O eSocial chegou! Por isso, nós te perguntamos: A sua empresa está preparada para esta ferramenta? Como ela vai impactar no dia a dia da sua empresa?
Uma coisa é certa: ela vai transformar a rotinas das organizações, aumentar a fiscalização e consequentemente, promover a conscientização sobre a saúde e segurança do trabalho.
O eSocial tem o objetivo de unificar a entrega de informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais em uma única plataforma. Até 2019, todas as empresas, públicas e privadas, deverão fazer a prestação de contas trabalhistas e fiscais diretamente pelo eSocial.
Seja CLT, estatuários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários ou sem vínculo empregatício. Todos terão suas informações registradas no eSocial. Uma maneira de facilitar a comunicação e aumentar a fiscalização para o preenchimento dos dados das organizações!
É este o assunto que vamos abordar hoje. O impacto do eSocial no mercado de EPIs!
EPIs, Segurança do Trabalho e o eSocial
O eSocial vai exigir informações das empresas, na qual, terá um esforço significativo para se adequar. No caso dos EPIs, a fiscalização vai aumentar, e a conscientização sobre o uso do EPI e a qualidade do equipamento com o CA válido.
Convidamos o nosso Promotor de Vendas, formado no curso de Técnico em Segurança do Trabalho, André, para falar sobre a nova ferramenta que vai entrar, de fato, na rotina das empresas no ano que vem (2019).
A ficha de EPI é um documento importante dentro das empresas. Garante a entrega do EPI aos colaboradores, o registro e o controle da entrega. Pensando nisso, a Prometal EPIs criou a DAFEPI. O Documento Auxiliar da Ficha de EPI tem como objetivo disponibilizar as informações dos EPIs. Saiba mais neste post!
A ferramenta exclusiva da Prometal EPIs, DAFEPI, entrou no mercado para facilitar a vida dos profissionais da segurança do trabalho na hora de preencher os documentos necessários nas empresas e verificar informações como, CA, descrições, etc. Ela vai anexada a nota fiscal da empresa. Sempre que você realizar uma compra de EPIs, a nossa empresa disponibiliza este documento exclusivo para os nossos clientes!
Voltando ao eSocial…
Desde 2018, algumas organizações já estão utilizando o portal do eSocial e enviando as informações necessárias. Mas, qual é o cronograma para as organizações? Você sabe?
Implantação do eSocial
A implantação do eSocial para empresas privadas com faturamento anual até R$ 78 milhões em 2016, simples e MEIs que possuem empregados, entra na última fase a partir de janeiro de 2019. Nesta fase, as empresas deverão enviar os dados de segurança e saúde do trabalhador.
No mês de outubro/2018, foi divulgado o novo cronograma para as empresas se adequares e encaminharem as informações necessárias ao portal. Veja o cronograma, divulgado no site do eSocial:
Portanto, observe que para a entrega dos dados de segurança e saúde do trabalhadores, algumas entidades empresariais, empregador pessoa física, produtor rural. Além disso, simples, MEI, órgãos públicos e organizações internacionais, o prazo foi estendido até 2020 e 2021.
Quais são as informações para entregar?
Certamente, as mudanças vão impactar diretamente na rotina das organizações com tantas atualizações e mudanças nos processos realizados frequentemente. São pelo menos 14 documentos que fazem parte do eSocial.
Veja:
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
Livro de Registro de Empregados (LRE)
Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
Comunicação de Dispensa (CD)
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
Guia da Previdência Social (GPS)
Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)
Como falamos, o eSocial veio para transformar a rotina das organizações. Da mesma forma, também vai facilitar a comunicação e a fiscalização!
Já vivenciou alguma experiência com o eSocial? Tem alguma dúvida? Quer acrescentar mais informações neste post? Compartilhe conosco nos comentários! 🙂
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