Luva Descartável

Exibindo todos 13 resultados

As luvas descartáveis são EPIs essenciais no dia a dia dos trabalhadores, sendo utilizada em diversas atividades profissionais. Existem alguns modelos de luva descartável, como:

Aqui na Prometal EPIs você encontra tudo que você precisa em luvas de segurança para garantir a proteção das mãos contra os riscos químicos, físicos e biológicos. Além disso, contamos com uma equipe especializada em EPIs para auxiliar na escolha do Equipamento de Proteção Individual ideal para a sua empresa!

Luvas Descartáveis são Equipamentos de Proteção Individual muito comuns e úteis no nosso dia a dia. Seja para uso profissional ou mesmo situações específicas adversas, são facilmente lembradas como um ótimo equipamento para a proteção das mãos. 

Para a Segurança do Trabalho, este EPI é utilizado nas mais diversas áreas profissionais. Seja para atividades que envolvam serviços de limpeza; estética; indústria química (manipulação de produtos leves); e, principalmente, na área da saúde.

Como você pode ver nesta página, existem diversos modelos de Luvas Descartáveis disponíveis. Isso ocorre justamente para que o produto possa oferecer Segurança a uma gama maior de riscos. Ou seja, cada um dos tipos de luvas descartáveis pode oferecer níveis de proteção diferentes. 

Hoje em dia, você irá perceber que a principal diferença entre os modelos de luvas descartáveis está no seu material de fabricação e espessura. Dessa forma, vemos que o EPI poderá ser produzido em Nitrila, Vinil ou Látex Natural – que é o modelo mais comum entre os três. 

Cada um destes tipos oferece um tipo de proteção diferente pois os materiais possuem características diferentes. Essas especificações devem ser respeitadas para que  usuário esteja de fato protegido. A escolha de um EPI inadequado pode resultar em Acidentes do Trabalho, Doenças Ocupacionais, sem contar os problemas judiciais para a empresa.

Saiba mais sobre as Luvas Descartáveis logo abaixo! 

Luva Descartável: Para que utilizar?

A Luva Descartável deve ser utilizada em três momentos: para proteger o usuário,  para proteger o paciente (ou alimento) ou ambas as situações. Por este motivo, é bastante utilizada em muitas áreas de trabalho, que pode ir desde salões de beleza e estéticas até grandes hospitais e áreas da saúde no geral. 

Profissionais de serviços de limpeza também são potenciais utilizadores deste material pois necessitam da proteção das mãos contra os produtos químicos utilizados. Enfim, este modelo de EPI é muito útil, versátil, econômico e seguro, embora seja de uso único, como o próprio nome já menciona.

As áreas da saúde são um ótimo exemplo onde as Luvas Descartáveis servem para proteger não somente o usuário, como geralmente ocorre com os demais EPIs. Nestes casos, o equipamento serve também para proteger o paciente, que muitas vezes está debilitado e necessita de uma maior segurança. 

Agora, nos serviços de limpeza, estéticas e salões de beleza, nestes casos, a Luva serve para proteger o usuário mesmo, contra produtos químicos entre outros riscos existentes. Vale lembrar que esses riscos deverão ser previamente identificados e avaliados através do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. 

Por último e não menos importante, se tratando das áreas gastronômicas ou ramo alimentício, neste caso as Luvas Descartáveis servem para a proteção de ambos: usuário e objeto a ser manipulado, no caso, o alimento.

Isso porque tanto o alimento precisa de proteção, para que não entre em contato com as mãos do trabalhador que por ventura podem estar contaminadas; quanto o usuário, que necessita de proteção contra algum tipo de risco existente na cozinha (e previsto no PPRA).

Como decidir qual Luva Descartável escolher?

Para decidir qual das Luvas Descartáveis escolher, você precisará levar em consideração uma série de fatores, como: os riscos do ambiente de trabalho, quem irá utilizar o equipamento e para quais atividades ele será destinado a oferecer proteção.

Claro que todas essas coisas deverão partir de um só local: o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Somente através do PPRA, você poderá identificar quais os EPIs (e demais itens de segurança) serão necessários e assim partir para as próximas definições.

Logo, sendo identificada a necessidade das Luvas Descartáveis para a proteção das mãos do trabalhador, será necessário identificar qual modelo entre as luvas descartáveis será o mais adequado. Por exemplo: látex natural, nitrila ou luvas vinílicas descartáveis? 

Cada um destes materiais possui especificações bem específicas que muitas vezes indicam ou contraindicam seu uso e por isso é importante que você os conheça. Nós veremos isso com mais clareza em um tópico logo abaixo. 

Outro ponto importante que você deverá observar é o tamanho das luvas! Que são divididas geralmente entre tamanhos P, M ou G. É fundamental comprar o tamanho adequado pois uma luva muito pequena pode rasgar com facilidade enquanto a luva grande demais pode piorar a habilidade tátil. 

Se você tiver alguma dúvida convidamos a baixar o nosso medidor de luvas de segurança gratuitamente através deste link aqui. 

É sempre válido ressaltar que adquirir um EPI de maneira equivocada pode colocar o trabalhador frente ao risco, podendo ocorrer doenças e acidentes ocupacionais. Além disso, a empresa também ficará sujeita e multas e processos judiciais. Portanto, fique atento! 

Luvas Descartáveis são previstas pela NR 6?

Sim! Por serem consideradas Equipamentos de Proteção Individual, as Luvas Descartáveis estão sim previstas na NR 6, onde correspondem à definição de dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Além disso, as Luvas Descartáveis também possuem o Certificado de Aprovação – CA emitido pelo Ministério do Trabalho. Isso é outro indício de que este equipamento pode ser considerado um EPI e portanto são previstos pela NR 6.

Ter conhecimento deste fato é importante pois, sendo considerado dessa forma, é imprescindível que o equipamento seja fornecido de maneira gratuita pelo empregador. Ou seja, o colaborador deve receber o produto para que possa efetuar as atividades em segurança. 

Veja o que diz o item 6.3, sobre as 03 ocasiões em que a empresa deve fornecer o EPI ao trabalhador: 

6.3: A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

  1. a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  2. b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
  3. c) para atender a situações de emergência.

Modelos de Luvas Descartáveis

Como vimos anteriormente, podemos dividir as Luvas Descartáveis em três grupos, basicamente, que se diferem pela matéria prima em que são fabricadas. São elas:

  1. Luva Descartável de Látex Natural;
  2. Nitrílica; e
  3. Luvas Descartáveis Vinílicas.

A verdade é que quando pensamos em Luva Descartável, a primeira que vem à nossa cabeça são as Luvas de Látex. Por serem mais comuns e possuírem um investimento menor relativamente, talvez são mesmo as luvas mais fáceis de encontrar por aí.

No entanto, nem sempre são as mais recomendadas. Cada um destes modelos possui suas vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração – e jamais o preço deverá ser um fator decisivo neste momento, lembre-se disso. 

Abaixo vamos falar um pouco mais sobre cada um destes modelos. 

Luva Descartável de Látex Natural

As Luvas Descartáveis de Látex Natural são, sem dúvida, o modelo mais comum dentre as luvas de uso único. No entanto, ela possui um problema bem grave para algumas pessoas: por não ser um produto hipoalergênico, muitas pessoas possuem ou desenvolvem sensibilidade, impedindo que o uso seja continuado. 

É o modelo que necessita um investimento menor, oferece bons níveis de elasticidade e não faz com que o trabalhador perca a habilidade tátil, o que é ótimo para a produtividade. É extremamente utilizada e recomendada seja para indústria alimentícia, serviços de limpeza ou outros serviços leves a medianos.

Ainda dentro das Luvas Descartáveis de Látex Natural, você poderá encontrar variações pequenas como a coloração ou com ou sem talco interno. 

Luvas Nitrílicas Descartáveis

Essa é uma ótima opção para quem possui alergia ao Látex Natural, bem como mencionamos acima. Isso porque as Luvas Nitrílicas são hipoalergênicas, não sendo uma ameaça para usuários que possuem a sensibilidade.

Por ser uma borracha sintética, além de ser segura, o Nitrilo é super resistente ao desgaste e por isso pode ser considerado o modelo mais resistente dos três que estamos vendo aqui. Desta forma, oferece proteção inclusive contra alguns produtos corrosivos, coisa que as Luvas de Látex não pode oferecer por exemplo.

Por ter essa característica mais resistente, este também é o modelo que necessita um investimento maior entre os três que estamos vendo aqui. No entanto, lembre-se que o preço não deve ser levado em consideração quando se trata da proteção do trabalhador.

Luvas Vinílicas

Sendo produzidas em Resina Vinílica, as Luvas Descartáveis feitas em Vinil também são uma ótima opção para aquelas pessoas que possuem alergia ao Látex. Feitas em material sintético, esse modelo é ideal para atividades leves e medianas. 

Muito recomendada para salões de beleza e estéticas, indústrias cosméticas e também indústrias alimentícias. Oferece um nível de resistência intermediário entre as anteriores: mais resistente que a de Látex e menos que as Luvas Nitrílicas. 

Também resiste a pequenos cortes e rasgos, por isso é muito utilizada em cozinhas industriais. 

Por que comprar na Prometal EPIs?

Adquirindo as suas Luvas Descartáveis na Prometal EPIs você tem a garantia do melhor preço e das melhores marcas do mercado. Isso porque nós conseguimos oferecer a você vantagens exclusivas de quem é um verdadeiro parceiro de marcas da melhor qualidade.

Além de tudo isso, aqui na nossa loja, você pode contar com uma equipe especializada e pronta para atender você da melhor maneira possível. Se você tiver alguma dúvida sobre EPIs, EPCs e Segurança do Trabalho, nós teremos alguém para orientar você a tomar a melhor decisão. 

Lembre-se que as Luvas Descartáveis são de uso único então jamais devem ser reutilizadas. Passe essas informações aos seus colaboradores para que juntos possamos fazer a Segurança do Trabalho cada vez melhor na sua empresa. 

Aqui na Prometal EPIs, você encontra todos tipos de Luvas Descartáveis que você viu neste artigo, além de outros modelos variados de Luvas de Segurança. Todos eles com as melhores vantagens e opções de negociação. 

Se você tiver alguma dúvida, é só chamar o nosso vendedor aqui no chat do canto direito da tela.

TOP
Prometal EPIs