovação;
  • Prazo de Vida Útil do Produto.

Esses três prazos são distintos e todos podem indicar que o produto não está apto a oferecer a segurança necessária. Porém, em diferentes momentos. Vamos explicar cada um deles para que você fique atento. 

Prazo de Validade do Produto

Assim como qualquer produto no mercado, os Respiradores são fabricados utilizando certos tipos de matéria-prima. Esses materiais de confecção possuem prazos de validade pois, naturalmente, sofrem uma deterioração com o tempo. 

Este possível prazo para a deterioração da matéria-prima de um EPI é o que indica o prazo de validade daquele produto. Portanto, ao chegar neste prazo, o equipamento deve ser descartado pois poderá acarretar em acidentes ou doenças ocupacionais, uma vez que não ofereça mais a mesma proteção.

Data de Validade do Certificado de Aprovação – CA

O Certificado de Aprovação – CA é uma certificação expedida pelo Ministério do Trabalho que possui como principal objetivo assegurar que um produto tenha sido fabricado de acordo com as normas de segurança. Dessa forma, fica determinado que um EPI não pode ser comercializado se não possuir CA ou se o mesmo estiver fora da validade.

Portanto, a data de validade do Certificado de Aprovação deve ser observada apenas no momento da compra! Após a aquisição, ela deixa de ter importância pois o equipamento poderá continuar sendo utilizado se este prazo estiver vencido. 

Prazo da Vida Útil do Produto

Por último, e não menos importante, existe o prazo de vida útil dos EPIs ou, neste caso, dos Respiradores. Esta data também é muito importante de ser levada em consideração. No entanto, ao contrário das anteriores, ela não é facilmente prevista e nem mesmo dada pelo fabricante. 

O prazo de vida útil de um respirador se dá de acordo com o nível de exposição do mesmo ao contaminante; o tempo dessa exposição e a utilização correta do equipamento. Por este motivo, ele é indeterminado! É isso mesmo: não há como prever. A não ser em alguns casos, onde você consegue quantificar o contaminante e sabe exatamente as informações sobre o seu risco, sua atividade e sobre o produto. Nestes casos sim, você conseguirá estimar uma vida útil média dentro da sua empresa/atividade.

Do contrário, é fundamental ficar atento às condições do EPI para saber se ainda está apto a oferecer a proteção desejada. Se o Respirador for do modelo descartável, lembre-se que será um uso único e o EPI deverá ser descartado. Mas se forem os modelos com Manutenção, deverão seguir corretamente as dicas de higiene e conservação para mantê-lo 100%. 

E as Máscaras Domésticas?

O uso das Máscaras Domésticas foi permitido a partir da Nota Técnica divulgada pelo Ministério da Saúde no dia 02 de abril. Nela, foram determinadas algumas regras para a confecção das mesmas e, também, dicas de higiene e conservação.

Veja abaixo quais são essas dicas: 

  • O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros. 
  • Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara. 
  • Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua. 
  • Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara. 
  • Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente. 
  • Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável). 
  • Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão. 
  • Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
  • A máscara deve estar seca para sua reutilização. 
  • Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico. 
  • Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade. 
  • Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida. 
  • Ao sinais de desgaste da máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita. 

Precisando de Respiradores? Confira nossos modelos!

Continue a sua leitura com Coronavírus e os EPIs – o que você precisa saber?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.