Blog   EPIs   01 de novembro de 2018

eSocial e o impacto no mercado de EPIs

Tempo de Leitura: 3 minutos

esocial mercado EPIs

O eSocial chegou! Por isso, nós te perguntamos: A sua empresa está preparada para esta ferramenta? Como ela vai impactar no dia a dia da sua empresa?

Uma coisa é certa: ela vai transformar a rotinas das organizações, aumentar a fiscalização e consequentemente, promover a conscientização sobre a saúde e segurança do trabalho.

O eSocial tem o objetivo de unificar a entrega de informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais em uma única plataforma. Até 2019, todas as empresas, públicas e privadas, deverão fazer a prestação de contas trabalhistas e fiscais diretamente pelo eSocial.

Seja CLT, estatuários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários ou sem vínculo empregatício. Todos terão suas informações registradas no eSocial. Uma maneira de facilitar a comunicação e aumentar a fiscalização para o preenchimento dos dados das organizações!

Mas, o que isto impacta no mercado de EPIs?

Artigo Relacionado: O eSocial será extinto? Entenda este caso!

É este o assunto que vamos abordar hoje. O impacto do eSocial no mercado de EPIs!

EPIs, Segurança do Trabalho e o eSocial

O eSocial vai exigir informações das empresas, na qual, terá um esforço significativo para se adequar. No caso dos EPIs, a fiscalização vai aumentar, e a conscientização sobre o uso do EPI e a qualidade do equipamento com o CA válido.

Convidamos o nosso Promotor de Vendas, formado no curso de Técnico em Segurança do Trabalho, André, para falar sobre a nova ferramenta que vai entrar, de fato, na rotina das empresas no ano que vem (2019).

Confira o programa do canal Pensou Proteção!

A ficha de EPI é um documento importante dentro das empresas. Garante a entrega do EPI aos colaboradores, o registro e o controle da entrega. Pensando nisso, a Prometal EPIs criou a DAFEPI. O Documento Auxiliar da Ficha de EPI tem como objetivo disponibilizar as informações dos EPIs. Saiba mais neste post!

A ferramenta exclusiva da Prometal EPIs, DAFEPI, entrou no mercado para facilitar a vida dos profissionais da segurança do trabalho na hora de preencher os documentos necessários nas empresas e verificar informações como, CA, descrições, etc. Ela vai anexada a nota fiscal da empresa. Sempre que você realizar uma compra de EPIs, a nossa empresa disponibiliza este documento exclusivo para os nossos clientes!

Voltando ao eSocial…

Desde 2018, algumas organizações já estão utilizando o portal do eSocial e enviando as informações necessárias. Mas, qual é o cronograma para as organizações? Você sabe?

Implantação do eSocial

A implantação do eSocial para empresas privadas com faturamento anual até R$ 78 milhões em 2016, simples e MEIs que possuem empregados, entra na última fase a partir de janeiro de 2019. Nesta fase, as empresas deverão enviar os dados de segurança e saúde do trabalhador.

No mês de outubro/2018, foi divulgado o novo cronograma para as empresas se adequares e encaminharem as informações necessárias ao portal. Veja o cronograma, divulgado no site do eSocial:

esocial

Portanto, observe que para a entrega dos dados de segurança e saúde do trabalhadores, algumas entidades empresariais, empregador pessoa física, produtor rural. Além disso, simples, MEI, órgãos públicos e organizações internacionais, o prazo foi estendido até 2020 e 2021.

Quais são as informações para entregar?

Certamente, as mudanças vão impactar diretamente na rotina das organizações com tantas atualizações e mudanças nos processos realizados frequentemente. São pelo menos 14 documentos que fazem parte do eSocial.

Veja:

  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Livro de Registro de Empregados (LRE)
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  • Comunicação de Dispensa (CD)
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
  • Guia da Previdência Social (GPS)
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)

Como falamos, o eSocial veio para transformar a rotina das organizações. Da mesma forma, também vai facilitar a comunicação e a fiscalização!

Já vivenciou alguma experiência com o eSocial? Tem alguma dúvida? Quer acrescentar mais informações neste post? Compartilhe conosco nos comentários! 🙂

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.