Blog   EPIs   05 de abril de 2022

Capacete de Segurança com Jugular: O que é, qual é a função e quando utilizar?

Tempo de Leitura: 6 minutos
Capacete de Segurança com Jugular

O capacete de segurança com jugular é uma peça indispensável para algumas categorias profissionais. Nós vamos te explicar mais detalhadamente quais são as funções desse EPI, quando utilizar e como escolher o capacete correto para seu profissional.

Tendo em vista que o EPI é de extrema importância para que sua equipe esteja melhor resguardada em caso de acidente, é fundamental que todos tenham pleno conhecimento de cada um dos equipamentos.

Garantindo, assim, que os profissionais possam atuar com o máximo conforto e proteção, por contarem com um EPI de qualidade (que você encontra aqui na Prometal EPIs).

Ter um capacete de segurança com jugular evita que a peça fique escorregando na cabeça do colaborador, garantindo maior conforto no uso da peça. Uma vez que, após a colocação do capacete ele estará fixo na posição colocada.

Dessa forma, possibilita que o EPI não incomode durante a rotina de trabalho e garante que o profissional não precise ficar fazendo ajustes quando estiver ventando ou em outros cenários.

Confira a seguir tudo sobre o capacete de segurança com jugular, observando aspectos fundamentais para uma compra assertiva.

O que é capacete de proteção com jugular?

Profissionais da indústria, construção civil e outras áreas precisam utilizar capacete em seu cotidiano de trabalho, com o objetivo de proteger-se da melhor forma possível contra acidentes e impactos.

O capacete de segurança com jugular é uma peça que tem maior fixação, evitando que o capacete saia da cabeça com facilidade por ter o acessório que prende o capacete na jugular do profissional.

Dessa forma, é possível evitar que o capacete caia por algum motivo, ocasionando a exposição do profissional em relação aos riscos de acidentes.

Afinal, ambientes de construção e indústria requerem atenção durante todo o período de trabalho. Uma vez que, qualquer deslize pode ocasionar algum acidente grave e até mesmo fatal.

Utilizando os EPIs necessários na rotina, é possível resguardar o profissional de uma série de riscos, aumentando sua segurança na rotina laboral.

Funcionalidade do capacete de segurança

Qual a função da jugular no capacete?

A principal função da jugular do capacete é justamente aumentar a fixação da peça, evitando que o capacete caia ou seja removido incidentalmente expondo o profissional a riscos.

Dessa forma, é possível manter o capacete de forma confortável e mais fixado na cabeça do profissional. Minimizando o risco de que a peça seja removida em algum movimento e um acidente ocorra sem que o profissional esteja protegido. 

As principais funções da jugular no capacete são:

  • Manter o capacete resistente e bem fixado na cabeça;
  • Aumento significativo da segurança do profissional independentemente de qual seja a atividade executada por ele;
  • Possibilidade de utilizar a fita jugular com conforto, mantendo o capacete bem fixado e conferindo total liberdade de movimento ao profissional.

Portanto, além de ser um item de segurança a adição da fita jugular, permite que o profissional tenha mais conforto e tranquilidade em sua rotina de trabalho.

Uma vez que, esse profissional sabe que poderá se movimentar livremente sem que o capacete fique caindo ou causando incômodos durante o uso, até a produtividade aumentará.

E justamente por ser uma peça que não cai da cabeça o tempo todo, é possível perceber quando o profissional cria o hábito de não usar o capacete ou retirar durante o expediente.

O que possibilita interferência para que os responsáveis cobrem de sua equipe o uso de todos os EPIs, bem como, é possível acompanhar para perceber se os profissionais relatam incômodos com algum modelo específico de EPI, para que a substituição possa ser feita.

Afinal, é fundamental que a equipe trabalhe com o máximo conforto possível, para evitar que os profissionais acabem tendo um comportamento irresponsável ao não usar o EPI necessário.

quando utilizar capacete

Quando usar capacete com jugular?

A realidade é que todos os profissionais que trabalham usando capacete podem se beneficiar ao utilizar capacete de segurança com jugular.

No entanto, existem alguns cenários onde este tipo de EPI é obrigatório, com o objetivo de que o profissional fique realmente protegido.

Como é o caso do trabalhador que lida com fiação elétrica e precisa utilizar capacete, o ideal é que a peça esteja bem fixada em sua cabeça, por isso, o uso de jugular se torna indispensável.

Tendo em vista que, em caso de acidente a peça estará bem fixada na cabeça, evitando que o profissional suba em escadaria para trabalhar tendo a preocupação de manter o capacete no lugar e a necessidade de usar uma das mãos para isso.

Na construção civil, em indústrias e no cotidiano de profissionais que trabalham expostos a condições em que o clima é de muito vento, o capacete com jugular se mostra o modelo mais vantajoso.

Para que serve a carneira (suspensão) do capacete?

O capacete é um EPI de uso obrigatório em segmentos de construção civil, manutenção elétrica e indústrias de vários setores. E “carneira” é a suspensão, aquela parte de borracha que vai dentro do capacete, em contato com a cabeça do usuário.

A carneira é um acessório que integra a composição do capacete de proteção, confeccionado em polietileno. Em alguns casos, a carneira é revestida com espuma para proporcionar maior absorção do suor, facilitando o conforto do colaborador durante o processo de trabalho.

A carneira pode ser simples ou já contar com jugular, visando que o capacete fique bem preso na cabeça do colaborador.

Seja qual for o modelo utilizado pela empresa, o objetivo é que a peça fixe bem na cabeça do colaborador, evitando que a movimentação exponha a equipe a riscos em relação ao uso do capacete de forma inadequada ou até mesmo por não estar de capacete durante algum acidente.

Cuidados na compra de capacete de segurança com jugular

A jugular é um acessório que pode incomodar profissionais que tenham a pele mais sensível, por isso, geralmente é um acessório polêmico, fazendo com que alguns profissionais tenham dificuldade de aderir ao uso do equipamento.

Seja qual for o motivo pelo qual o profissional quer fazer o uso inadequado, é importante que a empresa atue corretamente oferecendo treinamento, EPI de qualidade e cobrando que o profissional faça o uso adequado.

Dessa forma, a empresa e o profissional estarão melhor protegidos em casos de acidentes. Além disso, é importante ter o foco na qualidade do produto.

Um capacete com mais tecnologia, possibilita melhor absorção do suor, menor inconveniente na cabeça e adequação das necessidades de seu colaborador.

Evitando, por exemplo, que a fita fique demasiadamente apertada gerando coceira e outros incômodos. Portanto, o ideal é que o comprador de EPI tenha o devido cuidado ao escolher itens que ofereçam a qualidade realmente necessária para a rotina de trabalho.

Tendo como objetivo que o profissional utilize os EPIs conforme for orientado, evitando dificuldade de uso por ser um acessório desconfortável. Lembre-se de contar sempre com a Prometal EPIs em caso de dúvidas. 

Investir na qualidade é importante para reduzir o custo

Muitas vezes, a compra de EPIs de baixa qualidade é motivada pelo objetivo de economizar. No entanto, isso desencadeia a necessidade de substituição rápida de todos os EPIs de baixa qualidade que se deterioram em pouco tempo de uso.

Portanto, o ideal é que o profissional faça uma análise de custo benefício, identificando a durabilidade que a peça irá oferecer. Tendo como principal objetivo usufruir de uma compra inteligente e que possibilitará de fato, a real economia de curto e longo prazo que é desejada pela empresa.

Além de fazer compras assertivas, o setor de EPI é responsável também por orientar o uso dos equipamentos e efetuar as cobranças necessárias quando os profissionais estão negligenciando o uso.

Tendo em vista que, profissionais que atuam em indústrias, profissionais que trabalham em rede elétrica e profissionais que atuam em construção civil não podem ser negligentes com a própria segurança em nenhum momento.

Uma vez que, esses profissionais estão sob constante risco. O que faz com que seja necessário estar bem protegido, com EPI de qualidade para que em caso de acidente, os problemas sejam minimizados e a vida resguardada.

Aqui na Prometal EPIs, gostamos sempre de dizer que o dinheiro não deve ser fator decisivo para a sua compra. No entanto, encontrar o melhor custo-benefício pode ser muito vantajoso. 

Observe a convenção coletiva e as normas para comprar capacete de segurança com jugular

É muito comum ter dúvidas se o profissional da sua empresa precisa de um capacete comum ou se o ideal é a utilização do capacete de segurança com jugular.

A realidade é que, o modelo com jugular é superior em proteção quando comparado ao comum, por ser uma peça que se fixa melhor na cabeça de seu funcionário.

Possibilitando que ele esteja melhor protegido em todos os cenários. No entanto, a peça não é de uso obrigatório em alguns segmentos, onde o capacete apenas com a carneira é considerado suficiente.

Portanto, vale a pena observar as normas vigentes e também a convenção coletiva da categoria para guiar suas compras e evitar erros.

Especialmente por ser uma área de atuação na qual os erros podem desencadear processos e multas, além de ser um erro que expõe seu profissional a risco desnecessário.

Por isso mesmo, é sempre importante ter o devido cuidado em relação à sua atualização na hora de fazer as compras.

Bem como, dar a devida atenção aos detalhes e evitar a tentativa de economizar sem uma estratégia que junte qualidade e economia.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.