Blog   EPIs   03 de novembro de 2021

Luva Isolante: Saiba tudo sobre este EPI!

Tempo de Leitura: 6 minutos
Luva Isolante

A luva isolante é um importante EPI para quem é eletricista. Tendo em vista que, é um item muito necessário para evitar choques durante o cotidiano de trabalho.

Apesar da importância da luva isolante, alguns profissionais continuam atuando sem utilizar esse equipamento de proteção individual.

Seja por não conhecer a importância do equipamento ou por achar que é desnecessário por nunca ter sofrido um acidente e ser experiente.

Para garantir sua máxima segurança, nós vamos te explicar tudo sobre este produto. Desde informações sobre os modelos, como escolher e qual a importância do EPI no seu cotidiano de trabalho.

Portanto, continue lendo para ficar bem informado e esclarecer todas as suas dúvidas sobre a luva isolante.

Diferentes modelos de luva isolante: entenda as diferenças

Atualmente, o mercado oferece 4 principais modelos de luva isolante para profissionais que necessitam utilizar esse EPI no dia a dia.

O ideal é que o profissional adquira o modelo que melhor combina com a sua demanda de trabalho, justamente para que possa estar bem protegido em caso de descarga elétrica.

Elencamos as diferenças entre os 4 modelos para que possa identificar qual é o mais adequado para sua rotina, confira a seguir.

1. Luva de borracha

A luva de borracha é a mais comum e conhecida pelos profissionais que atuam com parte elétrica. Esse modelo protege as mãos e os braços em caso de uma descarga.

Para a melhor proteção, existem luvas de borracha que variam de acordo com a tensão entre 2,5 e 40 KV para que o profissional use o EPI adequado para a sua rotina de trabalho especificamente.

2. Luva condutiva

A luva condutiva precisa ser usada em manobras que são realizadas em contatos que estão energizados. Dessa forma, a luva vai conduzir a energia evitando que ocorra algum choque durante o trabalho.

Esse modelo de luva é utilizado para proteger suas mãos e punhos de choques durante o trabalho, evitando acidentes na sua rotina laboral.

3. Luva de cobertura

A luva de cobertura é utilizada sobre a luva de borracha, possibilitando uma maior proteção mecânica ao eletricista.

O uso da luva de cobertura não minimiza a necessidade de usar a luva de borracha! O conjunto é a melhor maneira para evitar acidentes na rotina de trabalho.

Ao utilizar a luva de cobertura é possível minimizar desgastes que podem ocorrer quando se está utilizando luvas de alta tensão. É a luva que está sob a de cobertura que permitirá a proteção contra choques. Portanto, o conjunto de luvas é indispensável em alguns casos.

Afinal, ao utilizar somente a luva indicada para alta tensão ela pode se desgastar com agilidade, ocasionando o risco aumentado de receber algum choque durante o trabalho.

A luva de cobertura, como o próprio nome indica, faz uma cobertura extra para proporcionar melhores resultados na proteção individual.

4 fatores para analisar antes de comprar luva isolante

Agora que já conhece os tipos de luva isolante que são oferecidos no mercado, é importante identificar como comprar as luvas ideais para a sua rotina de trabalho.

Nós elencamos 4 fatores que são importantes para que possamos analisar antes de comprar luva isolante para usar em sua rotina de trabalho.

Mas antes, lembre-se que você deve levar em consideração programas como o PPRA ou PGR antes de escolher o seu modelo.

Confira!

1. Qualidade do fabricante

É indispensável que a compra de sua luva isolante seja realizada da marca de um fabricante que tenha a máxima qualidade.

Uma vez que, a preocupação com os materiais utilizados na confecção da luva é justamente o que fará grande diferença no resultado obtido com o uso do equipamento de proteção.

Luvas de maior qualidade quando são utilizadas no dia a dia, possibilitam longa vida útil e maior conforto.

Tendo em vista que, o material de qualidade é mais fácil de encaixar perfeitamente em suas mãos, proporcionando um uso prático e agradável na rotina de trabalho.

Além disso, ter um fabricante confiável possibilita que o trabalho seja executado de forma mais tranquila, garantindo-se a confiança de que o equipamento de proteção de fato funciona.

Ter uma boa relação com um fabricante confiável é importante também, para que as luvas sejam entregues com agilidade para si mesmo ou para sua equipe.

Possibilitando que todos os equipamentos de proteção sejam fornecidos com qualidade e praticidade para a rotina de trabalho fluir.

2. Garantia das luvas

Outro aspecto importante é observar justamente, se a luva possui algum tipo de garantia contra defeitos de fabricação.

Justamente para possibilitar a substituição caso o produto não funcione como o esperado e esteja oferecendo algum tipo de risco.

Ter um produto de alta qualidade e com garantia, aumenta os benefícios da compra de sua luva isolante. Portanto, sempre se certifique antes de fechar negócio.

3. Liberdade de movimentos

É importante escolher modelos de tamanho adequado para suas luvas isolantes. Tendo em vista que, o material de proteção deve garantir também a liberdade de movimentos.

Uma vez que, a rotina de trabalho de um eletricista demanda um trabalho bastante preciso. E se a luva de proteção está em tamanho inadequado, a precisão fica comprometida.

O ideal é que o profissional adquira luvas adequadas para suas mãos, facilitando a rotina de trabalho e possibilitando que todos os movimentos necessários possam ser feitos com as mãos.

Sem que a luva isolante atrapalhe a performance ou cause um enorme desconforto para o profissional durante o expediente.

4. Resistência

É importante ficar atento à capacidade de resistência da luva isolante, tendo em vista que, cada modelo apresenta uma resistência em relação a tensão que é capaz de suportar.

Por isso mesmo, é útil sempre ter o cuidado de escolher o modelo mais adequado, possibilitando uma maior proteção em relação ao seu cotidiano de trabalho.

Afinal, quem lida com equipamentos energizados e fios de alta tensão diariamente, precisa estar bem protegido para evitar acidentes que podem ser fatais.

Tenha cuidado na conservação da sua luva isolante

No cotidiano de trabalho, é indispensável que o eletricista adote todos os cuidados necessários para a conservação de sua luva isolante.

Com o objetivo de que, seu equipamento de proteção individual seja eficiente no cotidiano, evitando que alguma descarga elétrica possa acometer a sua saúde e causar prejuízos.

Guardar sua luva isolante em local apropriado, que não ultrapassa a temperatura de 35 graus, por exemplo, é um dos cuidados importantes em relação a evitar que seu equipamento de proteção sofra algum dano.

Outro cuidado importante é nunca expor sua luva isolante a produtos abrasivos, que possam causar danos em sua luva.

Afinal, é preciso que a peça esteja com total integridade para que ela cumpra o seu papel como isolante.

A conservação é fundamental para o cotidiano de trabalho, evitando perdas com a aquisição de luvas em grande frequência. Afinal, quando o material é bem conservado no uso é possível prolongar sua vida útil de acordo com a orientação do fabricante.

Descartando a luva isolante somente quando a mesma está fora de validade ou desgastada por excesso de uso. A falta de cuidado na conservação minimiza a vida útil do equipamento de proteção.

Analise frequentemente os EPIs de sua equipe

Quem trabalha com uma equipe maior, além de investir na compra de EPI de qualidade, precisa ter o cuidado de analisar frequentemente qual é a situação dos equipamentos.

Garantindo assim, que o EPI esteja na máxima qualidade, para que o profissional tenha a maior segurança em relação ao uso. Deixar todo o trabalho de conservação nas mãos da equipe e não fiscalizar, aumenta o risco de que os itens estejam em condições ruins e com capacidade de proteção minimizada.

Conscientize sua equipe sobre o uso de luva isolante

Seja qual for o modelo escolhido para o uso no cotidiano de sua empresa, é muito importante que exista um profissional responsável por conscientizar a equipe a respeito do uso de luva isolante.

Todos os profissionais devem trabalhar completamente protegidos, para evitar ao máximo o risco de acidentes que possam incapacitar os profissionais em relação ao cotidiano de trabalho.

Principalmente quando o assunto é relacionado a profissionais que trabalham diretamente com máquinas energizadas ou equipamentos de alta tensão. Afinal, isso acaba ocasionando uma série de riscos e algumas descargas podem ser fatais.

Por isso, cobrar da equipe o uso de luva isolante e fornecer o equipamento de proteção em boas condições de uso são aspectos tão importantes do cotidiano de trabalho.

Visando evitar que os profissionais corram riscos e isso ocasione prejuízos para a empresa. Afinal, um profissional que sofre acidente de trabalho simples ou mais grave, resulta em afastamento e em alguns casos ocasiona processos.

Portanto, vale a pena ter um profissional responsável por orientar sua equipe de eletricistas e ter o máximo de cuidado em relação ao processo de conservação das luvas.

Tendo em vista que, a conservação adequada é tão importante quanto adquirir o material de boa qualidade proveniente de fabricantes de sua confiança.

Como saber se é uma boa luva isolante?

Para que as luvas isolantes sejam realmente eficientes para a segurança e proteção dos trabalhadores, é extremamente importante que tenham passado por todos os testes e validações necessários aqui no Brasil. 

Nisso, incluem-se os ensaios hidrostáticos (responsáveis pelos retestes das luvas) e também as certificações, tanto Certificado de Aprovação (CA) quanto o INMETRO

Havendo a indicação de todas essas aprovações, será possível dizer que a luva está apta a oferecer a proteção esperada. Se você tiver alguma dúvida sobre isso, é só nos perguntar. 

Aqui na Prometal EPIs, todas as luvas de segurança possuem todas as aprovações necessárias para oferecerem a segurança esperada.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.