Blog   NRs - Normas Regulamentadoras   11 de setembro de 2018

O que é NR 10? – Principais medidas de segurança do trabalho

Tempo de Leitura: 2 minutos

A NR 10 faz parte das medidas de segurança estabelecidas pelo MTE. Compreender as normas regulamentadoras é fundamental para promover a proteção do trabalhador e prevenir os acidentes de trabalho.

Proteger os colaboradores contra o risco elétrico é dever de todo empregador. Assim como, fornecer os EPIs adequados para os trabalhadores exercerem as tarefas durante a jornada de trabalho. Porém, não basta apenas fornecer o EPI, é preciso treinamento adequado e informação.

Por isso, é importante informar ao trabalhador os riscos existentes nos locais de trabalho. Seja você autônomo, empregado ou empregador, entender a NR do seu âmbito profissional é essencial para promover a segurança do trabalho. E para isso, conhecer as NRs é o caminho certo para a prevenção de acidentes.

Produzimos um Infográfico para informar de maneira resumida o objetivo da NR 10. Também listamos os principais EPIs para garantir a segurança em eletricidade.

NR 10 e a Segurança em Eletricidade

O risco elétrico está presente na vida de milhares de trabalhadores. Para garantir a segurança de todos, o Ministério do trabalho criou a NR 10 para estabelecer os requisitos mínimos para segurança e saúde dos trabalhadores. De acordo com o MTE, o objetivo e o campo de aplicação da NR 10 são:

  • 10.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
  • 10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Quer compartilhar informação sobre a proteção dos trabalhadores contra o risco elétrico? Confira este infográfico sobre a NR 10 e os EPIs que garantem a segurança do trabalho!

No blog Pensou Proteção, escrevemos alguns artigos sobre a segurança em eletricidade. Se você quer saber mais sobre este assunto, vamos deixar os posts disponíveis abaixo:

Já viveu alguma experiência com a segurança do trabalho em eletricidade? Compartilhe conosco nos comentários! 🙂

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.