Blog   EPIs   10 de abril de 2020

Respirador semi-facial: Quando utilizar?

Tempo de Leitura: 6 minutos

O Respirador Semi-facial é um Equipamento de Proteção Individual muito utilizado em diversas atividades profissionais. Tem por objetivo proteger as vias aéreas do usuário contra a inalação de diversos tipos de contaminantes que podem estar pairando no ar. 

Seu funcionamento ocorre como se fosse um verdadeiro filtro, que retém as substâncias contaminadas no equipamento evitando uma possível intoxicação. Por este motivo, esse EPI é não somente obrigatório, como indispensável em muitos ambientes de trabalho por aí.

O Respirador Semi-facial é apenas um dos tantos modelos de Respiradores que vemos por aí, como: Respirador Facial, ¼ facial, respiradores sem manutenção, entre alguns outros. Cada um destes equipamentos possuem suas características específicas que servem para garantir a proteção do trabalhador contra determinados grupos de risco.

A não utilização dos EPIs coloca os trabalhadores em risco de vida e a empresa sob risco judicial. Uma vez que sejam regulamentados pela NR 6, os Equipamentos de Proteção Individual tornam-se obrigatórios e seu fornecimento deve ser feito pela empresa. 

Portanto, se você deseja saber mais sobre o Respirador Semi-facial e os demais respiradores, fique ligado neste artigo! Iremos mostrar a você as principais características deste modelo em específico, além de outras diretrizes importantes sobre os EPIs.

Boa leitura! 

O Respirador e os EPIs

Caso você ainda não saiba, EPI é a sigla para Equipamento de Proteção Individual. Produto que, segundo a Norma Regulamentadora de número 6, possui o objetivo de proteger o usuário contra riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. 

Sendo assim, existem equipamentos para a proteção de todas as áreas do corpo, divididos dessa maneira no Anexo I da NR 6:

  • A – Proteção da Cabeça
  • B – Proteção dos Olhos e Face
  • C – Proteção Auditiva
  • D – Proteção Respiratória (onde se encaixa o Respirador Semi-facial)
  • E – Proteção Do Tronco
  • F – Proteção Dos Membros Superiores
  • G – Proteção Dos Membros Inferiores
  • H – Proteção Do Corpo Inteiro
  • I – Proteção Contra Quedas Com Diferença De Nível

Como você pode imaginar, todos os tipos de Respirador, incluindo o Respirador Semi-facial encaixam-se na parte D do Anexo I da NR6, referente à Proteção Respiratória. Isso porque esses equipamentos funcionam como filtros para proteger a respiração do usuário enquanto trabalha em um ambiente possivelmente contaminado. 

Não utilizar os EPIs adequados pode implicar em muitos Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais. Além disso, a empresa também pode ser penalizada por não ter cumprido com suas obrigações quanto ao fornecimento do EPI. 

Por isso, fornecer os equipamentos e conscientizar os colaboradores quanto ao uso é tão importante. Equipamentos como os respiradores podem salvar vidas e, por isso, deve ser escolhido e utilizado com cautela. 

Hoje em dia, você poderá encontrar basicamente 04 modelos diferentes de Respirador no mercado de EPIs. Claro que dentre eles, depois, poderão haver outros diferenciais. Mas de início, podem ser divididos da seguinte forma:  

Tipos de Respiradores:

  • Respirador Sem Manutenção;
  • Respirador Semi-facial;
  • ¼ Facial;
  • Respirador Facial;
  • Respiradores Autônomos;
  • Respiradores com Linha de ar;
  • Entre outros.

Cada um deles tem sua importância, características específicas e recomendações de uso. Por isso, é importante saber escolher. Como neste artigo estamos dando ênfase no Respirador Semi-facial, vamos procurar saber mais sobre ele. 

O que é um Respirador Semi-facial?

O Respirador Semi-facial tem o mesmo objetivo principal dos outros tipos de Respiradores: proteger as vias respiratórias do trabalhador contra a inalação de possíveis contaminantes. No entanto, sua principal característica está no formato. 

Enquanto o Respirador Facial funciona como uma peça única, que protege não só as vias respiratórias como o rosto inteiro do trabalhador, o Respirador Semi-facial deve ser utilizado acompanhado de um Óculos de Proteção para se obter o mesmo resultado. Do contrário, o equipamento não oferecerá proteção aos olhos do trabalhador e sim, apenas à respiração.

Veja essa diferença nas imagens abaixo: 

Respirador Facial
Respirador Semi-Facial

Como você pode observar, o Equipamento de Proteção que protege a respiração do trabalhador é o mesmo. O que muda é que o modelo Facial possui um Óculos de Proteção adequado. Enquanto o modelo semi-facial, não. 

Porém, não pense que isso é uma desvantagem do Respirador Semi-facial. Muitos profissionais ainda preferem este modelo pelo fato de poder utilizar uma variedade de Óculos de Segurança junto com o equipamento, o que permite trocar com facilidade em caso de necessidade ou utilizar um óculos que você já possua; etc. 

Este EPI é extremamente confortável, possui formato anatômico na cabeça e permite a utilização não somente do óculos, como também do Capacete de Segurança. Unindo os três fatores, o trabalhador poderá contar com uma proteção completa na região da cabeça.

Como saber o tamanho ideal do Respirador Semi-facial?

Para que a Proteção Respiratória seja de fato eficiente, é fundamental que o equipamento esteja bem ajustado ao rosto do trabalhador. Isso porque qualquer interferência causada até mesmo pela barba, por exemplo, pode fazer com que os contaminantes passem, gerando risco para o trabalhador. 

Por isso, no momento de compra do EPI verifique o tamanho do Respirador Semi-facial. Para isso, tenha em mente qual trabalhador irá utilizar o equipamento e não esqueça de levar isso em consideração. 

Geralmente, os respiradores possuem três tamanhos diferentes: P, M e G. Se você ficar com alguma dúvida, fique à vontade para consultar um dos nossos atendentes. Aqui na Prometal EPIs você conta com uma equipe extremamente especializada e pronta para oferecer a você a melhor orientação. 

Como usar o Respirador Semi-facial?

O Respirador Semi-facial é geralmente equipado com duas conexões laterais posicionadas tipo baioneta; mas hoje em dia você já encontra este modelo com uma conexão só localizada na parte frontal do EPI. Ambos são de mesma eficiência, vale ressaltar. 

A posição lateral dos filtros do respirador com essa característica garante uma melhoria no campo de visão que se torna livre de obstruções. Todos os modelos possuem tiras de fixação que são facilmente ajustáveis para o maior conforto do trabalhador. 

Além disso, essas tiras não interferem no uso do capacete nem do óculos de segurança, o que é fundamental. Juntamente com o Respirador, será necessária a utilização de filtros que deverão ser inseridos nas conexões laterais ou conexão única frontal. 

Esses filtros são vendidos geralmente em pares ou unidades, e são para uso exclusivo com retentores e filtros químicos ou bases e retentores. Dessa forma, você irá encontrar as seguintes opções: 

  • Filtro P1 – poeiras e névoas
  • Filtro P2 – poeiras, fumos e névoas
  • Filtros (Pad) para partículas padrão NIOSH
  • Filtro P2 N95 – poeiras e névoas tóxicas (não resistente a partículas de óleo)
  • Filtro P2 R95 – poeiras, fumos e névoas tóxicas (resistente a partículas de óleo)

Portanto, para que seja eficiente, o Respirador Semi-facial deverá ser utilizado sempre com os filtros acoplados nas conexões. Também é importante lembrar que esses filtros devem ser substituídos após a utilização ou na frequência recomendada pelo fabricante. 

Proteção Respiratória: quando utilizar?

Proteção Respiratória é o controle da inalação de agentes contaminantes, com o intuito de prevenir doenças e intoxicações. Dessa forma, é correto afirmar sempre que houver riscos dessa amplitude no ambiente de trabalho, esse tipo de proteção deverá ser empregada. 

Podemos definir esses tipos de risco de duas maneiras: 

  • Riscos Químicos: considerados gases e vapores.
  • Riscos Particulados: poeiras, névoas, fumos e partículas tóxicas;

Cada um desses agentes acima podem ser facilmente inalados quando presentes na atmosfera do ambiente. E caso isso ocorra, poderá acontecer uma contaminação ou intoxicação que poderá resultar em doenças ocupacionais.

Por este motivo, sempre que houver estes riscos no ambiente de trabalho, a Proteção Respiratória será indicada. Nestes casos, deverá ser avaliada a necessidade de EPIs como o Respirador Semi-facial através da elaboração de programas como o PPRA ou PPR. 

O PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – é o programa responsável por antecipar, identificar e avaliar todos os riscos presentes no ambiente de trabalho. É a partir dessa atividade que serão definidas as Medidas de Controle de Risco a serem aplicadas.

Quando ocorre de no PPRA forem identificados Riscos Respiratórios, como os que mencionamos acima, nasce a necessidade da elaboração de um PPR – Programa de Proteção Respiratória. 

O PPR é uma determinação da NR 15, que especifica os limites de tolerância para as atividades consideradas insalubres. Esses limites são divididos de acordo com o grupo de risco a qual se refere. Como por exemplo: 

  • agentes químicos (encontrados nos anexos XI e XIII);
  • poeiras minerais (anexo XII);
  • agentes biológicos (anexo XIV).

Ou seja, as Medidas de Proteção Respiratória deverão ser tomadas com base nestes dois programas: o PPRA e o PPR. Somente assim você conseguirá discernir a necessidade ou não de equipamentos como o Respirador Semi-facial para os trabalhadores. 

Continue a sua leitura com Quando utilizar os Equipamentos de Proteção Respiratória – EPR?
Registre-se
Notify of
guest
3 Comentários
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.