Blog   EPIs   18 de junho de 2021

Máscara PFF2 – principais dúvidas em tempos de pandemia!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Máscara PFF2

A máscara PFF2 (ou melhor, respirador PFF2) é um EPI utilizado por muitos profissionais que buscam a proteção respiratória para fins muito específicos. Isso porque este equipamento oferece proteção contra fumos, aerossóis e/ou agentes biológicos como o coronavírus. 

Por este motivo, este assunto vem sendo muito discutido há mais de ano devido a pandemia. Porém, percebemos que ainda existem muitas dúvidas a respeito do produto que precisam ser esclarecidas – até porque, vivemos uma nova onda da disseminação do vírus e suas variantes e, portanto, é necessário uma nova atenção. 

Uma das questões que mais causam dúvidas é quanto à máscara N95. Qual a relação dela com a PFF2? Por que muita gente ainda pede pela N95 se a PFF2 é o produto adequado aqui no Brasil? São essas e outras questões que responderemos no artigo de hoje.

Aproveite este material não somente para tirar suas dúvidas, mas também para compartilhar a sua equipe. Lembre-se que a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos, e neste caso, a informação é primordial para a proteção contra o coronavírus. 

Boa leitura!

O que é a Máscara PFF2? 

A máscara PFF2 (ou respirador PFF2, como seria o nome correto) é um Equipamento de Proteção Individual que oferece proteção respiratória contra contaminantes. Dentre estes contaminantes estão os fumos (aerossóis termicamente gerados) e vírus como o Corona.

No entanto, é muito importante ressaltar que existe uma pequena variável neste EPI: existe o PFF2 com válvula e o sem válvula! Para a questão do Coronavírus, ambos os modelos servem para proteger o usuário. No entanto, o recomendado é o sem válvula!

O motivo é simples: quanto à eficiência, os modelos com ou sem válvula têm praticamente a mesma. O que interfere na questão do combate ao vírus é que, se o respirador possuir a válvula, o usuário estará protegido, porém, segue espalhando partículas úmidas e possivelmente contaminadas no ar. 

Isso porque na válvula de exalação não existe nenhum tipo de filtragem no momento de expelir o ar quente e úmido de dentro do interior do respirador. Fazendo com que assim, possa não ajudar no combate à disseminação do vírus. 

O PFF2 deve ser utilizado uma vez que a concentração não seja maior que 10 vezes o limite de tolerância, já que tem eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%. É um dos respiradores mais eficientes que existem, já que o trançado do tecido em que é confeccionado é bem justo, o que não permite a passagem destes contaminantes.

PFF significa Peça Facial Filtrante e, além da PFF2, existem a PFF1 e a PFF3. Destas, somente a PFF1 não possui eficiência contra o coronavírus.   

Outro detalhe importante é que, por se tratar de um equipamento de trabalho, até pouco tempo atrás não existia máscara PFF2 infantil. A recomendação, neste caso, seria utilizar uma máscara cirúrgica descartável e uma máscara de tecido por cima. 

No entanto, devido à pandemia, atualmente já existem as PFF2 infantis. Porém, por se tratar de um produto infantil e não para o trabalho, não será aplicado nele o Certificado de Aprovação, obrigatório para que um produto seja considerado um EPI. 

Por que a PFF2 oferece mais proteção? 

A máscara PFF2 oferece mais proteção do que as máscaras de tecido e a PFF1 porque tem mais capacidade para filtrar ainda mais componentes que podem ser tóxicos para a saúde. 

Nesse sentido, é correto afirmar que a PFF2 oferece mais proteção contra este tipo de risco já que tem uma capacidade de filtragem maior. Devido ao material em que é produzido, o equipamento retém as partículas contaminadas pelo vírus através da ação eletrostática.

Além disso, outro ponto fundamental é o ajuste ao rosto. É preciso que este tipo de equipamento se adeque perfeitamente ao rosto do usuário, diferentemente das máscaras de tecido que estamos acostumados a utilizar no nosso dia a dia. 

No entanto, devido aos diferentes formatos de rosto, cicatrizes, barba ou outros fatores que podem não permitir uma correta vedação, muitas vezes esse ajuste não fica 100% Por isso, é importante verificar se determinado modelo se adequa perfeitamente ao rosto no momento da compra. 

Nos casos onde o usuário não obtém sucesso na colocação de ajuste, ele poderá recorrer aos respiradores emborrachados tipo 1/4 faciais ou semi-faciais. Isso porque geralmente eles atendem bem para esses casos de dificuldade de ajuste e vedação.

É muito importante lembrar que existem dois tipos de PFF2: o modelo com ou sem válvula. Para o coronavírus e suas variantes, o modelo adequado deve ser o sem válvula! Dessa forma, além de estar protegido, evita sair espalhando o vírus por aí.  

E a N95?

O N95 é o respirador similar ao nosso PFF2, que possui eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6% e é referência para a nossa classificação do PFF2. 

Qual a melhor marca de PFF2? 

As diferenças entre uma marca e outra vão aparecer de acordo com a matéria prima do produto. Algumas vezes, alguns produtos mais caros, podem ser produzidos em materiais melhores e que por isso oferecem maior conforto e ajuste no rosto, por exemplo.

Uma dica fundamental para você ter certeza de que está levando o melhor custo benefício é prestar atenção no lugar que você irá comprar o produto. 

Em vez de adquirir a sua máscara em uma loja de material de construção, busque por uma loja especializada em EPIs. Dessa forma, você terá muito mais opções disponíveis, das melhores marcas do mercado, e ainda pegar a opinião de especialistas no assunto.

Além disso, em uma loja de EPIs você tem a oportunidade de garantir melhores custo-benefícios, condições de pagamento, e muito mais.

Principais marcas do mercado

Dentre os fabricantes mais importantes de PFF2 do mercado, temos:

Todas essas marcas você encontra aqui na Prometal EPIs. Veja nossos modelos!

Durabilidade da máscara PFF2 

O melhor para saber a durabilidade da máscara PFF2 é verificar as recomendações do fabricante. Isso porque as marcas podem fazer pequenas variações que interferem na validade do produto. 

Por isso, entenda que você deverá seguir dois pontos importantes nesse quesito: primeiro consultar as recomendações de uso do fabricante; e segundo observar as recomendações da Organização Mundial da Saúde. 

Quanto custa o PFF2? 

A máscara PFF2 é um equipamento considerado bem em conta em comparação com a proteção que oferece. Pode variar entre 2 e 15 reais, a depender do local que você deseja adquirir o equipamento (lembre-se o que explicamos acima).

É muito importante observar preços abusivos e, mais uma vez repetimos, opte por adquirir em uma loja de EPIs especializada para garantir o melhor custo benefício. Dessa forma, você poderá ter certeza de que está fazendo uma boa compra, com o melhor custo-benefício.

Com válvula ou sem válvula?

O modelo ideal de respirador (ou máscara) PFF2 para utilização contra o Coronavírus e suas variantes é o sem válvula. Isso porque dessa forma, além de evitar contrair o vírus, você não corre o risco de sair espalhando ele por aí caso já esteja contaminado.

Então lembre-se: para a proteção do coronavírus, ambos são eficientes! No entanto, um dos modelos evita a disseminação de vírus e bactérias pelo fato de que a válvula não é uma peça filtrante e serve justamente para expelir a umidade. 

Nova onda de coronavírus: devemos utilizar PFF2?

Alguns países da Europa proibiram novamente a utilização de máscaras caseiras, ou máscaras de tecido, para a utilização durante a pandemia. Isso porque eles consideram que elas não sejam eficientes o suficiente para combater a nova onda da disseminação.

Essa questão levantou uma discussão enorme sobre como este fato deveria ser encarado aqui no Brasil. No entanto, a ANVISA alegou que ainda não há indicação da OMS sobre a recomendação da PFF2 ou proibição das máscaras de tecido.

Assim sendo, mantém-se recomendada a utilização de máscaras caseiras para a população em geral, e máscaras PFF2 para profissionais da linha de frente. Por outro lado, a Universidade Federal do Paraná fez uma recomendação interessante. 

De acordo com pesquisas, a utilização de uma máscara descartável por baixo de uma máscara de tecido parece ser mais eficiente para combater a nova onda da pandemia. 

Importante dado final: Alguns aeroportos já exigem a utilização de PFF2 sem válvula e não permitem mais a utilização das máscaras comuns de tecido. Então é sempre bom você já ter a sua em mãos. 

Continue a sua leitura com O que é e para que serve o Óculos de Sobrepor?

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.