Sapato de Segurança: Onde utilizar? Conheça os principais modelos!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Sapato de Segurança

Os EPIs são fundamentais para a proteção dos trabalhadores na maioria das empresas brasileiras. E assim é com o Sapato de Segurança, que cumpre seu papel atenuando o impacto dos riscos sob os pés do usuário em um dia de trabalho. 

Nesse sentido, é válido ressaltar que os sapatos aos quais nos referimos neste artigo, não são os Calçados de Segurança mas, sim, uma categoria ou um dos tipos de Calçados de Segurança que existem no mercado.

Isso porque dentre os calçados que são considerados EPIs, existe uma lista de variáveis que os diferem e os limitam entre si. Assim, além dos sapatos de segurança, podemos mencionar as Botas, as Botinas, os Tênis e os Coturnos que ao possuírem Certificado de Aprovação, entram para a lista dos Equipamentos de Proteção Individual.

Cada um destes modelos são imprescindíveis para a proteção do trabalhador enquanto desenvolve suas atividades. No entanto, cada um deve ser utilizado em uma situação diferente. Por exemplo, as Botas Brancas de PVC são muito utilizadas em açougues, enquanto as botinas de segurança são muito utilizadas em canteiros de obras.

Além disso, existe mais uma extensa lista de variáveis que irão fazer toda a diferença para a compra do EPI ideal. Bem, se você deseja saber mais sobre os Sapatos de Segurança, bem como os outros tipos de calçados e quais os riscos ou profissões a que são necessários, fique ligado neste artigo! 

Tenha uma boa leitura!

Quais são os Calçados de Segurança

Os variados tipos de Calçados de Segurança existem para atenuar o impacto dos diversos riscos que podem afetar os pés do trabalhador durante suas atividades. Estes riscos podem ser: queda de materiais, cortes, perfurações, tropeços, impactos, choques elétricos, entre outros.

Para cada um destes riscos, haverá um calçado de segurança ideal. Este calçado pode ser desde os Sapatos de Segurança, que estamos vendo neste artigo, até as botas e botinas que são calçados mais robustos.

Fazendo a escolha certa do EPI, você poderá ter certeza de que fez a sua parte para a Segurança do Trabalho naquele momento. Mas lembre-se: não é só um EPI que vai garantir a proteção do corpo inteiro do trabalhador. É necessário um conjunto deles.

Mas como neste artigo estamos dando ênfase aos sapatos de proteção, vamos voltar o assunto para este âmbito. Portanto, continuando, dentre os Calçados de Segurança, existem os seguintes modelos:

  • Tênis de Segurança;
  • Sapato de Segurança;
  • Coturno de Segurança;
  • Botina de Segurança;
  • Bota de Segurança.

A principal diferença entre eles é a altura do cano. Enquanto o tênis de segurança possui o cano bem baixo, as botas de segurança possuem o cano acima do meio da canela, por exemplo, podendo variar pouco para mais ou para menos. 

Ou seja, as diferenças entre eles são gritantes e, por isso, deve-se levar em consideração cada uma delas para uma proteção adequada.Enquanto as botinas possuem o cano na altura do tornozelo, os coturnos de segurança já são um pouco mais robustos e possuem o cano um pouquinho maior .

E o Sapato de Segurança, onde se encaixa? É isso que veremos no tópico a seguir.

Sapato de Segurança: o que é e onde utilizar

Se tratando do Sapato de Segurança, podemos dizer que é aquele modelo onde o cano pode vir a ser ainda mais baixo que as botinas, ou seja, abaixo do tornozelo. Um ótimo exemplo é o Flip da BSB Bracol, que faz o maior sucesso entre os nossos clientes. 

Porém, ainda entre os sapatos de segurança, existem diferentes modelos a serem escolhidos. Como por exemplo:

  • Os modelos “Sapatilha”, que lembram o famoso “crocs” e são calçados extremamente confortáveis, além de oferecerem proteção;
  • Sapato Branco de Couro;
  • Sapato Branco microfibra;
  • Sapatos Impermeáveis;
  • Sapato Preto Usafe;
  • Entre outros.

Além disso, podemos escolher diferentes características muito específicas para aqueles que oferecem esta opção, como: solado bidensidade ou monodensidade; cor do calçado; material em que é feito etc.

Assim, é correto afirmar que os sapatos de segurança oferecem proteção para a redução de dores nos pés e pernas, principalmente para aqueles profissionais que ficam muito tempo em pé; evitam machucados e feridas; fornecem conforto para a produtividade; reduz a chance de escorregões e quedas; melhora a estabilidade do caminhar.

Aqui na Prometal EPIs, nós temos uma linha completa de Sapatos de Segurança com o melhor custo benefício do mercado. E todos eles são muito elogiados e recomendados pelos nossos clientes. 

Cuidados com os seus Sapatos de Segurança

É preciso tomar certos cuidados no que se refere à utilização e ao armazenamento do produto para que o sapato de segurança tenha uma longa vida útil e forneça a proteção necessária por mais tempo.

De acordo com a NR 6, se a empresa disponibilizar armários individuais ou meios de controle desse tipo de equipamento, então os EPIs poderão ser deixados no local. Este é um adendo muito importante para que os colaboradores também façam a sua parte para cumprir com as obrigações.

Na maioria dos casos, os usuários levam para casa e assinam na ficha de EPI, além de outros termos, um que especifica que estão cientes das responsabilidades de bom uso, guarda e conservação daquele EPI.

No entanto, é válido lembrar que, é um dever dos trabalhadores manter os EPIs em ótimo estado de conservação, enquanto é um dever do empregador fornecer e armazenar os produtos na empresa .

E, dessa forma, fica evidente a necessidade de que todos façam a sua parte para que a Segurança do Trabalho seja efetiva no ambiente profissional. Até porque, dependendo do material de fabricação do sapato, más condições de armazenamento podem ocasionar deterioração, reduzindo a vida útil do EPI. 

A fim de colaborar com você, fizemos uma lista de itens que você deverá observar para que o produto seja durável e, assim, econômico e eficiente: 

  1. Verificar o armazenamento do sapato de segurança: não permita que os calçados se mantenham em ambientes úmidos ou de altas temperaturas; 
  2. Em ambientes não favoráveis, não ultrapasse o limite de tempo de exposição; 
  3. A temperatura recomendada para o armazenamento do sapato é abaixo de 30ºC;
  4. A umidade relativa do ar deverá ser abaixo de 70%;
  5. Observe frequentemente as condições do seu estoque de EPIs;
  6. Antes de utilizar o sapato, o trabalhador deverá seguir as instruções de uso. 

Hidrólise: algo que você precisa evitar!

A Hidrólise é como se chama o processo de decomposição ou alteração de uma substância. Se tratando dos Sapatos de Segurança, essa situação ocorre geralmente no solado, quando o mesmo é produzido em Poliuretano (PU).

O que ocorre é que quando os sapatos são expostos durante muito tempo a umidade ou temperaturas extremas, ou até mesmo quando ficam muito tempo armazenados, o PU entra em decomposição. 

É por este motivo, inclusive, que os solados dos sapatos comuns, como os tênis de ginástica que temos em casa, por exemplo, comecem a apresentar rachaduras com o tempo. 

Dessa forma, ocorrendo a decomposição do Poliuretano, o solado do EPI poderá apresentar imperfeições, rachaduras ou até mesmo ficar quebradiço. Assim, perde totalmente seu efeito de proteção e segurança, expondo o trabalhador a diversos tipos de riscos desnecessários e colocando o empregador na situação de comprar um novo.

Portanto, para evitar problemas precoces como a Hidrólise, o cuidado na limpeza e no armazenamento dos EPIs é fundamental. Para isso, observe se a sua equipe está bem informada para que possam seguir as orientações corretas para evitar esse tipo de problema.

Sapato de Segurança? É na Prometal EPIs!

Somente na Prometal EPIs você garante os melhores Sapatos de Segurança do mercado, com excelente custo-benefício e negociações que levam em consideração o seu negócio.

Por isso, se você estiver procurando este ou mais EPIs, chegou ao lugar certo!

Continue a sua leitura com Japona: Conheça os tipos de japonas no mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima