Blog   Segurança do Trabalho   27 de novembro de 2018

Técnico em Segurança do Trabalho: Qual é a função deste profissional?

Tempo de Leitura: 3 minutos

técnico segurança do trabalho

Todo lugar em que o trabalhador está precisa de segurança, certo? Por isso, o profissional responsável por garantir a segurança do trabalho é cada vez mais requisitado.

Responsável pela proteção dos trabalhadores, o Técnico em Segurança do Trabalho também tem o compromisso de conscientizar a prática da segurança do trabalho e do uso dos EPIs adequados. Sabemos que não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Afinal, muitos acidentes poderiam ser evitados. Com informação, conhecimento e conscientização. Como resultado, a prevenção de acidentes! Admiramos esta profissão que diariamente enfrenta novos desafios para promover a saúde e integridade física do trabalhador.

Mas, você sabe quais são as atribuições e tarefas do Técnico em Segurança do Trabalho? Em homenagem ao dia deles, hoje, vamos falar brevemente sobre essa profissão que tanto nos inspira e nos motiva para a nossa maior missão: a proteção do trabalhador!

 

Principais atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho

Com o aumento da fiscalização e também maior conscientização dos empregadores, o Técnico de Segurança do Trabalho é obrigatório em uma equipe empresarial. Entre as atribuições do profissional da segurança do trabalho, podemos citar:

  • Identificação de riscos de acidentes pessoais, materiais e ambientais.
  • Implementação de ações corretivas.
  • Análise de acidentes e doenças de trabalho e recomendação de ações para prevenção.
  • Planejamento e execução de programas de treinamento de segurança.
  • Participação em reuniões e campanhas de prevenção.
  • Orientação de uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)

Para facilitar o dia a dia dos profissionais da segurança do trabalho, a Prometal EPIs desenvolveu a DAFEPI. O Documento Auxiliar da Ficha de EPI é uma ferramenta exclusiva para os clientes da Prometal EPIs. Saiba mais sobre o assunto neste post.

Desafios e avanços para o Técnico de Segurança do Trabalho

O profissional de segurança do trabalho atua principalmente na avaliação e prevenção dos acidentes de trabalho e empresas de distintos setores. Desde a construção civil, grandes indústrias, hospitais até bancos, o Técnico em Segurança do Trabalho possui grande área de atuação e os rendimentos são altos até mesmo no início de carreira.

Dentre os principais desafios da profissionais, citamos 2 que são os mais discutidos e comentados entre profissionais, entidades e pesquisadores. Profissionalização e qualidade da atividade.

Para exercer a profissão, um dos principais desafios do setor é a qualificação e profissionalização dos profissionais. Com cursos com duração de aproximadamente um ano e meio, o Técnico de Segurança do Trabalho precisa ser especializado em escolas certificadas e de qualidade.

Capacidade de observação técnica, ética, administração de conflitos, visão sistêmica, capacidade de comunicação e negociação, trabalho em equipe e atitude proativa são algumas das competências básicas de um técnico em segurança do trabalho.

Atualmente, este é um grande desafio: encontrar as escolas certas e que sejam reconhecidas pela qualidade. Como a profissão é muito requisitada, muitos cursos sem o conteúdo adequado tem aparecido e os profissionais precisam estar atentos.

Além deste desafio, os profissionais precisam estar atentos aos produtos, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que usam e recomendam. Com tantas marcas no mercado, é necessário estar sempre atento a que produtos está utilizando. EPIs certificados de procedência correta e certificada são essenciais para a execução da atividade e segurança do trabalho.

Dia do Técnico em Segurança do Trabalho

Hoje, dia 27 de novembro, é o dia do Engenheiro e Técnico em Segurança do trabalho! Parabéns para você que é técnico, estudante ou apenas um amante da segurança do trabalho. Obrigado por cuidar, zelar e promover a proteção dos trabalhadores. Conte conosco, sempre que precisar, viu? Fique ligado nos conteúdos do blog Pensou Proteção e encaminhe as suas sugestões, dúvidas e opiniões.

E nunca se esqueça: quanto mais conhecimento e informação, mais qualidade e segurança.

ficha de epi

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.