Blog   EPIs   28 de junho de 2019

Máscara Respiratória x Respirador: qual a diferença?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Máscara Respiratória Respirador

Tanto a Máscara Respiratória quanto o Respirador são itens essenciais para a Segurança do Trabalho nas mais diversas áreas. Isso se dá porque as vias aéreas são uma grande porta de entrada para pequenas substâncias que podem ser danosas à nossa saúde. 

Se o colaborador utilizar um equipamento que seja inadequado, ele não estará trabalhando com a proteção que deveria. Ou seja, o trabalhador estará lidando com a exposição direta aos riscos do ambiente onde exerce suas atividades.

Por este motivo, conhecer os produtos destinados a oferecer segurança durante o trabalho é imprescindível. Além do mais, você poderá se sentir tranquilo pois, além de promover o trabalho seguro, a sua empresa também estará segura judicialmente. 

No artigo de hoje, iremos mostrar a você as principais diferenças entre dois produtos tão importantes mas que ainda geram muitas dúvidas por aí: Máscara Respiratória ou Respirador?

Mas antes, vamos entender melhor sobre o tipo de risco que estamos falando aqui. 🙂

Quais são os Riscos Respiratórios?

É classificado como Risco Respiratório toda e qualquer possível alteração nas condições normais do ar que pode ocasionar danos no organismo. A intensidade deste risco será medida pelo nível de concentração do agente químico e o tempo de exposição.

O maior problema do risco respiratório é que, se não houver as medidas protetivas corretas, os agentes contaminados são facilmente inalados pelo trabalhador. Por este motivo, é preciso saber identificar os equipamentos adequados (Respirador, Máscara Respiratória, etc). 

Atualmente, podemos dividir os riscos respiratórios em dois grupos: 

  • Químico: vapores e gases tóxicos;
  • Particulados: névoas, poeiras, fumos, etc. 

A inalação desses contaminantes por longos períodos de tempo pode acarretar em doenças graves, que poderão surgir a longo prazo. Alguns exemplos disso são intoxicações, alergias, problemas pulmonares, entre outras complicações.

Para prevenir esses tipos de situações é que as empresas deverão elaborar programas especiais como o PPRA e o PPR. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é mais comum entre as mais diversas empresas, mas quando há risco respiratório, também será preciso elaborar o Programa de Proteção Respiratória (PPR).

Será a partir disso que, dentre outras medidas de controle de risco, as equipes responsáveis poderão definir quais os equipamentos mais adequados. Promovendo, assim, a segurança e a qualidade de vida dos colaboradores naquele local. 

Aqui na Prometal EPIs, dentre os produtos mais procurados para proteção respiratória certamente estão o Respirador e a Máscara Respiratória. No entanto, percebemos que ainda existe uma grande dúvida ao redor deste assunto, e por isso iremos esclarecer.

Máscara Respiratória x Respirador

Mesmo sendo dois produtos importantes para proteção respiratória, a Máscara Respiratória e o Respirador possuem diferenças importantes entre si. No entanto, não é nada muito difícil e você vai logo entender o porquê. 

A principal diferença entre a Máscara Respiratória e o Respirador é que a máscara não possui um filtro acoplado. Mas sim, um lugar para que seja acoplado um filtro. E veja bem: quando você insere o filtro na máscara respiratória, esta se torna um Respirador. 

Assim sendo, podemos dizer que o Respirador é chamado dessa forma pois, ao contrário da Máscara Respiratória, ele já possui um filtro acoplado. É uma peça única, que já vem pronta.  

Outro ponto importante a destacar é: a Máscara Respiratória é considerada um EPI! Enquanto os filtros, separadamente, não são pois não possuem o Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho. 

O Respirador, este sim, se enquadra perfeitamente na NR 6 que define os Equipamentos de Proteção Individual

Existe outro tipo de Máscara Respiratória, muito conhecida pelos trabalhadores, e que também causa muitas dúvidas. Estamos falando daquela máscara branca, muito utilizada pelos profissionais da saúde. 

máscara de tnt

Essa máscara também não é considerada um EPI! O motivo é muito simples: além de não possuir o CA, ela não oferece proteção ao usuário mas, sim, ao paciente ou alimento que está sendo manipulado. 

Isso se dá porque a máscara estilo cirúrgica protege que fluidos do corpo do usuário não sejam respingados, seja no paciente, seja em um alimento. 

Já o Respirador é um equipamento de proteção que protege o usuário contra a inalação de substâncias tóxicas. No entanto, mesmo entre os respiradores, é bom você ficar atento pois, existem diversos modelos, cada um com suas especificações. 

Vamos ver abaixo cada um deles? 

Tipos de Respirador

Entre os tipos mais comuns de Respiradores que encontramos no mercado, estão os seguintes: 

  • Respirador Facial: cobre o rosto inteiro do usuário, protegendo não só as vias aéreas como também os olhos; 
  • Respirador ¼ Facial: este Respirador não tem proteção para os olhos. No entanto, possui espaço para que seja utilizado um Óculos de Segurança em conjunto com o Respirador;
  • Respirador Semi Facial: este modelo é ainda menor que o anterior, mas nem por isso menos eficiente. Possui espaço para adicionar filtros específicos em caso de necessidade. 
  • Respirador Sem Manutenção (descartável): este modelo é muito parecido com as máscaras cirúrgicas. No entanto, é um EPI, e extremamente eficiente. 

Quanto aos Respiradores Sem Manutenção, ainda podemos encontrar diferentes tipos de filtros. São eles: PFF1, PFF2, PFF3 e Respirador tipo Concha. 

Antes de mais nada, é válido ressaltar que PFF é a sigla para Peças Faciais Filtrantes. Como existem diferentes níveis de proteção, definidos pela NBR 13.698, existem, também, diferentes tipos deste mesmo Respirador. 

O PFF1 foi produzido no intuito de oferecer proteção para o usuário contra partículas provenientes de poeira, neblinas ou névoas.

O PFF2, foi desenvolvido para os trabalhadores que precisam de proteção contra agentes biológicos. 

Já o PFF3, é considerado o modelo mais resistente aos riscos, pois pode ser utilizado até mesmo na defesa contra partículas extremamente tóxicas.

Saiba mais sobre os Respiradores no nosso vídeo do youtube.

O quarto e último modelo é o Respirador tipo Concha. O Respirador tipo concha é uma excelente opção de para a proteção contra névoas e neblinas. Proporciona uma proteção respiratória completa pois possui um ótimo sistema de vedação. 

Esses são os modelos de Respiradores que encontramos no Mercado de EPIs! 

Conclusão

Esperamos que tenha ficado claro pra você as principais diferenças entre o Respirador e a Máscara Respiratória. Lembre-se sempre de consultar um Técnico de Segurança do Trabalho em caso de dúvidas. 

Continue a sua leitura com Os EPIs para proteção respiratória!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.