Blog   EPIs   23 de julho de 2021

Qual é a diferença entre a luva nitrílica e a luva de látex?

Tempo de Leitura: 5 minutos
luva nitrílica e a luva de látex

A Luva Nitrílica e a Luva de Látex são dois modelos de luvas descartáveis muito utilizadas para a Segurança do Trabalho em diversas empresas. Possuem características bem diferentes, apesar de serem muito semelhantes fisicamente, e que fazem toda a diferença.

São consideradas Equipamentos de Proteção Individual – EPI, já que além de oferecerem a proteção para diversos tipos de risco, possuem Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério da Economia que indica que o produto pode ser considerado dessa forma.

Como você deve saber, cada EPI possui características muito peculiares que o fazem ser eficiente ou não contra diversos tipos de riscos. Por este motivo, cada diferença mínima entre um equipamento e outro deverá ser levado em consideração.

Utilizar um equipamento de forma errônea pode impactar diretamente na segurança física do trabalhador, colocando-o frente ao risco iminente. Além disso, a empresa fica sob risco judicial de receber alguma multa ou penalidade por ter fornecido o EPI errado.

Por esses motivos, conhecer as diferenças entre os equipamentos de uma mesma linha é tão importante. A Luva Nitrílica e a Luva de Látex são muito comuns e importantes para o mercado, mas será que você saberia diferenciá-las?

É o que veremos no artigo de hoje! Tenha uma boa leitura. 

O que são as Luvas Descartáveis?

As Luvas Descartáveis são equipamentos de proteção individual de uso único, necessárias nas mais variadas áreas profissionais. Possuem entre elas alguns modelos diferentes que permitem que o usuário escolha qual a mais adequada para os riscos que irá encontrar.

São muito recomendadas para profissionais que vão desde a área da saúde, passando pela estética, serviços de limpeza, odontologia, entre outros. São realmente muito versáteis e práticas de serem utilizadas, além de oferecerem a proteção esperada. 

É muito interessante ressaltar que todo EPI serve para proteger o usuário. No entanto, no caso das luvas descartáveis, muitas vezes, protege também o que está sendo manipulado. Seja um paciente, um alimento ou uma peça de arte, por exemplo.

A verdade é que cada equipamento oferece proteções bem específicas, que são determinadas pela resistência em que oferece e/ou material em que é feito. Na área da saúde, por exemplo, as luvas são essenciais para manusear materiais que possam oferecer riscos, sejam para o usuário das luvas quanto para o próprio paciente.

Por outro lado, na área da estética, as luvas protegem apenas o usuário contra o contato direto com produtos químicos que possam afetar sua saúde. Na gastronomia, outro ponto interessante: as luvas protegem o alimento que está sendo manuseado de qualquer sujidade ou contaminação através das mãos. 

Ou seja, luvas como a Luva Nitrílica e a Luva de Látex são muito utilizadas em diversas áreas e para diversas funções. A única diferença será os riscos aos quais o produto será exposto e as necessidades do trabalhador. 

Tipos de Luvas Descartáveis

Existem basicamente três tipos de Luvas Descartáveis hoje no mercado:

  • Luva Nitrílica;
  • Luva de Látex;
  • Luva de Vinil.

Cada uma delas possui características muito específicas que devem ser respeitadas. Muitas vezes, vemos clientes aqui na loja procurando por luvas descartáveis e, quando perguntamos o modelo, a resposta é “qualquer uma”. Isso é muito errado!

Um EPI nunca pode ser “qualquer um”, tendo em vista que oferece proteções muito específicas que devem ser levadas em consideração, mesmo que mínimas. Se qualquer detalhe for deixado de lado, poderá ser um risco que deixará de ter proteção.

Falando um pouquinho de cada uma das luvas descartáveis, vamos começar pela vinílica já que a Luva Nitrílica e a Luva de Látex vão exigir um pouco mais de atenção no tópico seguinte. As Luvas de Vinil são fabricadas em resina vinílica.

Este é um material sintético bem resistente, que torna-se uma excelente opção para aquelas pessoas que possuem alergia ao látex. É geralmente utilizada para aquelas atividades leves a medianas, já que oferece certa resistência a cortes e perfurações. 

Pode ser utilizada tanto em estéticas, salões de beleza, quanto para a indústria alimentícia. Também oferece melhor resistência para a proliferação de bactérias, o que a torna um excelente modelo para a área da saúde.

Se tratando da comparação de resistência entre os três modelos de luvas, este ficaria no meio entre as duas, sendo que a luva de látex seria o modelo menos resistente. Então entre a Luva Nitrílica e a Luva de Látex, qual a diferença?

Vamos ver a seguir! 

Luva Nitrílica e a Luva de Látex

Além da Luva de Vinil, temos também a Luva Nitrílica e a Luva de Látex. Ambos os modelos também são utilizados para praticamente os mesmos fins, porém, possuem características específicas que contam muito no momento da escolha.

Isso porque o material em que são fabricadas é diferente um do outro, fazendo com que ofereçam níveis diferentes de resistência e até mesmo a probabilidade de desenvolver alergias ou sensibilidade.

A Luva de Látex, por exemplo, tem esse tipo de problema. Mesmo sendo a opção mais em conta entre as três, tem o problema da sensibilidade. Muitas pessoas alegam ter alergia ou irritações na pele ao utilizar o látex natural, precisando optar pelas outras versões.

Este é o modelo mais comum das luvas descartáveis. Mais barato, mas também menos resistente entre os três. Pode ser encontrado com ou sem o pó interno. 

Já as Luvas Nitrílicas são o oposto do látex. Além de serem o modelo em que há a necessidade de um investimento maior, são também as mais resistentes a pequenos cortes e perfurações entre as três luvas descartáveis. O que acaba fazendo valer a pena.

Além disso, também são hipoalergênicas, se tornando uma excelente opção para os trabalhadores que possuam sensibilidade à borracha natural. Isso se dá pelo fato deste tipo de luva ser produzida em borracha sintética, o nitrilo, que não oferece riscos à saúde.

Este é o modelo considerado mais resistente ao desgaste entre as três luvas que vimos. Pode oferecer proteção, inclusive, contra produtos corrosivos, coisa que a luva de látex não oferece.

Como escolher o EPI correto?

Para escolher os EPIs adequados para cada situação, é preciso levar em consideração primeiramente o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) ou o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que entrará em vigor ainda este ano).

Estes programas têm como objetivo principal desenvolver uma análise minuciosa do ambiente de trabalho e das atividades que serão desenvolvidas. A ideia é identificar cada um dos riscos que deverão ser eliminados ou atenuados pelas medidas de controle de risco.

Dentre essas medidas, está a utilização  de EPIs, como as luvas descartáveis, sejam de vinil, luva nitrílica e a luva de látex. Assim, sendo constatada a necessidade deste tipo de equipamento, o mesmo passa a ser de uso obrigatório pelo usuário. 

Quem deve fornecer o EPI é o empregador, e deve fazer isso gratuitamente para cada um dos trabalhadores da empresa. Já os colaboradores, têm como responsabilidade fazer o uso correto das luvas e demais EPIs durante a atividade, avisando qualquer problema com o produto. 

Precisando de Luva Nitrílica ou Luva de Látex?

Conte com a Prometal EPIs! Somente aqui você encontra a Luva Nitrílica e a Luva de Látex com o melhor custo benefício do mercado. Entre em contato!

Continue a sua leitura com PGR x PPRA: Tudo que você precisa saber!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.