Blog   Segurança do Trabalho   12 de julho de 2019

Otimizando o Gerenciamento do CA – 3 dicas

Tempo de Leitura: 4 minutos

gerenciamento do CA

Você sabia que existem técnicas exclusivas que podem otimizar e simplificar o Gerenciamento do CA na sua empresa? É o que veremos nesta rápida leitura, que tem potencial para melhorar o seu dia a dia no trabalho. 

Confira!

O que é CA?

CA é a sigla para Certificado de Aprovação. Este documento é emitido pelo MTE, que determina um prazo para que o fabricante ou importador comercialize um determinado EPI.

Em caso de descumprimento deste prazo a empresa pode ser penalizada. Isso porque ele é imprescindível para garantir ao trabalhador que o equipamento está em perfeitas condições de uso. 

De acordo com a NR 6, norma regulamentadora que versa sobre a importância do EPIs, todo o Equipamento de Proteção Individual só poderá ser posto à venda com a sinalização do Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho. 

Entendemos que agora você possa estar se perguntando: mas então basta ter CA para estar em dia com a legislação? A resposta é: não. 

Além de possuir o Certificado de Aprovação, como mencionamos anteriormente, este deve ser mantido dentro do prazo de validade – que não é o mesmo prazo de validade do EPI.

Validade do CA x Validade do EPI

Para entendermos melhor esses dois prazos de validade, vamos fazer a seguinte lógica: 

  • O prazo de validade do CA é importante que seja verificado na hora da compra, pois você não pode comprar um EPI com este prazo vencido, mesmo que o equipamento ainda possa ser utilizado.
  • o prazo de validade do EPI deve ser observado após a compra, pois tendo este prazo vencido, o EPI não poderá mais ser utilizado. 

E é por isso que é tão importante que você tenha na sua empresa um excelente Gerenciamento de CA

No entanto, esse gerenciamento não é uma tarefa simples. A maioria dos erros que acabam em processos trabalhistas ocorrem por erro humano. E você não precisa se culpar por isso, todos nós somos suscetíveis a erros e é humanamente impossível acertar sempre.

É para isso que existem ferramentas e técnicas exclusivas sobre Gerenciamento de CA que nós traremos aqui para você, em primeira mão.

Por que melhorar o Gerenciamento de CA?

Não é de hoje que vemos a área da Segurança do Trabalho em busca de soluções tecnológicas e digitais para o melhor cumprimento da NR 6.

Você, leitor que é da área, sabe que uma das principais preocupações neste momento é como ter mais controle dos EPIs. Seja para evitar processos trabalhistas ou perdas, desvios, prazos, vencimentos, entregas…

Ainda mais com a chegada do eSocial, que começa a abranger as empresas de Segurança do Trabalho em julho deste ano, e promete deixar ainda mais rígida a fiscalização.

A boa notícia é que hoje em dia já podemos contar com algumas técnicas para otimizar o Gerenciamento do CA, e são elas que veremos a seguir. 

3 Dicas para Otimizar o Gerenciamento de CA

Existem algumas alternativas que diminuem a incidência de erros durante o Gerenciamento do CA. Aqui iremos trazer a você três opções extremamente importantes e eficientes. 

1) Ficha de EPI

A Ficha de EPI tem como objetivo controlar as entregas dos EPIs para cada trabalhador da sua empresa. É importante que esse processo seja documentado, para garantir o cumprimento da NR 6. 

Nesta Ficha de EPI, que você pode baixar gratuitamente aqui, você insere todos os dados referentes àquele Equipamento de Proteção Individual. Tais como:

  • Data da Entrega;
  • Descrição;
  • Fabricante;
  • Validade do CA (que você poderá consultar depois); 
  • Data da Devolução;
  • Entre outros.

Grátis: baixe agora mesmo a nossa completa Ficha de EPI!

Agora, onde você consegue todos esses dados? Neste caso, depende! 

Se você for cliente da Prometal EPIs, por exemplo, poderá contar com uma ferramenta exclusiva que traz todos esses dados reunidos em um só lugar para você.

É o que veremos no item a seguir.

2) DAFEPI

DAFEPI é a sigla que nós criamos para Documento Auxiliar da Ficha de EPI. Como o próprio nome já diz, este é um documento que o time da Prometal EPIs criou para facilitar o Gerenciamento de CA e consequentemente, de EPIs.

O DAFEPI é totalmente gratuito, e vem anexado à nota fiscal dos produtos que você comprar aqui conosco. Nele você encontrará cada uma das informações necessárias de cada produto para o preenchimento da sua Ficha de EPI. 

Sem precisar ir buscar em outro lugar, sem correr o risco de encontrar informações desencontradas. 

Se você deseja saber mais sobre essa ferramenta exclusiva da Prometal EPIs para otimizar o Gerenciamento do CA da tua empresa, é só ler o nosso artigo aqui

3) Sistemas de EPIs

Outro item importante que pode otimizar o Gerenciamento do CA e dos EPIs da sua empresa, são os Sistemas de Controles de EPIs. Essas ferramentas vêm no intuito de facilitar a vida do empregador e melhorar a segurança do profissional.

Através de um Sistema de qualidade, você garante todo o registro do seu estoque de EPIs online. Além disso, poderá analisar relatórios, históricos e muitos outros dados importantes para o seu controle. 

O Sistema de EPIs veio em substituição à Planilha de Controle de EPIs e com isso pretende automatizar este processo evitando eventuais falhas técnicas que poderiam resultar em problemas para a sua empresa. 

Será como juntar em uma ferramenta só, tanto a Planilha como a Ficha de EPI! Dessa forma, você vai ter todo o Controle de Gerenciamento de CA e de EPIs nas suas mãos. 

O Sistema de EPIs é uma tecnologia ímpar que veio para trazer otimização para o seu dia a dia! Além de possuir uma interface intuitiva e simples de usar, só tende a trazer benefícios. 

Conclusão

Como você viu, manter um gerenciamento do CA eficiente e assertivo na sua empresa traz inúmeras vantagens. E hoje em dia, você pode aproveitar da tecnologia para fazer isso de uma maneira ainda mais ágil e automatizada.

Se você deseja fazer uma experiência sem compromisso em um Sistema de EPIs de qualidade e que seja aprovado pelo controle de qualidade da Prometal EPIs, nós temos um convite.

Faça agora mesmo um teste gratuito, e nos conte o que achou. 🙂

Até o próximo post!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.