calçados de segurança

A importância dos calçados de segurança durante a jornada de trabalho

Tempo de Leitura: 3 minutos

calçados de segurança

Hoje em dia, existem muitas variedades de calçados de segurança para o dia a dia do trabalhador. Porém, para a proteção a regra segue a mesma: Sem o calçado de segurança, o risco do profissional sofrer acidentes de trabalho aumenta.

Os causadores dos maiores problemas nos setores industriais são os escorregões e os tropeções. Essas lesões acontecem durante o dia de trabalho. Geralmente, quando os EPIs não são fornecidos. Neste caso, é fundamental a utilização do calçado de segurança adequado para o seu ambiente de trabalho. Seja a botina de segurança, a bota, coturno, tênis ou o sapato. Cada EPI vai proteger o trabalhador contra os riscos existentes.

Riscos Ambientais e os calçados de segurança

Exercer as atividades profissionais sem o EPI e com equipamentos inapropriados, aumenta o risco de acidentes e as chances do trabalhador desenvolver alguma lesão no futuro.  Um calçado de segurança de qualidade, ajuda a evitar as dores que surgem com as longas horas de movimentação nas atividades profissionais.

Por isso, é importante estar atento aos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho da empresa. Assim, podemos compreender qual é o tipo de calçado ideal para o trabalhador. Vamos listar alguns riscos que os calçados de segurança podem proteger:

  • Risco Físico
  • Risco Químico
  • Risco Biológico
  • Risco de Acidentes

Calçados de Segurança: Quais são os tipos de EPIs?

Os tipos de calçados de segurança que existem no mercado são:

  • Bota de Segurança
  • Botina de Segurança
  • Coturno de Segurança
  • Sapato de segurança
  • Tênis de segurança

EPIs mais procurados pelas empresas

As botinas de segurança Bracol Bel e Bravo são as mais tradicionais do mercado e exercem papel fundamental na segurança do operário durante a sua jornada de trabalho. Um produto que proporciona a proteção necessária para exercer as atividades, além do conforto e a resistência, capaz de resistir a materiais corrosivos por elementos químicos.

Certamente, você já deve ter visto algum trabalhador utilizando ou já utilizou alguma botina parecida com esta abaixo.

BOTINA BIDENSIDADE ELASTICO BRACOL

Primeiro de tudo, é importante compreender que existem vários modelos de cada botina. Seja a botina de segurança Bel ou Bravo, elas possuem algumas especificações diferentes de cada modelo, como por exemplo: monodensidade, bidensidade, biqueira de composite, biqueira de aço, e uma série de características diferentes nos EPIs. Isto porque, cada equipamento vai proteger o usuário contra um determinado risco. Por exemplo, os  calçados de segurança que protegem contra o risco de choque elétrico.

Você pode dar uma olhada na linha completa de botinas de segurança! A Prometal EPIs é distribuidora Master da Bracol!

Lembrando que o calçado de segurança não é um produto qualquer, trata-se de um EPI que deve ser fiscalizado e aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do CA (Certificado de Aprovação). Proteção para os pés aliado ao conforto no dia a dia do trabalhador. Assim, garantimos a segurança no trabalho e a saúde dos nossos profissionais.

Guia completo de Calçados de Segurança

São tantos modelos no mercado de EPIs, que as vezes, pode confundir você na hora da compra do EPI correto. Afinal, qual é o calçado de segurança ideal para o seu ambiente de trabalho?

Bom, esta resposta concreta, apenas um Técnico em Segurança do Trabalho ou Engenheiro, vai poder te responder. Através do PPRA da sua empresa!

Mas, criamos um guia completo de calçados de segurança para te contar algumas dicas de identificar o EPI correto. 🙂

calçados de segurança

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima