Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Quando utilizar os Equipamentos de Proteção Respiratória – EPR?

Tempo de Leitura: 3 minutos
proteção respiratória epi epis

Os trabalhadores estão expostos a diversos riscos no dia a dia, principalmente se formos falar das impurezas do ar que respiramos. Diversas vezes já falamos aqui no Blog Pensou Proteção da importância de reconhecer e identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho. Quando falamos em proteção respiratória, não é diferente! Por isso, a importância do PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais para que seja feita a análise do local de trabalho para verificar quais são as medidas de proteção coletiva e individual que devem ser tomadas para garantir a proteção dos colaboradores. No caso da proteção respiratória, também devemos nos preocupar com outro programa, o PPR – Programa de Proteção Respiratória para estabelecer as medidas de segurança, controlar o uso correto do EPR e proteger a saúde dos usuários.

Os EPIs e as medidas de proteção coletiva

Sabemos a importância do EPI, mas você sabia que o equipamento de proteção individual é a última medida de segurança a ser tomada? É isso mesmo! Para a segurança do trabalho efetiva, existem diversas medidas que possam minimizar os riscos no ambiente laboral. O papel de um especialista no assunto, como por exemplo o Técnico ou o Engenheiro em Segurança do Trabalho, é fundamental para a identificação dos problemas a serem resolvidos para que o trabalhador possa exercer as suas atividades profissionais com proteção e segurança. Mas, e o EPI? Os EPIs servem para proteger o usuário, caso, as medidas de segurança não consigam eliminar os riscos ambientais existentes. Assim, torna-se fundamental a utilização do equipamento de proteção individual para realmente proteger os colaboradores e prevenir os acidentes de trabalho.

 

Proteção Respiratória e as doenças ocupacionais

Para a proteção respiratória, não é diferente! Porém, o cuidado deve ser redobrado para minimizar a contaminação do local de trabalho. Existem diversas doenças ocupacionais relacionadas com a falta de proteção dos colaboradores ao exercer tarefas nocivas à saúde e até mesmo insalubres.

Para controlar essas doenças, é preciso conhecer os agentes ambientais. No caso do ar, é difícil identificar, pois muitos desses agentes são invisíveis aos nossos olhos. Porém, é possível e fundamental para a escolha do EPR correto. Algumas atividades que envolvam ambientes como fumos metálicos, poeiras minerais, agrotóxicos, hospitalar, entre outros, são necessárias a adoção do PPR para minimizar os riscos e reduzir as doenças ocupacionais. As doenças ocupacionais são geradas por agentes como:

  • Poeiras
  • Névoas e Neblinas
  • Fumos
  • Gases
  • Vapores

Como escolher o EPR adequado?

Para escolher o equipamento de proteção respiratória é fundamental a elaboração do PPR – Programa de Proteção Respiratória para documentar e orientar as medidas que devem ser tomadas para proteger a saúde dos colaboradores. Ele é obrigatório e a responsabilidade é do empregador, porém, a elaboração deve ser feita por um profissional qualificado. Assim, após a escolha do EPI adequado é preciso fazer o Teste de Vedação em cada trabalhador.

Por que fazer o teste de vedação?

O teste de vedação é importante para verificar se aquele EPR é realmente adequado ao rosto do trabalhador, podendo ser qualitativo ou quantitativo. Sabemos que cada ser humano, tem um tipo de rosto e simetria, por isso, é importante verificar a selagem do EPI no rosto do usuário para certificar-se se o equipamento está realmente protegendo contra as contaminações existentes no ar. É importante também consultar o trabalhador sobre o conforto que aquele equipamento está oferecendo para realizar as atividades profissionais.

 

Treinamento

“A informação é tão importante quanto a prevenção”. Este é um dos lemas do blog Pensou Proteção e da Prometal EPIs. Por isso, afirmamos que o treinamento é tão importante quanto o fornecimento dos EPIs. Explicar o motivo do trabalhador está utilizando o equipamento, orientar sobre a maneira correta da utilização e qual o contaminante que aquele EPR irá proteger nas tarefas diárias é o que fará a diferença para a conscientização do uso. Além de apresentar as medidas de segurança que a empresa estabeleceu para minimizar os riscos ambientais. Assim como, fazer o ensaio de vedação para verificar a eficiência do respirador em cada trabalhador e analisar se aquele EPI é realmente adequado para aquele tipo de rosto.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.