Blog   EPIs   29 de novembro de 2021

Proteção para Face e Olhos: Quais são os EPIs utilizados?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Proteção para Face e Olhos

A Proteção para Face e Olhos é um dos itens mais importantes para a segurança do trabalho. Isso porque há riscos por todos os lados. Mas se você pudesse ver todos os riscos aos quais seus olhos estão expostos antes mesmo de iniciar o trabalho?

E se pudesse saber quando algo de ruim vai prejudicar a sua visão? Seria uma maravilha, não é mesmo? Mas acontece que você pode.

Por meio da segurança do trabalho, nós conseguimos identificar cada um dos riscos, a fim de eliminá-los ou atenuá-los. Com a parte mais sensível exposta do corpo, o cuidado deve ser maior, pois há acidentes que podem ser irreversíveis para o trabalhador.

Muitos ficaram deficientes, cegos ou perderam parte do rosto, por estarem desprotegidos. Conhecer os perigos, as formas de proteção e a adequação do ambiente, torna o trabalho seguro e produtivo.

Anote os males que os cercam em um ambiente de trabalho e tenha uma ótima leitura!

Riscos que os olhos e face estão expostos

Diferentes locais de trabalho irão dispor de diferentes formas de riscos para a saúde dos olhos e do rosto. A proteção para face e olhos também deve levar em consideração não só o ambiente, mas a função desenvolvida pelo profissional.

Até o período do dia em que o profissional está trabalhando, se é de dia ou de noite. As condições climáticas também afetam as escolhas, as formas de prever os riscos. Por isso que o primeiro processo de prevenção e proteção dos olhos e face é a conscientização.

E isso pode se dar por meio do DDS (diálogo diário de segurança) e da análise de risco da tarefa, realizada pelos profissionais responsáveis e observada pelo técnico de segurança. 

Isso para que o trabalhador saiba os riscos a que ele está sujeito naquela atividade, e possa imediatamente criar medidas e soluções de trabalho com autonomia. Assim, tendo um colaborador que preze verdadeiramente por praticar as atividades em segurança.

Não adianta o trabalhador não ler as análises de risco diariamente, se não participa do DDS com sabedoria. Isso deve ser incentivado dentro de uma empresa séria.

Após a conscientização do trabalhador para a proteção dos olhos e face, analisando todas as áreas de forma geral, os perigos mais comuns são as partículas volantes, luminosidade inadequadas, raios ultravioletas e raios infravermelhos.

Esses riscos podem ser atenuados através dos EPIs certos. Vamos ver isso a seguir!

EPIs – Proteção para face e olhos

Conforme: ANSI.Z.87.1:2015 ou alteração posterior, os principais EPIs para a proteção dos olhos e da face, são: 

Óculos Tradicional 

Os óculos de segurança, feito de policarbonato, para proteção para face e olhos contra:

  • Projéteis volantes;
  • Radiações ultravioletas;
  • Radiações infravermelhas;
  • Luminosidade intensa
  • E elementos químicos, que respingam em direção aos nossos olhos.

Óculos de Ampla Visão

Os óculos de ampla visão além de proteção de um óculos tradicional, oferecem um campo de visão maior, para quem necessita dessa característica para o trabalho. 

E quem usa óculos de grau? Bem, os óculos de grau servem para corrigir uma dificuldade visual. Eles não foram projetados para proteger contra partículas, contra respingos e outros perigos. Por isso há duas soluções comuns para quem utiliza este objeto com frequência.

Óculos Sobreposição

Esse óculos oferece a mesma proteção que um óculos tradicional. A diferença é que ele é maior e é usado por cima de um óculos de grau do trabalhador. Mas muitos reclamam de desconforto. Por isso existe esse outro modelo.

Óculos de segurança com Grau

É um óculos de segurança tradicional mas com uma lente com grau adequado para o trabalhador com deficiência visual. O trabalhador pega o laudo com uma oftalmologia e leva o mesmo para empresa, que disponibiliza esse óculos de proteção especial para o trabalhador.

Óculos de soldador/maçariqueiro

Esse é um óculos específico para o processo de solda e corte a maçarico (oxiacetilênico). Com lentes grossas que protegem contra raio ultravioletas e raios infravermelhos. E são bem justos ao rosto.

As cores das lentes dos óculos de proteção

As cores das lentes dos óculos variam de acordo com a necessidade de cada ocasião. 

Os óculos cinzas e outros escuros, servem principalmente para proteção contra raio UV, Infravermelho e iluminação intensa. Quando o trabalhador vai realizar alguma atividade ao ar livre, fica sob o sol.

Em ambiente com baixa luminosidade e para realização de soldagem, não é recomendado o uso de tal óculos, pois o trabalhador irá forçar e cansar a sua visão.

Os óculos amarelos, devem ser utilizados quando a situação for contrária. Quando o ambiente for mais escuro, ou executar uma atividade à noite e o ambiente não estiver iluminado de maneira adequada.

E existem muitas outras tonalidades, que você pode conferir neste nosso artigo aqui.

Máscara de solda 

As máscaras de solda servem para proteger a face contra:

  • Impactos de partículas volantes;
  • Radiação ultravioleta e infravermelha;
  • luminosidade intensa;
  • Respingos proveniente do processo de soldagem.

A máscara deve atender simultaneamente todas as proteções do item B 3 do Anexo I da NR 6.

Caso o processo de soldagem exija a técnica de ponteamento, ou quando o profissional está com as duas mãos ocupadas, as máscaras de solda tradicionais não são recomendadas, pois dificulta a atividade e a produtividade do trabalhador.

Nesses casos, as máscaras de escurecimento automáticos são mais aproveitáveis.

As tonalidades das lentes devem ser adequadas para cada processo de soldagem de acordo com a tensão ou a amperagem do processo.

Trabalhando fora das recomendações pode gerar cansaço visual por utilizar uma lente mais escura que o necessário. Ou irritação por usar uma lente fraca para o processo atual.

A EPS (Especificação do Processo de Soldagem) deve fornecer todas essas informações.

Máscara Solda com Escurecimento Automático

As máscaras de solda com escurecimento automáticos devem ser levadas em conta, mas lembre-se de observar o seu tempo de ativação. Pois algumas máscaras demoram para ativar, geralmente as mais baratas.

Elas prejudicam a visão do soldador, justo no momento do abrir do arco, onde a luminosidade é mais intensa. Máscaras devem ser de alta qualidade e que seja analisada a vida bateria antes da utilização das mesmas.

Protetor Facial- Proteção para face e olhos

O óculos protege exclusivamente os olhos, já o protetor facial protege o rosto por inteiro de:

● Impactos de partículas volantes;

● Radiação infravermelha;

● Luminosidade intensa.

Como as fagulhas de uma lixadeira, de uma furadeira, poeira provenientes de uma atividade. Para utilizar o protetor facial, o uso dos óculos é obrigatório.

Protetor Facial para arco elétrico

Desenvolvido para os eletricistas e diferente do protetor facial tradicional onde a lente é transparente, esse protetor facial para arco elétrico é verde, e sua utilização se dá para a segurança e proteção para face e olhos em locais de alta tensão.

É utilizado onde podem ocorrer arcos de energia, que geram projeções de partículas e luminosidade intensa.

Protetor solar, raios UV.

Principalmente para os soldadores, operadores de soldagem, maçariqueiros, utilizar protetor solar de altíssimo nível é super importante. 

Muitos trabalhadores da área de soldagem reclamam de ver a pele da região do pescoço, do rosto e peito descascando, mesmo usando todos os EPIs necessários.

Por isso recomendamos o uso de um protetor solar adequado que irá proteger contra os raios UVs que agridem a pele. E o armazenamento dos EPIs faz total diferença na sua eficiência.

Armazenamento & limpeza

Na NR6 consta que o trabalhador deve ser instruído como utilizar o EPI. E o cuidado faz parte do guia de utilização. Principalmente os EPI de proteção para face e olhos.

Para preservação de óculos, lavem eles todos os dias com sabão neutro. E guarde de forma que não possam arranhar prejudicando o campo de visão. Pegue-os sempre pelas duas hastes.

Já os protetores faciais e as máscaras de solda, devem ser guardados com a parte frontal, voltada para cima. Para preservação, e para que não acumule poeira.

Além de sempre comprar os produtos na Prometal EPIs, já que oferecemos garantia e qualidade em todos os produtos.

De olho na dica…

Gostou do assunto trabalhado neste artigo?

Então comente a sua opinião, e compartilhe para que mais pessoas saibam que você se importa com a segurança dos trabalhadores.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.