Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Por que utilizar os EPIs em posto de gasolina?

Tempo de Leitura: 3 minutos
epis posto de gasolina trabalhador luva de segurança

O posto de gasolina é um ambiente onde o colaborador exerce diversas atividades ao longo da jornada de trabalho. No post de hoje, vamos explicar os riscos e os tipos de EPIs adequados para as atividades mais comuns encontradas no dia a dia dos postos de combustíveis.

Abastecimento

 

A famosa ”pista” apresenta diversos riscos os quais não podem ser eliminados com nenhuma medida coletiva ou administrativa. Possui risco de respingo nos olhos, manuseio de combustível, o usuário fica sujeito à respirar o vapor orgânico da gasolina e passa toda a sua jornada transitando em local onde pode ter combustível ou óleo no chão.

Como proteger o trabalhador?

 

Proteção das mãos: o frentista pode utilizar creme de proteção ou luvas com revestimento nitrílico.
Proteção do corpo: pode ser usado avental de PVC (policloreto de vinila) impermeável. Evitando assim, respingo de combustível.
Proteção respiratória: no mínimo um respirador descartável com carvão ativado (carvão manipulado para determinadas finalidades de filtragem) próprio para vapores orgânicos.
Proteção dos olhos: óculos incolor já seria o suficiente.
E finalizando nossa lista para o frentista, o calçado de segurança que deve ser com o solado (PU – poliuretano), pois é resistente a óleos e combustíveis.

Lavagem

O trabalhador responsável pela lavagem, permanece lavando os veículos por horas, provocando a exposição à produtos químicos, como misturas e sabões utilizados, além da umidade.

Como proteger o trabalhador? 

Para minimizar os efeitos, é recomendado o uso da luva nitrílica, adequada à mão do usuário, avental ou conjunto impermeável para que não absorva umidade e as botas de PVC para manter os pés secos ao longo das lavagens. Lembrando que muitas vezes o mesmo lavador acaba retornando para o abastecimento e se por acaso ele não estiver seco, depois de sair da lavagem, aumenta-se muito as chances de adoecimento daquele funcionário.

Troca de Óleo

Uma atividade mais precisa e com detalhes em que o trabalhador manuseia diversos produtos e ferramentas, muitas vezes. Nesta atividade, o trabalhador fica exposto à óleos, graxas, combustível, desengraxantes e a própria abrasão de contato com as ferramentas.

Como proteger o trabalhador?

Proteção dos olhos: A troca de óleo é feita, na maioria das vezes, embaixo do veículo. Por isso, proteger os olhos é muito importante. Neste caso, o óculos de segurança ou o protetor facial são indispensáveis.
Proteção respiratória: é recomendada, no mínimo, a utilização de um respirador para vapores orgânicos. Pois, os produtos manuseados, geralmente são de baixa concentração e o respirador descartável consegue proteger o trabalhador.
Proteção para o corpo: para garantir a proteção desses produtos químicos, é recomendado o uso do avental impermeável.
Proteção para os pés: o uso de calçados de segurança são indispensáveis para que o profissional execute sua atividade com tranquilidade. Sem a preocupação de pisar em uma poça de óleo ou combustível e com proteção para durante toda a jornada de trabalho.

Existem outras atividades em postos de gasolina! Todas essas mencionadas acima, são as mais comuns de encontrarmos no dia a dia. O importante é que tanto o empregador quanto o empregado entenda quais os EPIs adequados para as atividades no ambiente de trabalho e faça a utilização dos equipamentos de segurança necessários. No posto onde você trabalha, tem alguma atividade diferente? Conta pra gente para que possamos criar um post especial para você! Envie suas dúvidas ou sugestões para pensouprotecao@prometalepis.com.br

Já viu o post sobre a NR 20 – Líquidos Combustíveis e Inflamáveis? Saiba o que diz esta norma regulamentadora e quais as obrigações dos postos de combustíveis para garantir a segurança do trabalhador.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.