Luvas Nitrílicas Azul: Os principais modelos do mercado!

Tempo de Leitura: 6 minutos
Luvas Nitrílicas Azul

As Luvas Nitrílicas da cor Azul são muito procuradas quando o assunto são Luvas de Segurança. De fato, esta é uma excelente matéria prima para muitas profissões e atividades, já que possui muita resistência e são consideradas hipoalergênicas.

No entanto, é claro que não existe só um modelo (se você é leitor frequente do nosso blog já deve ter nos visto falar isso um milhão de vezes). Isso acontece porque geralmente existem diversos tipos de um mesmo EPI, para que assim possam atender uma gama maior de atividades. Ou melhor, uma gama maior de riscos aos quais oferecem proteção.

Com as Luvas Nitrílicas Azul (azuis) não seria diferente. Dentre os principais modelos, estão as Luvas Descartáveis, as Luvas de Malha e as Luvas Nitrílicas Sem Forro. Ficou confuso? Calma, nós iremos explicar direitinho sobre cada uma delas.

E além disso, falaremos também sobre as Luvas de Segurança no geral; quais são os outros tipos de luvas que existem no mercado; a importância da escolha do Tamanho das Luvas e muito mais. No final deste artigo deixamos também um presente para você baixar e nunca mais errar no tamanho das luvas! 

Todas essas informações são importantes para que você compreenda com exatidão tudo que precisa sobre as Luvas Nitrílicas Azul. Bem, chega de enrolação e tenha uma boa leitura! 

O que são as Luvas de Segurança? 

As luvas de segurança são consideradas Equipamentos de Proteção Individual destinadas à proteção dos membros superiores do trabalhador. Mais especificamente, as mãos e punhos.  Por serem consideradas EPI, o Certificado de Aprovação é obrigatório e deve ser consultado no momento da compra. 

Existem diversos modelos de Luvas de Segurança, cada um deles possui proteção para determinados tipos ou grupos de riscos. Dentre eles, estão: 

  • Riscos Físicos ou Mecânicos: Abrasões, cortes, perfurações, choques elétricos e oscilações extremas de temperaturas.
  • Riscos Químicos ou Biológicos: contaminação por Bactérias, fungo, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.

Se você chegar em uma Loja de EPIs e pedir por uma Luva de Segurança, verá que o atendente perguntará qual tipo, pois são realmente muitos os modelos. Por este motivo, é fundamental que você saiba exatamente para quais riscos a Luva deverá oferecer proteção. 

Logo abaixo neste texto iremos exemplificar brevemente sobre cada um dos modelos de Luvas de Segurança. Mas agora, vamos entender melhor sobre as Luvas Nitrílicas Azul, a qual iremos especificar neste artigo. 

Luvas Nitrílicas Azul: principais modelos do mercado

As Luvas Nitrílicas são uma excelente opção para aquelas pessoas que possuem alergia ao Látex, por exemplo, já que é uma borracha sintética e hipoalergênica. Além disso, o Nitrilo é um material de alta resistência e que não tira por completo a sensibilidade dos movimentos do trabalhador. 

Por este motivo, este modelo é tão procurado no mercado. Assim, como dissemos no início deste artigo, existem diversos modelos de Luvas Nitrílicas Azul. Porém, sem sombra de dúvidas os principais são: 

  • Luvas Nitrílicas Azul Descartáveis;
  • Luva de Malha revestida com Nitrila;
  • Luvas Nitrílicas Sem Forro. 

Vamos ver mais sobre cada uma delas.

Luvas Nitrílicas Azul Descartáveis

As Luvas Descartáveis são utilizadas nas mais variadas áreas profissionais: desde a estética até a área da saúde. O que diferencia são os riscos aos quais a luva será exposta. É muito comum vermos profissionais da área da saúde optando pelas Luvas Nitrilicas Azul, em vez das de Látex, por exemplo.

O motivo, como já mencionamos, é o fato de muitas pessoas terem alergia ou sensibilidade ao Látex Natural, fazendo com que a luva nitrílica seja a melhor opção. 

Luvas de Malha revestida com Nitrila

A Luva Nitrílica Azul de Malha é muito recomendada para atividades de precisão com médias e altas agressões. Isso pode incluir, também, a presença de fluidos químicos. É recomendada em setores operacionais para profissionais que lidam manuseando peças ou chapas secas ou oleosas, montagens, manutenção e serviços em geral. 

Assim, indústrias automotivas, indústrias químicas, trabalhos na indústria naval, aeronáutica, transportadoras, entre outros, são os principais utilizadores. 

Luvas Nitrílicas Sem Forro

Indicadas para atividades de níveis considerados leves a médios, as Luvas Nitrílicas Sem Forro protegem o usuário contra produtos químicos, solventes, óleos, gorduras, cáusticos entre outros riscos à saúde do trabalhador. São recomendadas para muitas profissões e atividades profissionais, como, pintores, serviços de limpeza, manuseio ou indústrias de carnes e alimentos, etc. 

O interessante deste modelo é que ela pode ser utilizada sobrepondo outros modelos de luvas como os que possuem resistência térmica ou a cortes, para que assim tenha-se uma proteção impermeável também.

Outros tipos de Luvas de Segurança 

Existem diversos outros modelos de Luvas de Segurança além das Luvas Nitrílicas Azul.

Alguns exemplos, são: 

  • Luva Anticorte: Proteção a produtos secos, sob temperatura ambiente, que possam causar corte nas mãos
  • Luvas de Látex Natural: Grande flexibilidade e boa resistência a muitos ácidos e álcool, são a escolha confortável para proteção contra químico.
  • Luva de Látex Nitrílica: Resistente a saliências e perfurações, abrasões e cortes para uma luva de polímero fino. Ótima proteção contra bases, óleos, muitos solventes, graxas e gordura animal.
  • Luva de Malha: Resistem à riscos de abrasão e contato com farpas de madeiras e outros. Quando são de malha de algodão, proporcionam excelente conforto térmico pois, o algodão tende a absorver o suor das mãos.
  • Luva de PVC: Proporciona boa resistência contra muitos ácidos, cáusticos, bases álcoois e ainda resiste a abrasão.
  • Luva de Vaqueta e Raspa de Couro: São excelente para resistência à abrasão e por ser couro, possui boa resistência nas atividades de solda. Para atividades onde não exija muita maleabilidade, estão entre as favoritas.
  • Luva Descartável: São luvas de uso único com propósitos específicos; podem ser de Vinil, Latex natural, Nitrílicas, Com amido e Sem amido. Bem conhecidas como luvas de procedimento.
  • Luva para Alta Performance: São luvas com características específicas e, normalmente, com finalidades especiais, como: Maior resistência à corte, maior resistência à impacto, maior resistência à perfuração e outros.
  • Luvas para Isolação Elétrica: proteção contra choque e energia elétrica.
  • Luva para Temperatura: Protege contra altas e baixas temperaturas dos diversos tipos de ambientes de trabalho.

Ainda existem outros modelos que não estão nessa lista. Para cada atividade específica, um tipo de proteção deverá ser identificada para proteger o trabalhador contra os riscos . 

Por isso, é tão importante a identificação dos agentes para a escolha dos equipamentos de proteção individual e coletiva, para que seja possível compreender quais as ameaças à saúde e integridade física do trabalhador devemos proteger.

Tamanho das Luvas Nitrílicas Azul 

Sabemos que cada usuário tem um tamanho de mão e identificar o tamanho adequado é fundamental para garantir a segurança no trabalho. Pois, se a luva estiver muito apertada ou até mesmo folgada demais, poderá dificultar o colaborador para as ações da sua jornada, exigindo mais atenção, paciência e força para lidar com a luva incorreta. Além de expor facilmente ao risco em virtude do EPI inadequado.

Os tamanhos variam entre 6, 7, 8, 9, 10 e 11. Listamos alguns pontos para você ficar atento na hora da escolha da luva de segurança correta:

– Não pode ficar “sobrando” nas pontas dos dedos

– Cuide para o EPI não ficar apertado nas mãos do trabalhador.

– Atenção: As luvas esticadas demais podem ser sinônimo de luva curta.

– Tenha a medida da mão do trabalhador para facilitar a escolha.

Veja a circunferência da sua mão em mm e o cumprimento da sua mão em mm. Abaixo confira o tamanho correspondendo da Luva:

Fonte: Volk. 

Pensando em facilitar o seu dia a dia, nós, da Prometal EPIs, desenvolvemos um Medidor de Luvas para você descobrir o tamanho de luva ideal para o trabalho. Para baixar o material, basta clicar aqui!

Continue a sua leitura com Luva Nitrílica: Quando utilizar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima